4
comentários

31.1.11

FC Porto - benfica: 3º Round




















Está a chegar o 3º round da temporada, no Dragão e a contar para a 1ª mão da meia-final da Taça de Portugal, quarta-feira é o dia.

Teremos tempo para fazer a antevisão, hoje ainda andará tudo à "nora" com o fecho do mercado, por enquanto recordemos apenas as imagens dos 2 primeiros confrontos.

Para já vamos em 7-0...

SUPERTAÇA 1ª PARTE


SUPERTAÇA 2ª PARTE



5-0

4
comentários

30.1.11

Gil Vicente 2-2 FC Porto: Uma desgraça ao cair do pano


O dia estava a correr bem, o convívio e o repasto antes do jogo foram inesquecíveis, o jogo (para as expectativas que tinha) estava a ser interessante o quanto baste...até que nos descontos Rafa se lesiona gravemente.

Em poucos segundos se percebeu que a época acabara para Rafa, todo o plantel e todo o estádio sentiram o momento com força, foi marcante ver os jogadores adversários e os seus adeptos aplaudir Rafa e este (certamente no seu pior pesadelo e pior momento da carreira) teve força para retribuir os aplausos.

Tenho sido um crítico forte do jogador Rafa, que para mim não tem demonstrado categoria para ser titular do FC Porto, hoje nada disso interessa mais. Rafa sofreu um grave infortúnio que ninguém merece, desejo sinceramente que recupere o melhor e o mais rapidamente possível, do clube e dos adeptos terá todo o apoio que merece e que estiver ao nosso alcance.

O clube vê-se assim sem as suas 2 opções principais para a posição de lateral-esquerdo, a um dia do encerramento do mercado, no meio de tanto azar pode ser que esse dia que resta...possa ajudar a remediar algo.


O Jogo

Para mim a competição em si já não tinha qualquer interesse, o apuramento era uma questão de milagres que nem sequer valia a pena sacrificar muitos riscos para esperar por eles, eu apenas fui assistir ao desempenho daqueles que poucas vezes vejo jogar.

Reservas em campo, falta de rotinas, uns jogadores mais despertos do que outros...o esperado. Do lado contrário estava uma das melhores formações do 2º escalão, a jogar com o seu onze mais forte e carregados de ambição, tratava-se de uma oportunidade de oiro para os anfitriões. Era um dia muito especial para os da casa e isso sentiu-se durante toda a partida.

Estádio com uma moldura interessante (esperava mais gente), mas com bom ambiente, gostei de ver uma claque a puxar pelos anfitriões.

Do lado do FC Porto muitos erros defensivos acumulados ao longo de toda a partida, que acabaram por nos impedir de coleccionar mais uma vitória, mesmo assim foi um jogo interessante de seguir.

A combatividade e vontade de aparecer dos gilistas fizeram com que o jogo tivesse períodos muito vivos e de grande emoção até. Aquele início de segunda parte é o exemplo perfeito disso mesmo.

2-2 é o resultado que fica para a história. Rúben Micael e Rafa marcaram os golos azuis, com assistências de Guarín, a competição acabou e ficamos sem uma opção no plantel.


 Up and Down



Rafa - Pelo golo e pela disponibilidade ofensiva que foi conseguindo dar, mas acima de tudo pela força invulgar de conseguir retribuir aplausos a quem (mesmo que por breves momentos) sentiu a dor do momento, que recupere o mais rapidamente para poder fazer o que mais gosta.


Guarín - 2 assistências e uma exibição positiva, no meio de uma equipa de reservas sem rotinas, com alguns a "dormir" pelo meio. Foi dos mais esclarecidos em campo.



André Villas-Boas - Critiquei-o pelas mesmas razões no jogo com o Beira-Mar, depois do que aconteceu ante o Nacional não fazia sentido algum arriscar colocar peças fundamentais para a equipa em campo, hoje depois de colocar um onze de reservas decidiu arriscar colocar Hulk, João Moutinho e Rafa em campo. A época acabou para Rafa, se acontecesse o mesmo a Moutinho ou a Hulk, cairia o Carmo e a Trindade...e com razão.

Reservas pouco ambiciosas - Mais uma vez vimos alguns jogadores desperdiçarem oportunidades. Walter, Cristian Rodríguez, Rúben Micael e companhia...não é assim que chegam lá! À equipa titular.




Nota final para o encerramento do mercado no dia de amanhã. Depois de tanto bater na tecla do avançado, ele ainda não chegou, há quem garanta que ele aterra amanhã...eu acho que é um erro colossal se ele não chegar.
Com a ausência de Rafa cria-se uma outra situação de alarme no plantel. Penso que se exige um raide de urgência e inteligente para colmatar a lacuna do lado esquerdo da defesa.
1 comentários

29.1.11

Gil Vicente - FC Porto, hoje às 20:15h (SIC)











Jogo que a mim pouco me diz em termos de competição, mas que tem aliciantes, desde logo um regresso a Barcelos alguns anos depois da última visita.

Oportunidade para se observar as reservas da equipa, com bilhetes a 10€, o que mesmo com sinal aberto na TV...deve preencher bem as bancadas.

Vou a Barcelos e além de saber que vou comer bem, espero assistir a um encontro interessante, enquanto revivo as memórias das idas àquela cidade noutros tempos. Ao futebol e ao hóquei...

Equipa avançada pelo jogo (mesmo que dizer o 11 OFICIAL):

Beto; Fucile, Otamendi, Maicon, Rafa; Souza, Guarín, Ruben Micael; Cristian Rodríguez, Walter, Mariano

Quem ficar em casa pode seguir pela SIC, com os comentários garantidos de um qualquer anti-portista, boa sorte!


Depois de Lucho, que esteve em Aveiro ao lado de Pinto da Costa, ontem foi a vez de Raul Meireles matar saudades. O médio, actualmente ao serviço do Liverpool, aproveitou a folga concedida por Kenny Dalglish para dar um salto ao Olival. Meireles chegou cedo, passou pelo balneário, onde conversou com a maioria dos ex-companheiros e ainda assistiu a parte do treino.
in ojogo





Os Bêbados e as suas histórias

0
comentários

Rui Alves fala dos incidentes da Luz

Presidente do Nacional da Madeira


«Quando se trata do Benfica sabemos que tudo aquilo que dissermos 90 por cento da comunicação social vai estar com um olhar diferente e portanto isso serviria só para nos colocar numa situação de desvantagem sobre aquilo que pode acontecer» 

«Acho que mais do que aquilo que as palavras podem referir, as imagens televisivas são claras relativamente aos acontecimentos e competirá à comissão disciplinar da Liga, no âmbito da neutralidade que deve presidir às suas funções, analisa-las e em função das mesmas tomar a decisão que se impõe e a mais justa.»


1 comentários

27.1.11

FC Porto 3-0 Nacional : Porto de luxo


O FC Porto entrou a matar, 3 minutos e Hulk marca o seu 1º golo de cabeça em Portugal, assistido na perfeição por Belluschi.
A partir daqui toda a gente assistiu à partida de forma mais confiante e tranquila, a equipa continuou a "carregar" e o 2º que se esperava chegou pouco depois da meia-hora, excelente jogada...que Hulk finalizou de forma irrepreensível.
Ao minuto 44 o momento sublime da noite, capaz de figurar nas campanhas de promoção ao futebol, Varela-Rafa-Varela-Calcanhar de Hulk desmarca James que  parecendo um jogador de "consola" faz um chapéu perfeito. Lindo.

Acaba a primeira parte, resultado gordo, infelizmente parte do brilho ficou-se por aí.

A segunda parte foi sendo cada vez mais lentamente ritmada, o Nacional sem conseguir emergir, o Porto a gerir o tempo e esforço. Mesmo assim oportunidades foram surgindo, que golo fenomenal seria aquela cabeçada de Hulk que tirou tinta à trave, a mesma trave que impediu um golo a João Moutinho.
Cristian Rodríguez anda com azar, depois de falhar por pouco um grande golo na última aparição, desta feita marca um golo limpo que o árbitro anula...

Exibição condizente com o resultado. 11 pontos de distância. Confiança, Atitude, Qualidade, Ambição.

Varela voltou a repetir a titularidade e mostrou-se uma vez mais muito abaixo do que pode fazer. Mais uma vez foi substituído muito tardiamente. Não sei que mal fez Walter a Deus, mas até dá pena não o ver a ser mais utilizado, algo que fez por merecer!!
Com um James tão forte, Varela que tome cuidado, pois quando Falcao regressar...

Estou curiosíssimo para ver as movimentações de mercado que serão anunciadas no Dragão. Há rumores que soam bem ao ouvido...a ver vamos.

Péssima assistência. Não há como fugir a isto. Sei que muitos ficaram em casa por causa do sinal aberto, outros não tinham luta a dar ao horário da partida, mas é uma situação que mais uma vez pede reflexão. Exige-se mais, de todos.

