1 comentários

31.3.11

Whest Ham, Everton e Manchester City seguem Varela



É algo que tem sido difundido nas últimas horas em vários sites de Inglaterra, isto depois também de Varela ter proferido declarações em que confessava ter o desejo de jogar em Inglaterra no futuro, mesmo que por agora esteja apenas focado no FC Porto.

Varela, que chegou a custo zero ao FC Porto, tem cimentado uma posição de destaque no FC Porto e agora também na Selecção Portuguesa.

Esta temporada tem 9 golos apontados pelo FC Porto, 7 dos quais entre Setembro e Novembro do ano passado que terá sido o seu melhor momento da temporada, mas agora parece estar a recuperar a sua melhor forma com golos no FC Porto e também na Selecção Portuguesa.

Varela é um extremo que tem óptimas características para a Liga Inglesa, por isso não estranha que andem vários clubes atentos, daí até alguém o conseguir levar é que vai alguma distância.

Varela tem contrato até 2015 e uma cláusula de 40 milhões de euros.

Tem 26 anos e o sonho de jogar um dia em Inglaterra.
Não me parece que o seu ciclo no FC Porto esteja a chegar ao fim esta época.
Sobretudo se confirmar-se a saída do incrível Hulk, talvez também para Inglaterra, segundo consta.

Mas como em tudo, o dinheiro é que manda, se alguém chegar à frente com uma proposta irrecusável...
E em Inglaterra há dinheiro..

Tudo dependerá do que se suceder com várious outros "dossiês" de mercado, note-se também que o FC Porto já contratou 3 extremos (Kelvin, Iturbe e Djalma), não sendo certo que todos façam parte do plantel.
4
comentários

30.3.11

Duarte Gomes, o caça-morangas foi nomeado para a Luz


Este foi o nomeado pelo sempre "pouco faccioso" Vítor Pereira, como não pode ser, só existem árbitros de Lisboa (ou em último caso Setúbal) disponíveis.

Basta vê-las com alguma frequência para ver como as listas de árbitros são cada vez mais fruto dos "outros lados" que o Vieira traçou já há muitos anos.

Duarte Gomes, o vaidoso, que dentro e fora do campo gosta de dar nas vistas.

  •  Foi ele que decidiu que havia condições para se disputar o Académica-FC Porto desta temporada, num campo impraticável, que colocou em risco a integridade física dos jogadores. O FC Porto mesmo assim conseguiu ganhar, mas não conseguiu ficar sem lesionados, alguma coisa ele tinha de ganhar com a palhaçada.
  •  Foi ele que decidiu escrever num relatório, uma troca de insultos ou agressões entre um elemento do FC Porto e o seu motorista no Dragão, quando não tinha a mínima competência para tal nem sequer tinha presenciado o incidente.
  • Foi ele quem assinalou uma das grandes penalidades mais insólitas do futebol Português, um penalty mentiroso que ofereceu a vitória ao benfica, num Estrela da Amadora-benfica para a Taça da Liga. Teve de pedir desculpas no fim.
  • Foi ele que efectuou várias arbitragens que prejudicaram de fio a pavio o FC Porto, muitas houve em que não pediu desculpa, mas numa final da Taça de Portugal frente ao Setúbal que acabou em 2-1 teve de fazê-lo. Foram uns 2 penaltys não assinalados, foras-de-jogo mal assinalados, expulsões perdoadas...um festival.

É um árbitro que está melhor preparado para participar nos Morangos, do que ser um juíz que consiga gerir bem o jogo e impor  respeito em campo, normalmente ou desata a distribuir cartões porque sim ou pega-se aos encontrões ou ao estalo com alguém.

Ferve em pouca água e tem tudo menos consensualidade e características essenciais para um jogo destes.
Bravo Vítor Pereira. Deves assistir ao jogo no Barbas, ou vais para o camarote?
5
comentários

Micaela Reis, a mais bela Portista de Angola


4
comentários

29.3.11

Fernando Soares Gomes da Silva, onde andas tu? (take 2)




Artigo 88.º - Prémios

1. Ao Clube vencedor será atribuído um Troféu, em prata, com a denominação oficial da competição – LIGA ZON SAGRES.
2. O troféu acima mencionado poderá ser entregue imediatamente a seguir ao final do jogo, no qual o Clube se sagre campeão da competição, independentemente de esse ser ou não na última jornada do campeonato.
3. Aos jogadores utilizados pelo Clube vencedor será distribuída uma medalha em prata dourada.
4. Para serem distribuídas pelo director do departamento de futebol, médico, massagista e treinador serão atribuídas ao Clube vencedor quatro medalhas de prata dourada.




O FC Porto pode conquistar o campeonato no próximo fim-de-semana,este é o tema quente da actualidade desportiva, mas mais uma vez o presidente da Liga anda desaparecido.

Vi-o aos abraços ao vieira, no benfica-sporting da Taça da Liga, soube que esteve no jantar de gala do novo satélite encarnado varzim ou "Varzica" como -penso que convenientemente- lhes chamo. De resto...

Tal como se escondeu perante todos os incêndios, todas as polémicas, todas as incompetências vindas da sua própria casa Fernando Soares Gomes da Silva, onde andas tu? (take 1) o presidente profissional da Liga faz de conta que não é nada com ele...

Os regulamentos da Liga dizem que o troféu poderá ser entregue no jogo em que se decide o campeonato, gostava de saber quem redigiu o "poderá" ou como lá se chegou.
Mas "poderá" porquê?
Não pode ser antes um ou é ou não é?

Poderá se for o benfica, poderá se estiver sol, poderá se o presidente da Liga não tiver um jantar ou uma comunhão? Mas que raio de "poderá" é este?

É com estes "poderás" que as conveniências e inconveniências servem os interesses dos mesmos do costume.