Agora sim, já se pode falar também nas meias-finais da Taça, vamos à festa...

Abraço!



0
comentários

26.1.11

FC Porto - Nacional, hoje às 19:45h




Não fiques em casa!
1 comentários

25.1.11

Está alta a temperatura...


André Villas-Boas teve mais uma conferência de imprensa de grande nível, não um monólogo atente-se, onde disparou em todas as direcções certas. Destaco estas:

"Parece-me claro, não é novo, é cultural que o Benfica seja beneficiado. O F.C. Porto agradece porque nos faz chegar ao sucesso. É apenas uma constatação"

"É um assunto que diz respeito ao Conselho Disciplinar da Liga, mas cada um é responsável pelos seus actos. Mas foi notória uma discrepância de comentários comparativamente ao que aconteceu quando fui expulso em Guimarães e em Alvalade. Disseram que eu era um miúdo que não reagia à pressão, que não me sabia comportar mas, pelos vistos, o graúdo faz figuras piores. Daí noto que tenha havido uma discrepância nos comentários que foram feitos."

 O mercado está a ferver e a entrar na recta final, a temperatura sobe, no que ao FC Porto diz respeito parece que pode haver quem entre e quem saia.
Será que a novela Kléber II chega mesmo ao fim já em Janeiro? E quem poderá estar de saída? Mais negócios com o Braga na calha? Rumores há muitos...e intensificam-se por estes dias...esperam-se novidades em breve.

Hoje é dia de reunião do Conselho de Disciplina da Liga, paira no ar que possa acontecer o escândalo de não haver processo de inquérito à vergonha a que se assistiu no centro do relvado da luz, aguardemos para depois analisar isso e as reacções. 

Hoje também é dia de convocatória da Selecção Brasileira, Hulk é dado como "certo" no Brasil, que tem sido inexplicavelmente injustiçado pela sua pátria nos últimos tempos. Todos sabemos o quanto isso pode animar ainda mais Hulk. 

O "esfregona" como carinhosamente lhe chamo, parece que vai para o Chelsea, a meu ver é uma péssima aquisição do Chelsea mas o tempo dirá se tenho ou não razão. 
Não posso deixar de me rir com o clube que supostamente ainda acredita em títulos esta temporada, que a propaganda diz estar pujante financeiramente (quando todos sabemos que não), vende um dos jogadores que prometeram não vender em Janeiro (por metade do valor da cláusula).
2
comentários

23.1.11

Ukra, Cristian Rodríguez e Fernanda: 3 em 1


















Tinha 2 posts meio cozinhados, que entretanto não acabei a tempo e aproveito para os resumir e publicar hoje, dia em que também abordo algo que pouco nos deveria dizer mas que é "sensível" no Dragão.

Santa Casa da Misericórdia de Braga e a alergia ao 611

Já se antevia a saída de Ukra, face aos recentes acontecimentos e declarações em seu torno e ao desfecho da situação do seu "maninho" Castro, outro produto da formação que foi preterido e emprestado.
São 2 casos que nos intrigam e desanimam (uns mais do que outros). 
Produtos da formação, jovens Internacionais, com boas provas dadas por exemplo nas Selecções e em Olhão na temporada passada...foi-lhes concedido um lugar no plantel e com um novo treinador muitos acreditaram que teriam a sua oportunidade e anteviam um futuro risonho aos 2 no clube.
A Castro incrivelmente foram-lhe concedidas muito poucas oportunidades, exactamente 105 minutos, divididos em 6 jogos oficiais em que entrou como suplente. Dá uma média de 17 minutos e meio por aparição, sempre na condição de suplente e em jogos menores, isto não é dar uma oportunidade a um jogador. Jogador que é da formação, Portista e Portuense e que transporta a mística no sangue, jogador raçudo e aplicado, daqueles que ninguém vê e julgo que não verá nunca ser colocado em causa o potencial, a dedicação e o profissionalismo. Para servir de comparação o Souza (sim, o Souza!!!) mereceu até ao momento 539 minutos em jogos oficiais, tendo entrado em 4 partidas na condição de titular, acho que isto diz muito ou por outro lado...diz tudo. 

Chegamos ao Ukra, extremo a quem também lhe é reconhecido um enorme potencial, formado na casa e que parece ter tido o azar de não ter passaporte Argentino. 
Dá a sensação que Ukra teve muito mais espaço do que Castro, não se iludam muito, aparecer mais vezes nos convocados não lhe serviu para muito mais do que dormir mais umas noites fora de casa talvez.
Apesar disso tem quase o dobro da utilização de Castro, exactamente 187 minutos, distribuídos por 7 jogos oficiais, o que dá uma média de 26 minutos e meio por utilização. Ukra foi utilizado 2 vezes a titular, mas tenhamos em conta que...numa delas saiu aos 5 minutos de jogo...e a outra foi em Moreira de Cónegos...onde toda a equipa se apresentou a baixo nível (desmoralizados pelo adversário e competição) e aí Ukra pouco mais de metade do tempo de jogo teve direito. Olhando para isto como é possível sentir confiança e como é possível conseguir mostrar serviço? Torna-se muito complicado para alguém que não seja um super-herói espontâneo.
Ficamos com um jogador que tem uma empatia do género "mantorras" com parte dos adeptos mas uma relação mais complicada com a modalidade e a bola, que esteve no estaleiro meio ano e que salvo algum milagre irá sair do clube no final da época. É preferível tê-lo do que ficar e dar confiança a um produto talentoso das nossas escolas? Parece que sim.

Cheguemos a Braga. Qual Santa Casa da Misericórdia, o FC Porto não se cansa de ajudar o Braga, o ano passado até os reforçamos gratuitamente em Janeiro para ficarem à nossa frente no fim da época!
Estou farto destas oferendas, das quais não vejo nada de palpável em troca, temos saído bem a perder desta "relação" entre transferências.
O Braga, à excepção de um empréstimo de um "acabado" Madrid, vendeu-nos ou quis vender-nos sempre a preços exorbitantes os jogadores em que tínhamos interesse. Podemos começar pelo interesse no Madrid quando este ainda dava nas vistas (lembram-se dos valores pedidos?) ou acabar na contratação milionária de um avançado que tinha como registo um hat-trick num jogo de sub-21 e que nem no Braga jogava muito. Esse avançado anda por aí emprestado, coleccionando lesões e auferindo com certeza mais um belo salário, dificilmente o veremos de azul e branco novamente.
E depois, decide-se emprestar, ao Braga...por ano e meio? Isto é dizer o quê ao jogador, adeptos e Braga? Que para aqui já não conta muito...é o que salta logo à vista.
O mesmo Salvador, a quem elogio a gestão do seu clube, que é dado como Portista e aliado...é também parceiro dos inimigos quando lhe dá jeito. No mundo do futebol e nas empreitadas. Os negócios com o Luis Filipe lá de baixo estão bem denunciados publicamente. Não me agrada nada. Nem o clube de Braga, nem as oferendas das quais não retiramos nada de valor, nada de palpável.

Com tudo isto fica ainda mais clara a aposta na formação e no 611 (estará já na gaveta?). 


Cristian Rodríguez


Cristian Rodríguez é um caso muito especial no plantel do FC Porto.

Fui contra a sua contratação, não por não lhe reconhecer a qualidade e potencial, mas por achar que os valores a pagar pela transferência e pelo ordenado eram um exagero a evitar e que poderia trazer consequências negativas. Essas consequências sentiram-se desde logo no balneário, com os principais jogadores do plantel a invejarem e exigirem os valores oferecidos ao então novo reforço "bomba", algo que seria previsível.

No entanto a direcção não olhou a números nesta batalha que travou com o eterno rival, o jogador é um internacional de qualidade e criou desde logo grandes laços de empatia com a massa adepta do FC Porto, que ainda se mantém apesar de tudo. A direcção esperava de facto muito deste investimento, além da ferida aberta no inimigo, só que o risco também era elevado à partida.















Este é o percurso de Cristian no FC Porto, como é fácil de constatar tem vindo numa curva descendente, foi decisivo e importante em 2008/09 onde nos sagramos Tetracampeões e fomos aos quartos de final da Champions, contabilizou 3097 minutos em 41 jogos (38 como titular) e nessa temporada apontou 7 golos (6 na Liga e 1 na Champions).

Em 2009/2010 contabiliza praticamente metade dos minutos da época anterior, participou em 26 jogos (apenas 16 na condição de titular), apesar de ter sido o titularíssimo por exemplo durante a campanha da Champions. Este foi um péssimo ano para Rodríguez. Um acumular de lesões foram-no retirando da equipa e retirando-lhe também muita confiança e estabilidade emocional, entretanto a sua ausência foi aproveitada por exemplo por Varela que foi conquistando o seu espaço na equipa, o ano acabaria ainda com a ausência do Mundial por um "estúpido" castigo. Mundial em que o Uruguai fez história e onde ele teria sido carta importante e tanto ele como o próprio FC Porto ainda hoje devem lamentar essa ausência...de forma acentuada.

A partir daqui ficamos todos sem perceber muito bem qual o espaço de Rodriguez na equipa, qual a sua resposta perante o cenário actual e a postura também do clube, perante o mesmo.
Rodríguez ficou, perdeu a condição de titular à partida, mas manteve o seu espaço e foi-lhe dada a titularidade na Liga Europa como sinal de confiança e oportunidade para ressurgir. É aí que conta grande parte dos minutos somados esta temporada, já que na Liga Zon os números são pobres, uma única presença como titular em menos de 200 minutos de competição na prova mais importante para o clube.
As lesões sucedem-se. O episódio da expulsão na Liga Europa foi uma imagem clara de que o jogador está longe de se sentir bem, o clube tem de gerir tudo com pinças, pois é um caso complicado de gerir.

Rodríguez tem 25 anos, é novo, é um Internacional de categoria. Tem experiência, é raçudo e mantém uma clara empatia com a massa adepta.
É demasiado óbvio que o clube tentou colocá-lo no mercado, a coisa não correu bem, pois agora eu acho que um erro crasso seria "oferecer" ou despachar "à pressa" um jogador que nos custou os "olhos da cara" e que tem de ser "reabilitado".
Na minha opinião a opção passa por uma reabilitação total e plena do jogador no FC Porto, sem pressa dê-se toda a confiança ao jogador e as condições para recuperar plenamente dos problemas que o têm afectado.

Rodríguez poderá voltar a ser um reforço importante para a equipa!!!


Fernanda Menezes

Não esperava falar desta menina aqui e espero sinceramente não ter de voltar a falar. Mas uma vez mais tem-me incomodado a presença cada vez mais notória desta nova conquista na vida do clube, hoje vi-a sentada com o filho (suponho) ao colo na cadeira atrás de Pinto da Costa em plena tribuna presidencial.
Pinto da Costa que faça o que quiser da sua vida privada, em relação à sua agitada vida amorosa, infelizmente as misturas que fez entre as relações e o clube trouxeram-nos problemas graves e profundos. Ao que sei Pinto da Costa ainda não se divorciou da senhora Filomena, que anteriormente se havia aliado também a Vieira e que no casamento de regresso entrou directamente no nosso clube para uma posição de prestígio, eu sei que é um tema sensível para muitos e que é tabú para muitos mais "chamar a atenção" do Presidente. A mim incomoda-me, simplesmente porque já fui obrigado a sofrer por erros passados, no mínimo exigia-se cautela e separação de águas. Tenho dito.

Um grande abraço a todos.
5
comentários

22.1.11

Beira-Mar 0-1 FC Porto: Vitória que merece reflexão

















Eu já muito tinha escrito sobre este jogo, avizinhava-se um confronto difícil, mais difícil do que a grosso modo ouvia os Portistas a prevê-lo.

Ganhámos, era o que interessava e isso foi conseguido, muitos ficarão por aí e desprezam e esquecem o resto rapidamente. Eu não, porque acima de tudo nada do que correu mal ou menos bem foi novidade, tem vindo a acontecer não raras vezes.


- Os índices físicos e psicológicos demonstrados pela equipa do FC Porto no relvado de Aveiro seriam condizentes com uma qualquer eliminatória "chata", numa taça sem interesse, com um adversário de divisão secundária.
Um jogo tão importante, com um grau elevado de dificuldade, na competição mais importante para o clube era afinal o que estava em jogo. E aqui temos um problema.

- Como venho dizendo repetidamente e parece-me um facto evidente aos olhos de qualquer um...esta equipa sem Falcao é muito diferente para pior, esta táctica de jogar sem ponta-de-lança colocando Hulk no meio penso que já deu todas as indicações de não resultar bem, hoje foi repetida...
Meter Hulk ao meio é um erro de todo o tamanho, o Varela esteve uma nulidade absoluta durante todos os minutos em que esteve em campo, o treinador demorou imenso a substituí-lo...
Nada disto é também novidade, por isso muitos queriam e previam Walter a titular, ficou no banco...e continuamos sem 3º avançado.
Acho que é arriscar demais...já não sei que mais diga quanto a isto...

- Temo que Rafa se tenha tornado mesmo numa espécie de obsessão de André Villas-Boas, o rapaz já mostrou que não pode ser titular desta equipa e que nem sequer fez por merecer todas as oportunidades que já teve, mas continua a aparecer...
A minha tensão aumenta só de saber que está em campo. Hoje ia prejudicando-nos em 3 ou 4 lances que me vêm rapidamente à cabeça, erros que não nos deram derrota ou empate, mas que mais uma vez não podem passar em branco.
Na primeira metade manda um adversário ao chão numa situação que estava controlada pelo Rolando(penso), não levou o amarelo que merecia(ouvi quem temesse um vermelho). Há um lance em que tropeça sozinho e deixa um avançado de Aveiro isolado perante Helton, felizmente o árbitro pensou que ele tivesse caído por sofrer falta, há gajos com sorte...
O Beira-Mar sabia que ali estava a porta mais fácil de abrir e investiu ali. Não sei que mais dúvidas possam subsistir  quanto a esta aposta falhada.
Eu sei que foi o técnico a trazê-lo de Coimbra, mas isso não o faz mais do que os outros, sem Álvaro é Fucile o titular. Se não o querem, comprem outro, Rafa é que não pode ser.

- Marcamos através de uma grande penalidade. Mais uma vez não conseguimos ter uma taxa de eficácia aceitável perante as ocasiões que criamos e continuamos mal no capítulo das bolas paradas, os cantos são um exemplo flagrante e irritante.

- Mantemos um registo incrível, a distância para quem vem atrás, uma época fabulosa. Mas há falhas, erros, problemas que merecem atenção e reflexão. Não se pode "dormir" à sombra do registo de vitórias. Hoje não perdemos 2 nem 3 pontos, contra o Setúbal por exemplo também não, isso está longe de querer dizer que está tudo bem. Tudo perfeito.

- Preocupou-me ver esta exibição particularmente. Vem aí um calendário exigente e difícil. Decisivo. Não se pode abordar os jogos desta forma. Os índices físicos e psicológicos têm de estar muito acima disto, estou longe de falar de ópera, mas do exigível.

- Não falei nem quero dar muita atenção à arbitragem e à agressividade dos Aveirenses porque isso é distracção do essencial. No fundo tudo isso era mais do que previsível e nem assim a equipa se apresentou devidamente.
4
comentários

20.1.11

Juan Manuel Iturbe "o novo Messi" - Vamos conhecê-lo


Nome completo: JUAN Manuel ITURBE Arévalos
Data de nascimento: 4 de Junho de 1993
Local de Nascimento: Buenos Aires (Argentina)
Altura: 1,69 metros
Clubes: 2009/10 Cerro Porteño (Paraguai); 2010 Quilmes (Argentina)


Juan Manuel Iturbe, assim como Lionel Messi, não é daqueles jogadores que falam muito. Filho de Juan del Carmen Iturbe e Miriam Mabel Arévalos, ambos paraguaios, nasceu em Buenos Aires. 

Sete anos mais tarde, os seus pais decidiram voltar a Assunção. Mas não deixou de surpreender a todos jogando futebol.Desde seus 11 anos, Juan destacava-se nas categorias de formação. Jogando pelo Cerro Porteño, o jovem argentino atraiu olhares do mundo inteiro. Real Madrid, Tottenham, Manchester United, Roma e West Ham despertaram interesse pela promessa.

Considerado desde sempre um talento, Iturbe foi disputado por vários empresários. Pelo meio até entrou... Chilavert. O antigo craque paraguaio disponibilizou-se até a pagar 17 mil dólares por mês aos pais para ficar com os direitos de negociação do jovem. No meio de tantas promessas, a carreira deu um passo atrás.

Aproveitando o facto de não ter um contrato profissional com o Cerro Porteño, Iturbe foi levado para a Argentina. O clube entrou com uma queixa na FIFA, por reclamar que detinha direitos de formação sobre o jovem, e ganhou. Durante os últimos meses, Iturbe ficou a treinar no Quilmes, da Argentina, sem jogar.

O que não impediu o seleccionador argentino, Walter Perazzo, de o chamar para o Sul-Americano sub-20. Uma opção que já rendeu frutos: na estreia, frente ao Uruguai, a Argentina venceu por 2-1 com um golo e uma assistência de Iturbe. Esta quarta-feira a celeste volta a entrar em campo, frente à Venezuela.



O FC Porto terá chegado a acordo com os familiares do jogador e com o Cerro Porteño, cujos dirigentes chegam hoje para selar o acordo, é mais um diamante raro para a fábica do Dragão lapidar. Uma contratação na linha do James Rodríguez, Anderson, entre outros.
Assusta-me estas colagens de "novo Messi", como ver o que o jogador já foi obrigado a passar, por ter demasiado jeito para jogar à bola. Até está impedido de jogar na Argentina. Um crime!!!
Fala pouco, o que pode ser uma virtude neste mundo da bola, li uma ou duas  curtas declarações que demonstram humildade e se assim for terá muito mais chances de singrar.