Deve ser por causa de um "poderá" semelhante que o Jesus continua sem ver castigo algum por andar a espalhar murros no relvado, deve ser por causa de outro "poderá" que o presidente da Liga acha que não tem nada a ver com isso, o "poderá" deve dar um "jeitaço"...

* Nunca mais me esqueço, quando em 2005, num campeonato vergonhoso da Liga do cunha Leal até uma gala inventaram -pasme-se- em plena cidade do Porto. Na casa da música.
Claro que aquilo só se realizou uma vez.
Outro "poderá" na história.

Claro que todos estes temas, são esquecidos/desprezados/branqueados pela imprensa que serve os tais interesses do costume, nada disto interessa.
Por tudo isso é que este presidente que tão desaparecido anda, não é questionado ou mencionado em lado nenhum, tenho pena que o meu clube não o encoste como o devia fazer à parede.

Já que mais ninguém o faz.

Uma vez mais -porque nunca é demais- BENDITA a hora que saíste do Futebol Clube do Porto.

BENDITA
5
comentários

Em pré-estágio para o resgate, algumas pequenas marcas do blogue



Um vídeo marcante, que nos toca e prepara para o resgate do próximo fim-de-semana, num dia em que este blogue atingirá alguns números interessantes.

O blogue, fundado em 26 de Dezembro de 2010, ainda com muitos poucos meses de vida é um espaço onde tenho todo o gosto de escrever e partilhar opiniões diariamente.

Falta um artigo para o número 100, um comentário para o número 200, ambos serão atingidos durante o dia de hoje seguramente.
Durante o dia de hoje entrará o visitante 10.000 e chegaremos às 14.000 visualizações.

Não serão números "record", nem surpreendentes, mas são muito simpáticos e que enchem de satisfação.

Este blogue não tem nem terá publicidade, não faço dele um centro de copy&paste de notícias, procuro que seja um local de troca de opiniões e análises sobre temas que nos interessam a todos na vida do nosso clube.

O blogue tem presença no facebook e twitter (ver barra à direita).

Agradeço a todos os que aqui vêm e participam, espero que sejam mais no futuro, embora o interesse não seja na quantidade mas sim na qualidade das participações.
Por isso também nunca ter estado aberto o espaço de comentário a "anónimos", normalmente "terroristas", que vêm espalhar o insulto e a má educação por aí.

O blogue neste momento apenas tem a minha autoria nos posts, mas o objectivo passa por abrir o espaço a mais gente, em breve espero poder anunciar novidades relativamente a isso.

Um espaço livre, humilde, que ama o FC Porto.

Obrigado a todos!
4
comentários

28.3.11

Domingos Paciência, que vais fazer da tua vida?



As eleições do sporting, por mais "futradas", "golpadas" e "car(v)alhadas" passam-me bem ao lado.

No meio de tudo isso há apenas uma questão que me merece alguma preocupação, que se chama Domingos Paciência, que temo que esteja prestes a cometer um suicídio desportivo.

Domingos foi um dos meus "ídolos" enquanto jogador, sempre tive uma grande simpatia e admiração por ele, mesmo que até preferisse o Kostadi9 na brilhante dupla que fizeram no FC Porto. Na altura envergava a camisola 8 nas bancadas, do Kosta e não a 9, do Domingos. Mas era um pormenor.
Os 2 eram gigantes naquela altura.

No regresso de Tenerife, Domingos esteve para ir para este clube anedótico, para onde se supõe que vá a breve trecho. Acabou por não ir, diz-se que "resgatado" em plena auto-estrada, será que agora o fará?

O trajecto de Domingos em Braga é fenomenal. Merece todos os elogios e tem a minha plena admiração.
O homem teve a imprensa contra ele, porque é "made in" FC Porto, porque o Jesus que lá esteve é que tinha os méritos todos de tudo de bom que o Braga fazia...
O homem singrou contra todas as probabilidades, em condições muito adversas, com armas abissalmente inferiores.
Segundo lugar no campeonato, no ano de todas as euforias da equipa "melhor do que a de Eusébio" treinada pelo gajo que é "melhor que o Mourinho", na última jornada!!! Com os famosos túneis e sucedâneos pelo meio.

O homem elimina Celtic, Sevilha, entra com o Braga na Champions e porta-se como gente grande.
Mesmo depois de levar uma cabazada no Emirates que poderia ter consequências irreparáveis.
Discute os oitavos que infortunadamente não atinge, com pontos normalmente suficientes para tal, chega à Liga Europa e afasta os polacos que tinham "enrabado" a Juve -por exemplo- e afastam o "ultra-temível" Liverpool.

Mesmo com o Salvador a destruir a espinha-dorsal da equipa pelo meio. Os 3 melhores jogadores dos 3 sectores foram vendidos no Inverno (Moisés-Luis Aguiar-Matheus). Não se queixa.

Sem ninguém dar por ela, está a 1 ponto da 3ª posição da Liga, depois de um começo terrível na mesma competição.

Não adianta insistir porque jamais compreenderei porque é que Salvador não lhe renovou contracto em tempo oportuno. À vista desarmada não se avistam motivos ou razões, os resultados são esmagadores, os adeptos clamam pela sua permanência.

Não sei se Domingos é que criou condições para uma ruptura em Braga, custa-me a crer, tal como me custa a crer que depois de tamanho percurso brilhante ponha em causa deitar tudo para o saco do lixo e acabar tudo isto numa tragédia desportiva.

Que é o que significa ir para o sporting.

Domingos neste momento pode escolher muitos destinos aliciantes. Com o seu notável trabalho, abriu certamente portas muito atractivas, o que custa ainda mais a entender tudo isto.

Godinho Lopes, a imprensa lisboeta, anunciaram-no claramente durante toda a campanha.
Domingos nunca o negou.
E isto para além da carreira do Domingos e do que isso significa para mim e adeptos Portistas, traz algo de muito grave para cima da mesa, o Braga está a lutar directamente com o sporting pelo 3º lugar e encontram-se na última jornada provavelmente numa verdadeira final pela posição.
Acabar em 4º significa fazer mais pré-eliminatórias na pré-época, da próxima temporada, Domingos só pode sair manchado desta situação.