Vir para o FC Porto é uma opção inteligente. É preciso dar tempo e espaço ao jogador, obviamente trata-se numa aposta para os próximos anos, aqui encontrará as condições ideais para crescer.

Penso que posso dizer: Bem-vindo Juan Iturbe!







1 comentários

19.1.11

FC Porto 3-0 Beira-Mar : análise


Começo por reforçar aquilo que disse antes do jogo, era desnecessário colocar titulares como Hulk e Moutinho, a competição está 99,9% perdida e o Beira-Mar também foi a jogo com reservas. Mas André achou por bem metê-los.

E com eles a música é outra realmente, basta ver a diferença de produção após a saída dos 2, aliás passar de Hulk/Moutinho para Micael/Mariano foi como fazer um transfer de uma limusina para um daqueles carros asiáticos de má qualidade.
Micael continua a ser um enigma para mim,  impressionante o seu paupérrimo desempenho, gostava de saber que tamanho problema terá Castro para não ter tido 5% das oportunidades dadas a um Micael que anda a ritmo de turista...o salário não deveria ser a explicação.
Já o Mariano assemelha-se a uma espécie de mantorras, empolga a malta nos aquecimentos e tal, a qualidade é que já está mais do que atestada...(O Ukra também deve ter muitos problemas, se fica atrás de Mariano e nem para um jogo destes é convocado...)

Sobre o jogo propriamente dito, primeira parte bonita de se ver, ritmo interessante e sentido único. Moutinho e Hulk trazem qualidade e todos os outros também se transcendem com eles em campo. James, Walter, Fernando muito bem. Belo golo de Fernando.
Podíamos ter marcado mais golos numa primeira parte em que se podia ter feito história, fruto também da "verdura" dos adversários em campo, ficamos pelos 3 golos.
Depois entraram Micael e Mariano e tudo murchou...
Uns apontamentos aqui e acolá, um passe, uma finta e longos espaços de sonolência e de quase renúncia ao jogo da parte de alguns atletas.

Um árbitro incompetente e com um evidente anti-portismo nas veias, que nem um jogo-treino sabe arbitrar e dirigir correctamente, assim vai a legião do Vitor Pereira...o magnata.

Um guardião estúpido, que decidiu provocar os Super Dragões, eu ouvi e já li comentários a censurar a claque. Obviamente que não houve um transe colectivo em que decidiram todos de deixar de fumar hoje, a abécula que calçava umas luvas decidiu entrar na provocação e na ronha, em conjugação com aquele árbitro deu naquilo.
Uma pouca vergonha.
Infelizmente mostram-se amarelos a quem festeja golos, o clube pagará multas e o palhaço do redes repetirá a cena quando voltar a encontrar um estádio com gente, já que para ele também deve ser estranho ver tanta gente atrás de uma baliza.

O que interessa é o que virá sábado e aí o adversário será bem mais forte, contará com 3 reforços especiais, entre os quais o grande "pode ser". Nós estaremos sem Álvaro e sem Falcao, vai ser exigido muita disponibilidade física e concentração/lucidez para lidar com os árbitros (que certamente Leonardo Jardim saberá aproveitar, incitando os seus jogadores a aquecer o jogo).
É preciso entrar muito forte em Aveiro. Espero ver Fernando no onze.
1 comentários

Eu avisei...não há vergonha nenhuma...



No Domingo fiz a primeira antevisão do que aí vinha...aqui


...nós não somos parvos para saber que o jogo de Aveiro para a Liga vai ser uma armadilha bem montada. Mais uma vez iremos jogar contra um mar de adversidades, contra 14 e com todos os adversários em campo bem motivados. Não facilitemos portanto.
...Depois do que se passou em Coimbra na noite de hoje,...é preciso toda a qualidade e toda a raiva em campo na próxima semana, até porque o adversário é complicado e não posso deixar de o assinalar. Por isso mesmo, há quem vá apostar as fichas todas, nem que tenham de hipotecar as casas todas...

Na segunda-feira escrevi aqui o seguinte:

"Temos um jogo muito difícil e importante, já no próximo fim-de-semana, em Aveiro está uma equipa moralizadíssima e em que o Vitor Pereira e o vieira irão apostar com toda a força. Esperam-se todo o tipo de obstáculos em Aveiro e é preciso a melhor equipa nas melhores condições possíveis. Não pode haver lugar a menosprezo algum desta partida."

Hoje sai a nomeação do João "pode ser" Ferreira para o jogo do próximo fim-de-semana em Aveiro, auxiliado pelo Ferrari de Setúbal e Luis Ramos.  A equipa maravilha da Supertaça 2010.

Isto são manipulações atrás de manipulações, é a selvajaria total, o clube vai-se calar perante mais tamanha afronta???

A arbitragem da Supertaça, per si, significaria no mínimo a erradicação do João "pode ser" do mundo da arbitragem. Mas ele continua ao serviço, qual capitão, pronto para mais uma bela batalha.

Um árbitro que perdoou 5 expulsões num só jogo, tentou esganar um jogador do FC Porto, algo nunca visto e tudo isto foi branqueado ou tentaram ao máximo fazê-lo. Porque eu jamais me esquecerei de tal espectáculo.

Fico à espera de uma reacção condizente do clube no dia de HOJE, após a partida da Taça da Liga, é IMPERDOÁVEL.


0
comentários

Tanto se temia e tanto se clamou....



Depois de ter ficado afastado dos relvados durante um mês, devido a um problema muscular, Falcao regressou ao onze portista no jogo de domingo passado com a Naval, mas uma lesão num joelho sofrida durante a segunda parte vai obrigá-lo a parar novamente.
...A ausência do avançado não será inferior a um mês, estando posta de parte a sua utilização na partida da primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal, marcado para 1 ou 2 de Fevereiro, no qual os dragões poderão ter como adversário o Benfica, se as águias eliminarem o Rio Ave nos quartos-de-final. Para além dessa partida, "El Tigre" falhará os encontrosos da Liga com o Beira-Mar, Nacional e Rio Ave, estando em aberto a hipótese de recuperar a tempo dos encontros da Liga Europa com o Sevilha, marcados para 17 e 23 de Fevereiro.



Tenho sido bastante insistente com o pedido do reforço do ataque, considero que falhamos e arriscamos demasia no fecho do Verão ao não conseguir contratar uma 3ª opção e com Walter a vir  tão tarde e em péssimas condições, felizmente houve sempre um grande Falcao nesse período. Não se sentiu a lacuna e o assunto foi passando despercebido ao sabor das vitórias, reabriu o mercado agora e mesmo depois do treinador passar a mensagem que Walter conta pouco...continua sem chegar ninguém, ficamos sem Falcao um mês e ficaremos novamente sem ele por período idêntico.

É um problema sério, que se junta já à tão notada ausência de Álvaro Pereira, com sorte podem ser recuperados para a eliminatória com o Sevilha e essas parecem ser as visões mais optimistas. O que me inquieta.
É uma enorme contrariedade para a equipa, o mercado continua aberto, mais vale tarde do que nunca. Acho que agora não haverá alguém que não veja como evidente a necessidade de um reforço, que terá de ser forçosamente alguém para o imediato, por isso com experiência e de rápida adaptação. Esqueçam putos, muito menos vindos da América do Sul, é preciso uma contratação cirúrgica.

Em quem pensam?
0
comentários

18.1.11

O apaixonado Sérgio Pinto e o mercado de Braga...
















Começo por uma declaração apaixonada de um emigrante luso. Porque é bonito e cada vez mais raro de se vislumbrar hoje em dia, Sérgio Pinto, para ler e absorver:

..Tinha apenas 12 anos e o bichinho do futebol na entranhas, um título e uma paixão: «Fiquei com os meus avós, porque não queria ir embora sem ser campeão pelo FC Porto.» 
Foi-o pelos infantis e partiu ao encontro dos pais...
E não pensa regressar a Portugal? «Se tivesse uma proposta do FC Porto, ia já, a correr. Mas sinto-me bem, onde sou feliz, onde o meu trabalho é apreciado e onde sou respeitado»...

Sérgio Pinto é quase um ilustre desconhecido para a maioria dos Portugueses, mas é um Portista que a pulso conquistou o seu espaço num dos melhores campeonatos europeus, conquistando o respeito e admiração dos alemães e fazendo um trajecto digno de registo. Tem 30 anos e porventura não voltará a vestir a camisola do FC Porto, aquela com que foi campeão pelos infantis, porventura alguém se deve lembrar mais dos Sérgios Pintos antes de pensar em Prediger´s e tal...


O que se passa em Braga?