Muitos Portistas gostariam de vê-lo um dia no Dragão, porque gostam dele, porque reconhecem-lhe competência.
Ele saberá que neste momento isso estará ao seu alcance. Quem é o treinador que não gostaria de chegar ao Dragão?

Mas para mim, caro Domingos, indo tu para Alvalade...nada voltará a ser o mesmo.
Para além de achar que vais destruir a carreira, vais ferir a ligação à minha "idolatração" e a grande parte dos Portistas, mas até ao momento pareces incapaz de dizer ou assumir algo como o Jorge Costa.
Que por outras palavras disse "Segunda-circular nunca!".

És livre de ires para onde quiseres, nem sei bem qual será a verdade ou o teu futuro destino, mas os dados que estão em cima da mesa são negros.

Demasiado negros para eu não deixar de estar bastante desiludido contigo, Domingos Paciência.
0
comentários

26.3.11

Colômbia 2-0 Equador : Os golos de Guarín e Falcao





Os Dragões colombianos andam em alta, então o homem-bomba Guarín, não pára de marcar golos agora.

Parabéns aos 2 e esperemos que na Luz façam o mesmo!
5
comentários

25.3.11

Porque os jogadores não devem falar...(casos de Pepe, Rúben Micael e Falcao)



Ao longo dos tempos, vemos e ouvimos muitos "especialistas" clamarem para que os microfones sejam entregues aos principais artistas do espectáculo, neste caso os jogadores de futebol.

Nós próprios, na inocência de pensamento, também já nos vimos a pedir ou desejar o mesmo.

Até que ouvimos o que a larga maioria de jogadores de futebol têm para dizer.
E chegamos á brilhante conclusão que o lugarzinho deles é no campo de treinos e no campo de jogo, aí alguns sabem o que fazem e até chegam-no a fazer de forma brilhante, com um microfone à frente normalmente sai desgraça.

Estas últimas horas, ou nos últimos dias, 3 casos são gritantes e chamaram-me particularmente a atenção.

Falo de Pepe, Rúben Micael e Falcao.

Pelo menos os 2primeiros são mais do que reincidentes no tipo de declarações que proferiram, mas há sempre um momento em que se esgota a paciência, pontapé no traseiro e ide mas é treinar e jogar playstation, x-box ou Wii.

Pepe em sessão de espancamento
 Começo pelo caso de Pepe, um jogador de grande categoria, um dos melhores centrais da actualidade e mais um formado com a excelência da marca FC Porto. Nada disso está em causa.

Mas este jogador, que por estes dias anda a regatear para ver se ganha uns 4 milhões de euros/ano, já no FC Porto tinha mostrado o seu carácter e que caladinho é que era um poeta.
Sempre que abria a boca saía asneira.

Todos nos lembramos da forma vergonhosa como sempre que apanhava um microfone tentava forçar uma saída do FC Porto, todos nos lembramos como ele preconizou que o Azenha é que seria o próximo grande treinador que o mundo conheceria, entre tantas outras asneiras.

O que decidiu ele fazer desta vez? 
Um ataque vergonhoso, lastimável, pessoal e porco...talvez à última pessoa que o merecia da sua parte.
Carlos Queirós foi vítima de uma vendetta vergonhosa, da qual Pepe deveria sentir vergonha e sim prestar toda a solidariedade ao seu ex-seleccionador, isto se fosse um homem com H.

Porque quem tem um mínimo de memória sabe que este brasileiro, que tanta gente insultou por ir para a selecção, este brasileiro que decidiu numa certa noite fazer uma sessão de espancamento em pleno Bernabéu repleto e que foi uma das páginas mais negras do desporto recente, este brasileiro que passou 6 meses sem competir por causa de uma grave lesão que teve...foi defendido como quase ninguém, foi protegido e levado ao Mundial pela mão de Carlos Queirós, quando todo o País praticamente o linchava por isso.

Pepe mete-me nojo. Não tenho complacência para pessoas com este nível, ainda por cima tem a distinta lata de tentar dar lições de Patriotismo, depois de toda a porcaria que disse.


Rúben Micael num qualquer falhanço
 Passo para Rúben Micael, outro para quem a paciência já esgotou, o madeirense que não joga "ponta de um corno" mas que tem a distinta lata de sempre que apanha um microfone à frente reclamar titularidades e fazer-se de vítima de uma tremenda injustiça.

O madeirense foi contratado a época passada e cumpriu bem, entusiasmou e gerou grandes expectativas altas para esta nova temporada...Ninguém nega que tem talento. E esperava-se muito...


 ...Mas se esta temporada não houvesse um grande Belluschi, que não havia com Jesualdo, se calhar quem andava com as mãos na cabeça seríamos todos nós.

Ainda na última votação (aqui realizada) se viu como foi espelhada a opinião dos Portistas face à desilusão que este madeirense protagonizou esta temporada.

Não joga "ponta de um corno", parece outro, ninguém compreende o que aconteceu ao Rúben do ano passado. Continua a ter oportunidades, muitas mais do que as faz por merecer, mas o madeirense cada vez carrega mais na cassete. Que vítima que ele é.

Sempre que foi a uma conferência de imprensa, sempre que passou numa flash, sempre que vê um microfone vem logo falar da titularidade que merece e toda a parvoíce que normalmente debita. Vez após vez.

Quando ele jogava devidamente à bola nem ia à selecção, agora não joga puto e vai lá, se calhar isso tolda-lhe as ideias.
Ou alguém não lhe disse que quem avaliza grande parte da convocatória chama-se Jorge Mendes, o empresário por quem ele assinou, o tal que também cresceu à custa do FC Porto e agora pavoneia-se entre os derrotados de Lisboa. 

Para que fique claro, esta tremenda vítima Madeirense participou em 28 jogos oficiais esta temporada, nem conto as oportunidades da pré-época. 13 jogos como titular, 5 dos quais na Liga Europa, oportunidades em catadupa para quem nunca mostrou Nada, Niente, Nicles, Nothing. Como se diz lá na Madeira?

Não sei o que queres ó Micael, mas já não há paciência para te ouvir, ou te calas e provas que mereces jogar ou vai lá à tua vidinha...que no FC Porto não tens lugar a jogar assim. Muito menos a falar...


Falcao
Para último deixo Falcao, o caso mais sensível e diferente dos outros, mas que não deixa de merecer a minha crítica.

Falcao foi talvez o rosto mais visível da revolução twitteira do futebol luso, ou pelo menos no reino Portista. Ele vinha com twitter, facebook, site oficial. Um autêntico e assumido viciado nestas plataformas com as quais perde algum tempo.

Não fui dos que vi isto como negativo, muito pelo contrário, apoiei e segui esta postura mesmo apesar de ver (por exemplo) os seus compatriotas James e Guarín a fazer sérias asneiras nas mesmas vias.

Falcao uma vez ou outra, mostrou ou disse também algo para além do que devia, nada que merecesse uma dura crítica mas uma chamada de atenção pelo menos.

Mas agora caíu-me mal, como ele foi para Espanha (pela Selecção), dizer que o Villareal era o favorito para ganhar a Liga Europa. Isto enquanto piscava o olho aos clubes espanhóis, dizendo que é para ali que gostava de ir, ó Falcao nem queiras saber o que me saiu da boca quando li as tuas declarações.

O Villareal? Por alguns bons jogadores e equipa que possa ter, ele tem noção do que é o FC Porto, ou na altura o que caía bem era piscar o olho a tudo o que era Espanhol? 

Falcao é e será um avançado que figurará na lista dos melhores que vi ao serviço do FC Porto, era daqueles que adorei como poucos e que desejava aquele contracto bem prolongado, hoje posso dizer que algo se esbateu. Se calhar caí na real, se calhar é melhor assim não sei, mas as tuas declarações fizeram algum efeito ó Falcao. Nao sei se também fizeram a quem tentavas piscar o olho, mas a mim fizeram.

Não sei qual é a coincidência no meio disto tudo, mas já ando há mais de meio ano ouvir o Falcao a dizer que por ele fica no Porto e quer muito, mas os meses vão passando e não há qualquer renovação.
Depois sei que o FC Porto anda a fazer grandes esforços nesse sentido, enquanto Falcao anda a piscar o olho a Espanha e diz que o Villareal é melhor que o FC Porto, pode ser tudo defeito meu...

Fica o desabafo, o que pensam destes casos?
2
comentários

As linhas de Paulo Futre - Humor IMPERDÍVEL -



Falaram-me nisto e desvalorizei à partida, lá acabei por ver o vídeo e desmanchei-me a rir, de início ao fim.
Acreditem, que têm de ver até ao último segundo, porque é sempre a subir o nível de delírio!!! Por mais inacreditável que possa parecer em várias alturas.

Ele repete várias vezes as "linhas" no discurso, mas eu cá acho que andou a falar em linhas tempo demais antes do discurso, é só um mero palpite.

É-me difícil escolher o momento-mor desde discurso que perdurará para toda a eternidade. É sublime. 
4
comentários

22.3.11

Spartak de Moscovo, a análise

O sorteio da última sexta-feira ditou que o FC Porto vá defrontar outra equipa russa na Liga Europa.
O Spartak de Moscovo será o adversário nos quartos-de-final da competição.

Como referi aqui antes do sorteio não tinha qualquer feeling ou desejo especial para o mesmo.
Considerava apenas que seria positivo não defrontar nesta fase os 2 maiores concorrentes (na minha opinião) à vitória na competição, o Dinamo Kyev e o Villareal, isso aconteceu e para mim bastou.

Há uma opinião generalizada que esta competição parece fácil demais, pois não parecem haver "bichos-papões", o que se esquecem de referir é que alguém teve de eliminar esses mesmos "papões" para aqui chegar (Juventus, Manchester City, Sevilha, Liverpool, Besiktas, Dortmund, Atl. Madrid, Palermo, Nápoles, Rubin Kazan, Zenit, CSKA Moscovo e Ajax foram todos mandados borda fora da competição).

Centremo-nos agora no Spartak.


A equipa russa terminou a última temporada na 4ª posição do seu campeonato, a uma distância bem considerável dos lugares cimeiros, por curiosidade ocupados por clubes já excluídos desta edição da Liga Europa.

De ressalvar que o melhor marcador deste campeonato na temporada passada foi um dos melhores jogadores do Spartak, o avançado brasileiro Welliton, que facturou 20 golos .

Esta época o Spartak começou por estar presente na Liga dos Campeões, onde esteve no grupo F, juntamente com Chelsea, Marselha e Zilina.


Prestação negativada equipa russa, pois além das pré-adquiridas 2 vitórias ante o débil Zilina, pouco há a retirar de positivo da sua prestação.
Conseguiram vencer em Marselha na primeira jornada do grupo, mas na hora das decisões, levaram um 0-3 em própria casa pelo mesmo Marselha.
Com o Chelsea, 2 derrotas,com um 6-1 no total dos 2 jogos.

Passaram para a Liga Europa.

Onde derrotaram já 2 adversários, Basileia e Ajax, até chegar aos quartos-de-final.
Curioso verificar que começaram essas 2 eliminatórias a jogar fora e que foram esses mesmos resultados conquistados fora a garantir ou alavancar a sua passagem à seguinte eliminatória.

Frente ao Basileia uma vitória 2-3 na Suiça e um empate 1-1 em casa. 
A vitória na Suiça tratou-se inclusive de uma "remontada" assinalável pois ao intervalo estavam a perder por 2-0. Chegaram ao golo da vitória ao minuto 90, já depois de estarem a joga contra 10, por expulsão de Shaqiri aos 78 minutos de jogo.