A Champions foi à vida, naturalmente, mas sobrou a Liga Europa e o desejo de uma subida na Liga (para não falar no desejo da Taça da Liga). Teoricamente ainda havia muito para jogar e lutar esta temporada. Mas de uma assentada, um clube que tem tido alguma turbulência e acusado o peso da Champions, vê afastada praticamente toda a espinha dorsal da equipa. O consagrado guardião brasileiro Felipe foi o primeiro a partir ainda em Dezembro, seguiram-se Matheus (o melhor avançado da equipa), Luis Aguiar (um dos melhores médios ofensivos da Liga) e agora Moises que vai assinar esta semana por um clube do Quatar (considerado por muitos o Xerife de Braga, um líder da defesa bracarense). De repente o Braga terá perdido em todos os sectores, os melhores praticantes que tinha, o que fará Domingos perante isto?

Salvador tem um apetite voraz por vender e fazer sempre bons negócios, mas e o projecto desportivo que tanto ambiciona, esfumou-se com a participação na Champions? O dinheiro que recebeu compensa tantas e tão importantes perdas?
Domingos está a por-se a jeito de ficar numa posição tão desconfortável, que se não sai pelos próprios pés, não tardará muito a ser empurrado. A somar à turbulência já vivida, à perda da espinha dorsal, juntam-se casos de indisciplina. Entretanto a "crítica" continua a exigir o possível e o impossível a Domingos sem olhar às contingências.

Será que com a saída de Moisés o Sereno interessará a Salvador? Nem que seja para "ferir" os queridos inimigos. Afinal parece ter sido por isso que veio para o Dragão e sempre tinha um duplo uso. Giro, giro era se quisessem também o Emídio Rafael, isso é que era. De borla é que não pode ser, porque a imagem de Santa Casa da Misericórdia de Braga, deve sediar-se lá e não no Porto. Quando o FC Porto quiser outro jogador do Braga ele custará 6 ou 8 milhões para nós e metade disso já incluído num pacote com mais 2 ou 3 ao amigo de empreitadas lá de baixo? Veremos.

Vem isto a propósito de almoços e convivências na tribuna que levantam sempre muitas teorias. De uma coisa eu falo, não gosto nada dos negócios que têm sido feitos com Braga, nem da amizade de Salvador com o empreiteiro lá de baixo. Pode ser Portista, estar a fazer um trabalho que admiro e respeito em Braga, mas há pontos em que tem que se separar águas...

*Quanto ao Domingos, ou está muito ao corrente da "política" e bem protegido internamente, ou o melhor será sair enquanto é tempo...

**O FC Porto precisa de se reforçar, como tenho insistido, mas não vejo em Braga nada que nos interesse no imediato. Por aí seria só fazer mais argoladas como a do Orlando Sá, que ainda me custa a digerir,..
1 comentários

Dados obscenos (não aconselhável a pessoas sensíveis)



































* milhões de euros/ano

Este é o ranking dos salários dos futebolistas/"pop stars"/ícones da imoralidade, como lhes preferirem chamar. Isto é completamente obsceno, imoral e insustentável. Eu só trouxe para aqui a malta que ganha acima de 5 milhões/ano, a lista da  Sport Foot Magazine extende-se até ao pobrezinho Heinze (Marselha) que aufere 4,5 milhões e está no 50º lugar. Podem conferir aqui.

A lei da selva que impera no mundo do futebol, com os agentes que o lideram e gerem, trouxeram-nos a isto. Isto não é novo, não aconteceu nem foi descoberto ontem, mas cada vez que me deparo com a crueldade dos números fico cada vez mais indignado.

Não há quem ponha travão a isto, não se vislumbra nenhuma revolução, entretanto os clubes estão completamente falidos e a malta que sua arduamente para ganhar salários ridículos (ou apenas medianos) e que tem o coração a bater por um clube de futebol...vai perdendo o hábito de ir à bola. Porque esta agora é para quem tem bolsos mais cheios, para quem vai comer pipocas e exige mordomias de 1ª classe, quem alapa o rabo bem acomodadinho e chama a polícia se alguém começar aos saltos a apoiar a equipa à sua frente.

Não vou misturar tantas indignações num post. Fiquemos pelos ordenados. Os números chocantes quase que dispensam qualquer tipo de comentário ou análise.

Há que aplaudir a gestão de carreira de um Yaya Touré que ganha tanto quanto um Messi que acaba de ganhar a sua segunda bola de ouro. Ou de um Adebayor, que apesar de suplente e de ter a mísera perfomance na Premier League de 2 jogos como titular(+6 como suplente utilizado) e 1 golo de penalty nessa competição, aufere 8,4 milhões de euros. Mais do que o titular e superior Tevez, da mesma equipa, equipa essa bem representada na lista e um exemplo paradigmático da obscenidade, insustentabilidade e imoralidade do futebol actual.
Há também nessa lista pelo menos um caso de alguém que  aufere uns módicos 6 milhões e nem "calça"...

É isto que querem? Até quando? O que sentem quando estes artolas, representados nesta lista fazem ameaças de greve e ultimatos para que os prémios de representar as selecções nacionais, sejam livres de impostos...?

** Aquela equipa da Andaluzia que vamos defrontar na Liga Europa tem o Kanouté a ganhar 6 milhões/ano...
4
comentários

17.1.11

Calendário duro e apertado nos próximos tempos


Muitos jogos em tão pouco tempo, são 10 até ao final de Fevereiro, com jogos de alto risco e eliminatórias pelo meio, em competições importantes.

Pode-se dizer que este período será o mais decisivo da temporada. Para mim, já aqui o escrevi, uma vez que se desprezou a Taça da Liga (que acabou com a invencibilidade)...esqueça-se a competição. Isto é, foram as reservas a perder e a colocar a competição em risco, não faz sentido nenhum agora colocar os titulares à procura de algo pouco provável numa competição que nada nos diz. Joguem as reservas e sejam elas a dignificar a camisola e a redimirem-se da derrota ante o Nacional. 
Temos um jogo muito difícil e importante, já no próximo fim-de-semana, em Aveiro está uma equipa moralizadíssima e em que o Vitor Pereira e o vieira irão apostar com toda a força. Esperam-se todo o tipo de obstáculos em Aveiro e é preciso a melhor equipa nas melhores condições possíveis. Não pode haver lugar a menosprezo algum desta partida.

Depois temos o jogo antecipado com o Nacional, que nos aliviará entre a eliminatória europeia frente ao Sevilha, mas que exigirá um sacrifício extra quando poderia haver algum descanso neste momento. Depois novo jogo da Taça da Liga para entregar às reservas, seja qual for o cenário na competição, 3 dias depois há uma meia-final decisiva para a Taça de Portugal em casa e digo decisiva porque o jogo em casa deve (no mínimo) encaminhar bem a eliminatória e para isso é preciso estar forte-seja qual for o adversário-. 

Toda a gente já anda extasiada a anunciar um FC Porto-benfica. O benfica ainda tem de ir a Vila do Conde discutir os quartos-de-final, apesar de pelo presidente dos vilacondenses o benfica nem precisasse de se deslocar ao Norte, acredito que a qualidade e o profissionalismo de treinador e atletas do clube se imponham a qualquer "pressão".
Caso se confirme a presença dos vermelhos, será mais um clássico, quente como os outros e que exigem física e mentalmente muita disponibilidade. Eu preferia ter um duplo confronto com o Rio Ave, que nos visita a 6 de Fevereiro para a Liga e depois desse confronto há uma semana para respirar e preparar jogos de nível máximo de exigência.

Ir a Braga para a Liga, perante uma equipa que deve estar bem mais confiante por essa altura, vai ser um grande desafio. Porque logo a seguir vem o escaldante confronto com o Sevilha.

Na ressaca iremos a Olhão.


É um cenário de grande exigência, que exigirá sacrifício e muita qualidade e entrega de todos, agora podem-se encurtar definitivamente o caminho para os títulos. Em todas as competições que nos interessam.

Acho inacreditável como ainda não temos outra opção para a frente de ataque. Falhamos no início da época com a novela extensa de Kléber e a chegada tardíssima de um Walter que parece cada vez mais descartado pelo treinador, não sei o que será preciso para tornar mais clara a necessidade de outra solução.
Que já poderia e deveria ter chegado.

Não vir ninguém é brincar, ou arriscar em demasia, como preferirem. Sem Falcao esta equipa é outra para pior, estivemos sem ele, agora ressentiu-se, até dá calafrios só de pensar...

Entre tudo isto há ainda para gerir os jogadores em perigo de exclusão nas provas em que estamos inseridos, na Liga são 4, Helton, Guarín, Belluschi e Hulk.

É hora de partir para uma desgastante batalha, em várias frentes, com toda a artilharia! Vamos a eles!!!
4
comentários

16.1.11

FC Porto 3-1 Naval e ponto da situação



Objectivo cumprido. Vitória alcançada, sem contestação, a equipa está também melhor apetrechada. Com Falcao e Varela a evoluir de forma, o melhor tridente ofensivo da Liga oferece.nos muitas mais garantias, os adeptos também suspiram menos.