Mas vou dar especial destaque à última eliminatória, frente ao Ajax, na qual alcançaram 2 vitórias mas onde os números não traduzem bem  realidade do que se passou.


Primeiro jogo, em Amesterdão, onde alcançaram uma vitória de 0-1. 
O que se passou em campo?  Um massacre inacreditavelmente ineficaz por parte do Ajax, onde um resultado ajustável ao que se passou em campo, seria um 4-0 ou semelhante.


Os números são avassaladores e esclarecedores. Olhem bem para todos eles.



Como jogaram as equipas:

Branco: Spartak / Vermelho: Ajax

Na primeira parte do encontro o Ajax tomou as rédeas do jogo, como se antevia, com rápida circulação de bola criou uma avalanche de oportunidades. O Spartak não saiu do seu reduto defensivo. 
Nem um ataque esgueirou.
Por ineficácia e azar dos holandeses, ao que se juntou uma brilhante prestação do keeper russo, o resultado estava num inacreditavel 0-0.

E foi ao intervalo que o Spartak ganhou o jogo. Com o Ajax já algo desgastado pela ineficácia de tamanho massacre e por obviamente acreditar que o Spartak ainda seria mais ultra-defensivo no segundo tempo, os russos surpreenderam e apanharam os holandeses desprevenidos, não transfiguraram de forma avassaladora o seu jogo. Mas apenas o suficiente para a sorte lhes tocar.
Os russos, em vez de se remeterem ao seu último terço defensivo, passaram a pressionar no meio-campo e numa única desatenção de Anita... o brasileiro Alex aproveitou o caminho aberto para desferir um belo remate que deu em golo.
A partir daqui os russos tentaram gerir bem o jogo enquanto lhes foi possível, o Ajax foi sentindo dificuldades em perfurar ao contrário de toda a primeira parte, mas nos últimos 10 minutos mais uma avalanche de oportunidades foram travadas por um milagreiro guarda-redes com o nome Dikan.



Segundo jogo, com uma história completamente diferente, mas com números novamente enganadores:


O Ajax, depois do festival de ineficácia da primeira mão, sabia que tinha de inverter o resultado fora de portas.
E começaram logo por serem apanhados desprevenidos desde o primeiro minuto. 
Inesperadamente o Spartak assumiu uma postura bastante agressiva e atacante, encostando o Ajax às cordas nos primeiros 15 minutos, o que acabou por partir a equipa do Ajax e afectá-la para todo o resto da partida.

O jogo teve fases repartidas daí em diante, mas o golo da primeira mão e os 15 minutos iniciais da segunda partida ditaram a eliminatória, os russos geriram com bastante inteligência o resto da partida e acabaram por ganhar numa exagerada goleada por 3-0.

Neste jogo foram Ibson e Carioca que equilibraram a sua equipa e controlaram completamente o centro do terreno.


Branco: Spartak / Vermelho: Ajax


É fácil averiguar que o Spartak é inferior ao nosso anterior adversário na Liga Europa, tanto a nível de individualidades como a nível colectivo, o CSKA era uma das mais fortes equipas em competição.

O Spartak também tem nomes caros, brasileiros q.b., mas está perfeitamente ao nosso alcance.

Como podemos depreender desta análise e dos resultados alcançados por esta equipa, é preciso ser eficaz no jogo caseiro e ter sempre em conta que esta equipa russa é bastante cínica no seu jogo, cínica a favor.

Já temos a experiência do que é jogar no Luzhniki, soubemos controlar e vencer uma equipa superior a esta, temos de estar concentrados e tentar ser eficazes na finalização.

É importante não deixar esta equipa ganhar vantagem na eliminatória, situação em que pode tornar-se perigosa, estou certo que André Villas-Boas alertará os jogadores para a melhor forma de os "aniquilar".

Ibson regressará ao Dragão, um jogador que não triunfou quanto podia mas onde deixou alguns fãs, eu gostava de Ibson e tive pena que não triunfasse quanto achava possível por cá.
A par de Ibson, Alex, Welliton e outros brasileiros são jogadores de grande qualidade. 
Não os considero superiores aos intérpretes do CSKA, mas merecem todo o respeito e atenção, como é óbvio.

Penso que serão precisos jogos terríveis do FC Porto, para não passar esta eliminatória, mas o jogo do Ajax-Spartak deve servir como referência na antevisão. Ou até mesmo o FC Porto-Sevilha, que também foi um festival de ineficácia.

O sorteio também ditou que o vencedor desta eliminatória defrontará o vencedor do Villareal-Twente.
Mas cada coisa a seu tempo. Para já, Spartak, apenas e só Spartak.

adeptas do Spartak de Moscovo

0
comentários

21.3.11

Bruno César, abola e o benfica


Há dias surgiu uma "notícia" numa coisa que se faz passar por jornal, que se designa por abola ou bíblia do benfica, que insinuava que o FC Porto estava na corrida por este jogador.

Para quem tem meio palmo de testa, ou um neurónio que seja, a contratação em causa nem sequer fazia sentido à partida, por parte do FC Porto.
Depois, como bem sabemos, se há quem não faça ideia do que se passa no Dragão são os alucinados talibans da travessa da queimada.

Logo qual o motivo? Nem seria preciso pensar muito. 
Eles nem sequer exigem qualquer esforço para os compreender, são básicos, primários.

Já tinha ouvido falar do interesse do clube da Luz neste jogador, hoje o jornalista Estevan Ciccone da Band, confirmou via twitter que o interessado do jogador estava longe de ser o FC Porto mas sim o benfica.

No seu blogue, mais tarde, confirma ainda que o clube vermelho oferece 6 milhões de euros pelo jogador, mas do Brasil são pedidos 8 milhões. Adianta ainda que esta semana haverá reunião entre as partes. 
O FC Porto deu-se ao trabalho de responder à mentira daquele folheto de propaganda, cheio de azia por estes dias, que não faz outra coisa senão tentar atacar o melhor clube português.
O que eu digo aos responsáveis do FC Porto é que em vez destas respostas a mentiras e calúnias, que tal proibir de uma vez por todas a presença destes australopitecos em toda e qualquer instalação do FC Porto.
Aproveito também para condenar qualquer Portista que anda a escrever naquele antro, de mim não merecem um pingo de respeito ou consideração, são vermes sem espinha que por acaso se dizem Portistas.

Lamento também que Jorge Costa, alheando-se do que aquilo é e significa, daquilo que também lhe fizeram directa ou indirectamente durante toda a sua carreira...se tenha disponibilizado a dar uma entrevista aquela porcaria. 
Lamento, condeno e não esqueço.
2
comentários

FC Porto 3-1 Académica



Estádio cheio, equipa sem qualquer pressão, todos os condimentos para uma bela partida e condizente vitória.

Comecemos pelo onze inicial.

Beto? Já aqui me pronunciei quanto às alterações de guarda-redes, a propósito daquela "banhada" do keeper polaco ante o Nacional, guarda-redes só se alteram quando não há outro remédio. O que não era o caso.
É típico muitos treinadores oferecerem uns minutos aos keepers suplentes após a conquista matemática do título, para estes também se sentirem campeões, isto foi um dos sinais que pode ter contribuído para aquela entrada em campo. Muitos pareciam pensar que era um jogo de treino, de festa, o que não era o caso.
Não gostei.

Moutinho e Fernando no banco. Previsível e aceitável. O problema da primeira parte não se deveu principalmente pelas suas ausências, como alguns querem fazer crer, mas sim pelo espírito e atitude daqueles que entraram em campo , aqui parece-me ter muito mais influência a entrada de Beto em jogo e no que isso possa ter reflectido nos restantes.

Uma primeira parte fraca, medonha, incompreensível e injustificável. Mais uma vez se ofereceram 45 minutos ao adversário, um golo e até um penalty, que o árbitro não assinalou. Asneiras a mais. E isto não é a primeira vez que sucede, é bom que não se faça por esquecer e se tente resolver estas entradas em jogo.
Há sempre onde melhorar!!!

Quanto à Académica, bem organizada, tentou aproveitar bem este estado de coisas e conseguiu mesmo materializar essas investidas com um golo de Addy. O jogador emprestado pelos Portistas, festejou como um desalmado, não é proibido mas não cai bem.
Esta semana ninguém vai falar do problema dos jogadores emprestados...

Os conimbricenses bem se tentaram agarrar ao penalty não assinalado, eles tal como os anti-portistas da praça, é que não se lembraram ou lembrarão de condenar o jogo assassino dos seus jogadores. Pelo menos 2 vermelhos ficaram por mostrar. Entradas assassinas de Addy e de um gordo Luiz Nunes ou qualquer coisa parecida, que mereciam uma noite na cadeia do estádio, amarelo para estas entradas é brincar com o desporto. Integridade física de Belluschi e Fucile completamente colocadas em causa.
Não vi ninguém condenar isto até ao momento.
André Villas-Boas devia referir isto também nas conferências!  

E na segunda parte tudo mudou. De repente, os sonolentos jogadores acordaram para a vida, de repente o FC Porto impôs um ritmo elevado em campo e agressividade. E instantaneamente se constatou as diferenças entre as equipas, a Académica morreu, o FC Porto mostrou que era uma questão de tempo a a reviravolta no marcador.

Guarín. Outra vez Guarín. Desta feita de pé esquerdo, foi ele a marcar o primeiro, foi ele a dar o grito de mudança.
Depois Maicon, a canto marcado por Hulk (milagre), numa bela cabeçada.
Por fim Varela, outro belo golo, a fechar o resultado.

Mas houve um festival de golos falhados. Podiam ter 5,6,7 mas a eficácia esteve longe de ser boa face às oportunidades criadas. Falcao continua a mostrar que falta sempre um "bocadinho assim" para chegar ao golo, ainda não foi ontem que inverteu este ciclo de ineficácia.

Hulk fez mais um jogo em que não agradou. Parecia estar com a cabeça noutro sítio. Acorda rapaz!

Fucile voltou a fazer um grande jogo. Mais um belo pontapé no traseiro daqueles tristes que bem tentaram fazer mais uma campanha nojenta para "matar" um jogador do Futebol Clube do Porto.

Também não compreendo porque é que Mariano entra em campo.
Mais um pequeno, mas péssimo sinal, também não gostei. Para isso que entre um júnior.
Rúben Micael mostra a cada aparição que tem de sair do plantel na próxima temporada.

Tudo acabou em bem, mas nem tudo correu bem. Valem os 3 pontos, título mais perto, objectivo principal conseguido.


Sobre a festa na Luz, era bonito (especialmente para nós adeptos), mas não é o mais importante. E tenho plena consciência que tudo há-de ser feito para tal não suceder.
O benfica tentará fazer o jogo da época, o árbitro e restante equipa serão escolhidos a dedo e com carta branca na mão, o ambiente será de palhaçada e impunidade total para os vermelhos.
Tenho total consciência disso e por isso não entro em obsessões por tal.
Depois, poucos dias depois disputa-se um encontro crucial para a Liga Europa, temos de ter consciência disso e isso é de facto mais importante!
O campeonato está ganho e tanto faz ser ganho na Luz, em Portimão ou no Dragão.
O jogo da Liga Europa tem de ser ganho na quinta-feira seguinte. É importante saber gerir e controlar isto.

Agora há pausa para selecções. Tempo, aqui no blogue, para abordar temas que têm ficado em banho-maria.
Espero que ninguém se lesione lá nos compromissos das suas pátrias.