O primeiro golo tardou, não houve ópera de Viena, mas contra um Cosme Machado provocador...uma Naval moralizada e alguns "fantasmas" e problemas recentes da equipa...a vitória foi sempre vislumbrada por todos. Criamos ocasiões de golo, houve atitude e organização, vontade de resolver o quanto antes o jogo.

Temos de melhorar no capítulo da finalização, continuo a achar que a quantidade de oportunidades de golo que criamos não se coadunam com a taxa de eficácia das mesmas, com Belluschi ou James em campo...não devem ser Hulk ou Guarín a marcar livres directos...digo eu.

Hulk foi o melhor em campo, 2 golos adicionados à sua já extensa lista nesta temporada e pormenores oferecidos à plateia pelo melhor jogador a actuar neste País, que incrivelmente não joga numa selecção onde devia ter lugar cativo no onze inicial.

Porto sem Falcao não é o mesmo, com ele somos mesmo outra equipa, muito diferente para melhor. Walter nem sequer foi convocado, depois do que aconteceu nos últimos jogos não é preciso mais mensagem nenhuma penso eu, adicionem já outro ponta de lança à equipa. O quanto antes...

Entre Rafa e Fucile tem de jogar Fucile, como é óbvio e evidente, mas tem de se acabar com as paragens cerebrais deste último que não são admissíveis. Hoje voltou a oferecer um penalty do nada, 2 cachaçadas não lhe faziam nada mal depois do jogo, onde raio se meteu o Fucile tão concentrado e cheio de garra 90 minutos por jogo...? Espero que a recuperação do Álvaro supere toda e qualquer boa expectativa...espero mesmo!

Contra o último, em casa, não se pode esperar outro resultado que não a vitória. Há coisas que os adeptos não gostam, pode-se criticar os adeptos, mas acredite quem quiser que criticar os adeptos não é solução para nada. Muito pelo contrário. A exigência é máxima e quem ganha dezenas ou centenas de milhares de euros por mês tem obrigação de corresponder dentro de campo. Se há coisa que choca qualquer um no futebol são os ordenados dos príncipes jogadores. Isto nem sequer é uma crítica a algo que se tenha passado concretamente no jogo de hoje, é algo inerente a uma cultura futebolística, veja-se o respeitinho que há pelos adeptos em Inglaterra...veja-se e aprenda-se.


O que vem aí

Temos um duplo confronto com o Beira-Mar, a mim só me interessa um, o outro que pouco já me dizia...agora já nem sequer acima de um treino o coloco, nós não somos parvos para saber que o jogo de Aveiro para a Liga vai ser uma armadilha bem montada. Mais uma vez iremos jogar contra um mar de adversidades, contra 14 e com todos os adversários em campo bem motivados. Não facilitemos portanto. André decidiu colocar reservas no primeiro jogo da Taça da Liga, perdeu, só uma calamidade nos daria hipóteses de seguir em frente. Esqueça~se essa competição. As reservas que subam a campo, ganhem rotinas e esforcem-se por melhorar a imagem deixada por eles. Todos os imprescindíveis para Aveiro que nem subam ao relvado. É assim que eu vejo a próxima semana. Depois do que se passou em Coimbra na noite de hoje,...é preciso toda a qualidade e toda a raiva em campo na próxima semana, até porque o adversário é complicado e não posso deixar de o assinalar. Por isso mesmo, há quem vá apostar as fichas todas, nem que tenham de hipotecar as casas todas...


O ELMANO

O benfica é considerado o maior circo nacional, por isso conta com os maiores artistas do ramo, hoje o cabeça de cartaz foi um palhaço madeirense, vergonha não há... por isso vale tudo.
Só tenho pena que a Académica não tivesse saído de campo nem protestado o jogo, corre nas veias o serventismo ao regime em quase todo o pequeno país, uma vergonha. Por isso sou contra amizades contra clubezecos da treta que ganham muito com os nossos empréstimos e depois participam nestas palhaçadas sem sequer "mugir". Uma pouca vergonha, uma manipulação, uma viciação grosseira de um resultado e de um jogo. Uma série de cúmulos de clara ausência de vergonha e profissionalismo, numa prova cada vez mais decadente, o quanto eu clamo por uma Liga Europeia...ou uma saída para a Liga Espanhola.

Qualquer coisa que deixe isto entregue aos bichos. Eles que definhem sozinhos.

2
comentários

14.1.11

Actualidade e bitaites avulsos...


O FC Porto deverá formalizar brevemente a compra de mais dez por cento do passe de Rúben Micael ao Nacional. ... O Nacional, no acordo celebrado no ano passado, quiseram conservar sempre 20 por cento dos direitos sobre o jogador, na esperança de um futuro negócio.
Se calhar por estes dias, talvez tentem que o FC Porto fique com os restantes 20%, ao que o madeirense tem jogado e desiludido. É uma questão de averiguar a paciência e a necessidade de liquidez dos nacionalistas...talvez.

O avançado fez algumas revelações curiosas, afirmando, por exemplo que o seu ídolo é Ronaldo (o Fenómeno) e que o ambiente na selecção do Brasil "é muito parecido com o que se vive no FC Porto". ...De resto, preferiu fintar o convite para escolher o seu clube de sonho. "Já concretizei um sonho ao assinar pelo FC Porto", sorriu.
Acho que já vi várias referências ao facto do "fenómeno" ser o ídolo do Incrível Hulk, já quanto ao ambiente de balneários poderia ser algo que fizesse Pedroto dar algumas cambalhotas no túmulo, quanto à tirada final...politicamente correcto, mas ele sabe que eu sei, que todos sabemos...




Num programa de máxima audiência em que a Rádio Catalunya abre o debate sobre os avançados do futuro para o «Barça», a audiência escolheu esmagadoramente o perfil «espectacular e explosivo» do atacante do FC Porto, cuja cotação dispara ainda mais depressa que os mísseis que coloca com a cadência de atirador especial.

Pinto da Costa diria que lhes satisfazia a vontade desde já, se enviassem Messi para a cidade Invicta, ou algo do género.
Infelizmente estou a tentar preparar-me para mais um custoso adeus a um génio da bola, que para nosso mal, deve acontecer já no próximo Verão.
Verdade seja dita que quem nos quiser roubar a pérola vai ter de a pagar cara (embora só tenhamos direito a metade da fortuna-será que não podemos adquirir mesmo mais percentagem do passe?-) e não estou a ver os habituais "forretas" espanhóis a convencer o FC Porto. É que as investidas ou tentativas de Barça e Real no Dragão têm deixado quase sempre muito a desejar...

Tenho para mim que ou um dos milionários da Premier ataca Hulk, que é o mais provável -para mim-, ou corremos um belo risco de até contar com o super-herói por mais uma temporada. Claro que se não vai Hulk, vai Falcao e mais alguém. Mas não falemos mais de coisas tristes por hoje.

Eles estão cá e no Domingo vão jogar juntos. Aproveitem para apoiá-los, apreciar o seu futebol e sua magia. Aproveitem. Deliciem-se. Não fiquem em casa...
0
comentários

SIC, what else?


Não vou falar dos monólogos do caracoletas que tem pesadelos noite após noite com o FC Porto, nem dos pivots que trocam voluntariamente Porto por porco ou Dragões por ladrões, nem tão pouco dos "donos da bola" ou similares. Nem sequer naquele narrador que insultou propositadamente o Falcao 3 vezes seguidas no mesmo jogo há pouco tempo, em directo, num jogo da Liga Europa.


A SIC é muito mais do que uma fonte de anti-Portismo e de bajulação ao centralismo.


Maya vai melhorar a sua imagem na clínica Tallon e todos os procedimentos que fará serão acompanhados pelo programa ‘Companhia das Manhãs', da SIC.
No dia 17, a taróloga vai fazer um implante mamário, na Clínica Luso-Espanhola, no Porto, cirurgia que será acompanhada em directo
 ...
...apesar de a apresentadora só começar a trabalhar na segunda-feira 17, o dia de hoje é marcado por uma megaoperação televisiva...
Entre as 10h00 e as 13h00, a estação dedica a sua emissão em exclusivo a Júlia Pinheiro, acompanhando a sua viagem de carro, em directo, até chegar a Carnaxide.
"A Ana Marques vai buscar a Júlia a Lisboa e acompanhar o percurso até chegar à SIC." Tudo em directo...
...Tudo até ao momento mais esperado pelos responsáveis de Carnaxide: a assinatura do contrato.
Esta terá lugar na sala da administração, onde Francisco Pinto Balsemão, presidente da SIC, assina o documento ao lado da apresentadora.
A emissão especial, algo nunca antes visto em Carnaxide para uma contratação, mostra a importância que o canal de Francisco Pinto Balsemão atribui a Júlia Pinheiro.

 O País cada vez está pior, a todos os níveis e mais alguns, eu vejo muita pouca televisão e raramente canais "tugas"...por isso alguns estarão mais resignados com o que nos oferecem...ou que a "massa" consome...

Eu fico chocado! Chocado ! Sempre que achamos que é impossível descer mais fundo, eis que nos mostram sempre que é possível, parabéns.

Burro deve ser mesmo quem fica parvo e surpreendido por ver ao que chegamos, ou ao que querem que cheguemos, fica o breve desabafo.
1 comentários

Ainda sobre a transferência do jardel...

A memória não me atraiçoou, lembrei-me de ler umas notícias que tentavam colar o nome do FC Porto a este Jardel, que a Traffic colocou em Olhão no verão passado...

"Jardel não tem nenhuma cláusula no seu contrato com a Traffic, mas este consórcio (accionista maioritário da SAD do Estoril), apurou o DN, não admite ceder a totalidade do passe do brasileiro por menos de quatro milhões de euros." 


Isto saiu a 18 de Outubro de 2010, onde a Traffic (que provavelmente "sugeriu" a "notícia" em questão)  não admitia vender o atleta por menos de 4 milhões de euros, o que afugentava interessados como o Sporting...que não teria €€€ para a transferência.


A 12 de Janeiro de 2011, a transferência é feita nos moldes já denunciados aqui e noutros espaços (excepto na comunicação social lisboeta), mas o que quero focar agora é o preço da mesma. 
Os 4 milhões de euros "exigidos" cerca de 3 meses antes...afinal reduziram-se para uns "módicos" 300 mil euros, que nem parecem ter sido regateados, estranho não é? Foi tão rápido, deu tanto jeito a todos e ficaram todos tão contentes...A traffic diz que foi óptimo, o presidente da Olhanense até teve descaramento para tentar limpar a vergonhosa situação em que se envolveu, quando abdica de uma competição e de um jogo por 75.000€ ( a que teve direito do "bolo"), o benfica nem fala...como é óbvio...


- Traffic, Estoril, Olhanense e benfica. Que circuito interessante de seguir.

-Se nesta história, a notícia de 18 de Outubro envolvesse o nome benfica e a transferência de 12 de Janeiro fosse com o FC Porto, teríamos capas e reportagens especiais em catadupa. Especiais de informação e super-procuradores nos horários nobres das principais estações de televisão.

- Este País tem de facto gente com a espinha muito maleável, como dizia um dia destes Jorge Maia, a propósito daqueles que agora bajulam Mourinho...quando o odiavam, insultavam e provocavam quando Mourinho era o mesmo...mas no FC Porto.
1 comentários

13.1.11

FC Porto 2-0 Pinhalnovense



Jogo sem sal, a eliminatória foi ultrapassada, mas mais uma vez repetiram-se erros que vêm sendo reincidentes.

Esperava-se mais do FC Porto hoje, espera-se melhor atitude e desempenho da equipa nestes jogos, tem vindo a ser recorrente este tipo de exibições ultimamente. E logo depois daquele jogo com o Marítimo que acabou em tamanha satisfação.

Hulk decidiu, perto do final, acrescentando 2 golos à sua conta pessoal esta temporada. Mas até lá chegarmos (des)esperamos muito, o guardião contrário e a ineficácia dos jogadores Portistas foram mantendo o jogo a zero quase até ao minuto 80, chegando a haver um calafrio com o Pinhalnovense a "cheirar" o golo num lance em que o guardião polaco brilhou.

Há vários exemplos de jogos, bem recentes até, que demonstram alguns problemas físicos ou de ritmo competitivo, certa falta de atitude e imagens claras de alguns jogadores que não têm lugar na equipa ou estão bem longe de um nível de forma que permitam corresponder ao que é exigido.

Tenho sido bastante crítico de Emídio Rafael. Hoje foi mais uma amostra clara do que venho dizendo, vez após vez, o rapaz não merece nem tem nível para estar no FC Porto.
Acho inadmissível como um jovem Português, que é adquirido pelo gigante FC Porto que é somente um dos melhores clubes do mundo a proporcionar condições ideais aos jogadores, tendo um treinador que o conhece e lhe injecta confiança desta maneira...e que lhe dá mais oportunidades do que seria suposto à partida em tão curto espaço de tempo no clube....corresponde desta maneira. Inadmissível.
Ele pode até nem ter qualidade de craque, mas nestas circunstâncias no mínimo havia de comer a relva em campo para demonstrar que merece e quer lutar pelo clube. Tem sido uma enorme decepção e traz um problema ao plantel, que está sem Álvaro Pereira e tem sido fustigado por azares nas laterais, espero que André Villas-Boas não entre numa espécie de "obsessão" por este jogador (todos os treinadores têm as suas). Havendo Fucile, tem de ser o uruguaio a ser titular da esquerda, deixando-nos sem grandes opções de recurso nas 2 laterais...é um dos problemas no plantel neste momento. Que merece reflexão.

Depois há o caso de Ruben Micael. Também tenho sido insistente neste caso. Que não entendo. Há qualquer coisa que nos escapa cá fora...
Como é possível explicar o rendimento de Ruben Micael, um jogador a quem lhe é reconhecido grande potencial, que chegou o ano passado e prometeu muito...?
Fui insistente em criticá-lo com a sua "arrogância" de clamar a titularidade, quando oportunidade atrás de oportunidade, ele não rendia para o merecer.
Está irreconhecível e há algo que desconheço a motivar isto concerteza. O clube precisava de um Ruben Micael ao seu nível, claramente não o temos, já tem passado demasiado tempo e continua tudo na mesma.
É um jogador que não deve ser "barato", tem o seu "peso", entretanto um Castro nunca foi chamado e agora anda em Gijón. É outro caso que me preocupa.

Depois há o caso do 3º ponta de lança. Que é um problema mais do que debatido e que tem sido de uma opinião unânime, é preciso outro, em Janeiro!
Mais uma vez Walter fica no banco, não sei se isto é pressão ou mensagem de Villas-Boas para a tribuna presidencial, mas é um facto que Walter não tem merecido a confiança do técnico e sem Falcao a equipa está longe de ser a mesma. Não ter Álvaro é um problema, não ter Falcao é outro, espero é que não sejamos privados de Moutinho ou Hulk.




1 comentários

12.1.11

Métodos antigos do clube do regime



No dia em que a Olhanense se desloca a Lisboa para disputar os Quartos de final da Taça com o clube do regime, fica acertada a transferência do melhor defesa da equipa algarvia para os vermelhos,uma equipa que precisou de contratar um 5º ou 6º central para a equipa....instantaneamente...no dia de hoje.


Estranho é a direcção do Olhanense impedir a presença do jogador em campo. O objectivo dos compradores seria fazer o que Jorge Ribeiro, Makukula e outros tantos fizeram na história...falhar penaltys deliberadamente, fazer um penalty, um auto-golo.

Hoje o Moretto não podia meter a bola dentro da baliza. Parece que está lesionado. Há que fazer sempre as coisas por outro lado. Promessas são promessas. E essa foi a primeira que o "limpo" presidente dos vermelhos fez.

Viva a transparência e a a pureza da verdade desportiva. Amén.
0
comentários

11.1.11

FC Porto - Pinhalnovense, Quarta-feira às 20:45h


O FC Porto joga Quarta-feira, para a Taça de Portugal frente ao Pinhalnovense, no Dragão. É um jogo perfeitamente acessível mas que tem de ser encarada de forma séria. Por todos, dos atletas aos adeptos, por isso apelo à presença de todos no Dragão.
Pelo adversário e pelo horário muitos torcerão o nariz, muitos não poderão ir por diversas razões, mas os que podem...aproveitem os bilhetes baratos e apoiem a equipa que está a fazer uma grande época e que todos queremos que acabe em beleza!

Depois do percalço na taça da liga, que aí sim poderão jogar até juníores se necessário, a Taça não pode ser desvalorizada da mesma forma.
Já vi uma série de opiniões, que apostam numa equipa de repleta suplentes e opções de recurso, como se fosse um jogo de pré-época.
Estes jogos são perigosos, eu já o aprendi há muito tempo, por mim podem cortar a taça da liga do calendário mas tudo o resto é importante e possível de conquistar. Com primazia incontestável pelo campeonato, mas sem desprezo por tudo o resto, logo amanhã é para vencer sem contestação. Atestar no relvado a competência da melhor equipa Portuguesa.