Entre hoje e amanhã, assim que possa, irei fazer a prometida análise ao Spartak Moscovo.
3
comentários

20.3.11

FC Porto - Académica, às 20:15h (Sporttv 1)




















Em mais um lindo dia primaveril, o estádio do Dragão vai encher mais logo para receber e apoiar o FC Porto, numa espécie de ensaio geral para a festa.

O FC Porto quer os 3 pontos para ficar ficar mais perto do título, perfazendo este jogo o 4º da série de 5 que André designou como o necessário para comemorar, todos esperamos -mais ou menos assumidamente- que a festa comece em pleno circo lisboeta.

Para esta partida André contava com um lote de 7 jogadores em risco de exclusão para o próximo jogo, muitos jogadores, optou por isso de já na convocatória deixar 2 deles de fora (Otamendi e Sapunaru).
Os outros são Helton, Álvaro Pereira, Guarín, Fernando e Fucile.
Entre Guarín e Fernando um ficará a descansar no banco, o grande problema centra-se sobretudo nas laterais, pois estão os 2 em risco e Diogo Valente, Sougou e o árbitro Gralha hão-de tentar aproveitar-se disso. Preocupa-me sobretudo o caso de Álvaro Pereira, pois é um elemento essencial na equipa, crucial para a deslocação à Luz e tal como eu sei disso...o Gralha também sabe.
Álvaro, muito cuidadinho, portanto...

André demonstrou uma vez mais, na antevisão, concentração total e foco exclusivo nestes 3 pontos em jogo. 

Merecidamente, para todos estes jogadores, o estádio vai-se encher e isso vai galvanizar os 11 que entrarem em campo. Espero que hoje, se não for pedir muito, também possa haver um pouquinho de ópera. Um cheirinho...pelo menos.

A Académica e das equipas mais frágeis da Liga, mas que tem um meio-campo coeso e com bons intérpretes e as 2 principais referências, Sougou e Diogo Valente. Os 2 extremos são o principal perigo para o FC Porto e será importante que os restantes elementos ajudem os laterais em risco de exclusão a travá-los sempre que necessário.

Quanto mais cedo entrar o primeiro golo melhor. Mais fácil será de gerir a partida e a situação dos jogadores em risco de exclusão.

O meu onze para esta partida


























* Infelizmente não pude comentar e analisar o sorteio da Liga Europa, saiu-nos o Spartak Moscovo, do nosso ex-jogador Ibson. Queria evitar os 2 maiores concorrentes nesta fase do calendário, Villareal e Dinamo Kyev, isso aconteceu e já me dou por mais do que satisfeito.
O Spartak é mais fraco do que o CSKA e os resultados frente ao Ajax, por exemplo, são muito mas muito enganadores. Quem viu os jogos sabe a sua história. E os 2 foram completamente díspares.
Findo o FCP-Académica, colocarei um post de análise ao Spartak Moscovo, entre hoje e amanhã.

** Cruzei-me na sexta-feira, com Pinto da Costa e Angelino Ferreira, na Senhora da Hora. Instintivamente, eu e quem estava comigo, tivemos uma comunhão plena de que Porto Canal seria o motivo e sorrimos.
Fiquei muito contente ao ler as últimas notícias sobre o tema.
E o grande presidente ter um programa próprio de entrevistas, sublime, fantabulástico!!!

*** O Expresso diz que o director do canal será um jornalista popular de um dos canais generalistas, gastaram 5 linhas ou mais, para "esconder" um nome tão óbvio. É que não pode ser outro. E fiquei duplamente contente. Triplamente, vá.
4
comentários

18.3.11

FC Porto 2-1 CSKA Moscovo : Mais uma batalha ganha

Guarín volta a marcar

O FC Porto somou o 10º triunfo na Liga Europa, o que passa a ser um novo recorde nacional. Nenhuma outra equipa portuguesa venceu tantas vezes nas provas europeias numa só época.

Mais uma grande equipa deixada para trás. 
O FC Porto entrou de forma fantástica em jogo e isso ajudou a resolver um jogo que poderia vir a ser muito mais complicado.
Com um golo de Hulk no primeiro minuto a equipa russa sofreu um rude golpe nas suas aspirações, quando Akinfeev perdeu o norte e Guarín facturou o segundo a eliminatória ficou praticamente resolvida, mas a equipa do CSKA nunca desistiu.

Sempre referi que estávamos perante uma bela equipa, recheada de grandes jogadores, com legítimas aspirações na competição. E vencê-la, nas duas partidas, é algo de estrondoso.
O FC Porto soube sofrer, soube gerir, soube transformar-se durante o jogo de forma a controlá-lo sempre da melhor forma.
Temos uma grande equipa e um grande treinador.

Não havia Álvaro Pereira, nem todos os jogadores fizeram um grande jogo, outros até andam um pouco para o cansados ou fora de forma. Mas é notável como a equipa, em conjunto, supera tudo isso de forma magistral.

Leonid Sluts

 


"FC Porto foi uma equipa muito forte e é, sem dúvidas, o favorito a vencer a Liga Europa. 
...Mas defrontámos uma equipa muito bem preparada fisicamente, que pratica um futebol moderno, compacto entre linhas. Não há muitas equipas a jogar como o FC Porto, que tem uma defesa muito difícil de ultrapassar"



Vagner Love


"O FC Porto tem muitas chances de chegar à final e até de vencer esta prova."