Acho que a teoria da rotatividade dos keepers já demonstrou que chegue ser demasiado falível e contestável.
Por mim joga Helton. A menos que esteja indisponível. O Kiezcek, com sorte, pode fazer uns minutos nos jogos que restam da taça da liga. 
Na defesa, desde que não jogue Sereno, há um mínimo de tranquilidade pois já lá tem de andar o Rafa. No miolo, eu antevejo o regresso à titularidade do "titular" Fernando e não abdicava de Moutinho, parece-me certa mais uma oportunidade a Ruben Micael que não as tem merecido muito. No ataque colocaria James,Walter e Varela. James está num grande momento e precisa de jogar, Varela precisa de ritmo e os 2 juntos são armas poderosas para ultrapassar a defesa contrária. Quanto a Walter, se não joga este jogo, não sei quando jogará. Acho que se pode deixar Hulk e Belluschi no banco, mas nunca "inventar" de mais. Kiescek, Sereno, Souza e tal não se metem numa equipa já com bastantes alterações. Seria imprudente.


P.S. - Não vejo os programas da treta que são um reflexo da tristeza do nosso futebol e também do nosso País, mas às segundas e terças muitos continuam a ver gente que nada percebe de futebol a mandar bitaites, a promover ódios e burrice ao quilo. 
Hoje fartei-me de receber mensagens e telefonemas com relatos dos programas de hoje e de um discurso do nosso Presidente em Espinho, que terá sido transmitido nesses mesmos programas.
Ora, pelo que me disseram, o Presidente lá voltou a falar nos Guerras, Delgados e Vasconcelos. E eu sinceramente estou farto disso. Tal e qual como os elogios e a "amizade" constantes ao chicletes.
É óbvio que muitos gostarão, pois senão não o dizia, mas tal e qual como digo aos que vêm os tais programas nojentos...centrem-se só no que tem interesse e relevância e desprezem o resto.

Está mais do que na hora do Presidente e o clube deixar de dar atenção a coisas sem interesse. Se o justificarem, responda-se a eles convenientemente, nos locais próprios e de forma adequada. Agora andar a dar importância a quem merece apenas desprezo, é demais e já são vezes demais, falam sempre neles. 

Ler, ouvir ou ver certas coisas são atentados à nossa sanidade mental.
1 comentários

10.1.11

A vergonha da novela "Ronaldinho"


Ronaldinho é um dos jogadores que mais admirei nesta última década, uma fábrica de sonhos que nos deliciava com momentos únicos de técnica pura, com a cereja em topo do bolo. E a cereja era o seu estado de espírito em campo, sempre presente, o seu sorriso. Contagiante, poderoso, era impossível ficar indiferente a algo que parecia aqui e ali estar acabado. A alegria de jogar futebol estampada no rosto de um astro, sempre, qualquer que fosse o cenário.

Ronaldinho conquistou 2 bolas de ouro, muitas vitórias e marcou muitos golos. Esteve nos melhores palcos do mundo e como está longe de ser perfeito, chegou o momento em que acabou definitivamente para o futebol de primeira linha, está numa fase em que precisa mais de mulheres e álcool. O Milan já não era camisola para sustentar tal coisa, então estava na hora de mudar de rumo, basicamente o que ele tem para dar de momento é o nome para merchandising e umas imagens aqui e ali do talento que deliciou o mundo.

Opções seriam mais do que muitas: "States", Médio-Oriente, Japão,...e muitos clubes europeus certamente dariam bom dinheiro para poder vender a marca Ronaldinho. Mas ele quis o Brasil, queria regressar, não haveria melhor cenário para ele. E é aqui que começa a burrice e a pouca vergonha.

Fez juras de amor ao Grémio, prometeu ir ajudar o seu clube do coração sem olhar a dinheiro, o clube adorou a ideia e abraçou-a com toda a força. Entretanto o tonto do seu irmão andava a tentar leiloá-lo a todos grandes clubes no Brasil, Palmeiras e Flamengo foram os que entraram a sério na novela, entre jogos mais ou menos sujos.
Enquanto brindava o fecho da negociação com os dirigentes do Grémio com champanhe, Assis comunicava com o Palmeiras e Flamengo, perpetuando o leilão. A coisa ultrapassava os limites do ridículo dia após dia, marcaram-se conferências de imprensa para não dizer coisa nenhuma, tudo era válido para pressionar os interessados no leilão.

O Grémio levou com um belo "par de cornos" e um punhal de prata nas costas, o Palmeiras tentou fazer as coisas minimamente decentes, acertando tudo com Milan e jogador...mas depois quem fica com o jogador é o Flamengo. Que foi quem acedeu aos jogos mais sujos e aos pedidos mais obscenos do tonto irmão de Ronaldinho...o tal Assis, que já foi jogador do sporting lisboeta.

Depois do Ronaldo (fenómeno/gordo) que regressou ao Brasil fazendo juras de amor ao Flamengo e acabando no Corinthians, temos o Ronaldinho que conseguiu ser pior ainda, pois não esperava isso dele em concreto. Pensei que ele fosse mais capaz de fazer um acto como o de Verón quando regressou ao seu clube do coração na Argentina, do que os vulgares mercenários.

Ronaldinho podia ter um final pacífico, com mais fãs do que os que já tinha, possivelmente e com a conta bancária bem recheada de qualquer forma. Preferiu este caminho. Da minha parte leva a minha reprovação e o meu desprezo quanto ao seu futuro e à sua postura.

No Rio Grande do Sul, exigem que se deixe de tratar o mercenário por "Gaúcho", já que se trata de uma ofensa a todos os Gaúchos. No Palmeiras ninguém o pode ver, Scolari ficou louco com a situação, por todo o Brasil e por todo mundo perdeu um grande número de admiradores com isto.

São opções. Que como todas as outras têm consequências. Como diz o Milton Neves no seu blogue, pode ser que lhe aconteça o mesmo que a Vampeta, o Fla finge que paga e o jogador finge que joga.
4
comentários

8.1.11

FC Porto 4-1 Marítimo: De se lhe tirar o chapéu


Uma diferença de 5 ou 6 golos ilustraria melhor o que se passou em campo. Um grande jogo, uma grande atitude, um grande resultado.

Guarín faz a sua melhor exibição desde que chegou ao Porto, 2 golos fenomenais e uma exibição de encher o olho, foi o homem do jogo e merece todos os aplausos. Foi ele a abrir o marcador com aquele míssel a 40 metros, foi ele a matar o jogo com o 3-1, grande Guarín. É deste Guarín que precisamos. 

André Villas-Boas apostou em deixar Walter no banco e colocar Hulk no meio, apostando na velocidade dos atacantes e sua versatilidade, foi uma aposta ganha. Com os titulares a conversa é outra, apesar das ausências que nos assolam ainda, a destoar só mesmo o Rafa...para não variar.

Enorme Moutinho, o pulmão da equipa, cerebral. É o pêndulo desta equipa e um FC Porto sem ele nesta altura não pode ser o mesmo. Enviou uma bola ao poste e merecia plenamente esse golo. Mais um grande jogo.

James Rodríguez. O puto não engana. Admirava-o desde a sua ascensão na Argentina e que bom foi vê-lo ingressar no Dragão. Ainda hoje não encontro razão para o seu desaparecimento tão prolongado da acção, de repente aparece e é o que se vê, talento puro e um potencial de outro mundo. Grande diamante temos. Uma técnica fabulosa, aquele pé esquerdo delicia, versátil e bom no jogo aéreo. Bem limado passará de grande promessa a um dos melhores do mundo. Não tenho dúvidas. Além do golo esteve pertíssimo do golo em mais 3 ocasiões, 2 cabeceamentos de belo efeito e um livre directo muito bem executado, grande exibição.

É impossível não falar de Hulk, é a nossa estrela e hoje fez o que lhe competia, tal como os restantes esforçou-se imenso. Marcou um belo golo, o 14º em 15 jogos, ofereceu o 4º a James e brindou-nos com belos momentos e pormenores de artista. Simplesmente, Hulk.

Xistra
Um cancro do futebol. É mau, péssimo, horrível. Incompetente e como sempre ridículo.
Uma perseguição e provocação constante aos jogadores do FC Porto, que vem de longe, a tentar sempre estragar o espectáculo quando ninguém em campo fazia por isso.
Tentou amarelar de forma ridícula tudo o que de azul mexia, houvesse ou não razão, levando-o ao ridículo. Admoestar Sapunaru com um amarelo, num lance em que é o romeno a sofrer falta, sainda lesionado desse mesmo lance...é demais...mas esse lance acabou por dar no golo do Marítimo. É assim que estes incompetentes se alegram, o doce sabor da manipulação do jogo, uma vergonha.
O amarelo ao Guarín só pode ser entendido como mais uma demonstração de ódio ao FC Porto, pura e dura, doeu-lhe o golo, ia contra o seu "trabalho"...meter um chapéu na cabeça não dá amarelo nem no Botswana.

Parabéns a todos os jogadores do FC Porto e a André, mais uma prova do valor da equipa e do seu carácter, é assim que tem de ser. Vamos a eles!



1-0





2-0




3-1





4-1


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Copyright © 2010 The Blue Factory of Dreams | Premium Blogger Templates & Photography Logos | PSD Design by Amuki