Já está tudo a pensar no sorteio que se realiza às 12:00h de hoje, aprecio particularmente estes momentos que antecedem estes sorteios, mas não tenho feelings quanto a este em concreto.
Há equipa mais complicadas do que outras, temos encontrado adversários fortíssimos até agora, enquanto outros andam a jogar com equipas depauperadas e que nem querem saber da competição.
É muito diferente defrontar o Twente/PSV ou Dinamo Kyev/Villareal.
É mais ou menos consensual referir a equipa espanhola como o concorrente mais próximo do FC Porto, sinceramente respeito mais o Dinamo Kyev, que tem uma grande equipa e um excelente futebol e continua muita gente desatenta ao facto. Não gostava de defrontar equipas vermelhas de Braga ou lisboa, não me apela, mas venha quem vier...
6
comentários

17.3.11

FC Porto - CSKA Moscovo, às 20:05h (Sporttv 1)



Dia de jogo grande no Dragão.
O FC Porto recebe os russos do CSKA, com uma importante vantagem conseguida no encontro da primeira mão em Moscovo, mas como André Villas-Boas bem refere este jogo levanta muitos perigos.
Precisamente porque o resultado da primeira mão pode induzir em erro muita gente que pensa que isto está ganho, porque o CSKA é uma grande equipa e porque essa mesma equipa se dá muito bem a jogar fora de portas, basta atentar aos seus resultados nessa condição.

Gostei muito das palavras de todos os responsáveis do FC porto, do técnico a jogadores, bastante lúcidos e responsáveis, aqui não se respira a prepotência e arrogância de outros lados.
A humildade, o respeito pelo adversário e a concentração máxima são as receitas para se chegar ao sucesso.

Os russos não desistiram. Eles investem forte nesta competição e darão tudo para inverter a eliminatória. 
Eles sabem que um golo os coloca de novo dentro da competição, sabem também que ao marcarem primeiro podem conseguir destabilizar a equipa do FC Porto, vêm com a lição bem estudade e têm excelentes intérpetres para a executar.

Os russos são muito fortes do meio-campo para a frente, mas penso que o jogo da primeira mão também nos ensinou quais as melhores formas de os combater, é importantíssimo não cometer os grosseiros erros da primeira parte de Moscovo.

O meu onze para esta partida

Quanto ao onze a alinhar de início, já abordei várias vezes a importância fundamental de Fernando para esta partida, ele é quem melhor sabe posicionar-se naquela posição e dar a estabilidade a equipa no sector
.
Depois das últimas aparições de Guarín levantou-se uma onda de pedidos para que este assuma a titularidade da equipa, para mim é um jogador em excelente momento de forma, mas as suas características servem melhor outro tipo de jogos (como o de Moscovo pelas suas circunstâncias).
Não deixa de ser uma opção de luxo no banco que pode ser bastante útil.
Há quem arrisque dizer que Guarín pode substituir Belluschi no onze, mas não creio que isso passe sequer pela cabeça de André Villas-Boas, Belluschi faz parte do melhor lote de jogadores da equipa e é essencial para esta partida. já para não falar do facto de que são jogadores completamente diferentes e que esta substituição alteraria por completo a forma de jogar da equipa.

Outra grande questão é, ou continua a ser, James ou Varela. Parece-me que deve ser Varela a entrar de início neste jogo. As laterais defensivas do CSKA são um dos pontos mais débeis da equipa e a velocidade e explosividade de Varela podem ser determinantes para o FC Porto, tal como se viu em Moscovo, que após a sua entrada o FC Porto melhorou imenso a nível atacante. Foi através de uma das suas investidas que o FC porto também acabou por chegar ao golo.
James não deixa de ser outra opção de luxo, que também oferece coisas bem diferentes de Varela, mas penso que de início hoje deve entrar Varela.

Penso que é fulcral marcarmos primeiro, algo também muito repetido pelo nosso técnico, pois isso dar-nos-á outra tranquilidade e confiança para gerir melhor o jogo e a eliminatória.
Concentração máxima é fundamental e  união total em campo.

Gostava de ver Falcao de regresso aos golos, espero que os que poupou em Leiria, se concretizem amanhã. Mas isso está longe de ser o mais importante.


Bilhetes

Não posso deixar escapar este tema. 
André Villas-Boas pediu casa cheia para esta partida, com toda a legitimidade, não faltarão mais de 50.000 Portistas com vontade de lá estar. Só que aqui pede-se sensibilidade e bom senso ao clube.
Olhe-se em volta e tenha-se em conta a realidade.
A região Norte é das que mais está a pagar e a sofrer com a grave crise que nos assola. Desempregados, trabalhadores precários, gente em total agonia financeira.
Os sócios já têm de arcar com cotas e lugares anuais, acreditem que estes preços de bilhetes são proibitivos para muitos, há algum tempo atrás podiam não ser. Mas hoje são. As pessoas estão com sérias dificuldades.

O FC porto quer estádio cheio, a equipa merece, não seria preferível ponderar preços mais em conta e ter estádio cheio e se calhar sem grande diferença em dinheiro em caixa?

Quanto aos preços para o público em geral, já entra no domínio do obsceno e pornográfico, num jogo onde não se espera significativa presença de adeptos adversários.
40€ a 70€? Mas quem pode pagar isso?
Querem afastar de vez os apaixonados que infelizmente não são milionários?

Não podia ser este mais um jogo para tentar chamar e fidelizar mais alguns simpatizantes e adeptos?

Pensem nisso!
6
comentários

15.3.11

Sondagem encerrada: Walter é a principal desilusão da época




Houve uma reviravolta na tendência dos votantes, numa sondagem onde Rúben Micael e Cristian Rodríguez vinham a disputar taco a taco a liderança, durante grande parte do tempo.

Confesso que votei Rúben Micael, pois para mim tem sido a principal desilusão, o madeirense não tem correspondido minimamente às expectativas e face ao que fez a temporada transacta...tem sido um desastre completo.

Walter.
O FC Porto viveu um grave problema esta época, felizmente sem significativas consequências, que foi a falta de alternativas a Falcao.
Walter chegou muito tardiamente e com um grave handicap. Vinha de muito tempo sem competir e treinar no seu anterior clube e chegou com o comboio já em bom andamento. 
Custou muito dinheiro e caiu sobre si uma enorme expectativa, pois o FC Porto ficou sem uma terceira opção para o ataque, já que dedicou toda a atenção ao Kléber II que acabou por não vir.
Walter demorou muito a aparecer, quando Falcao ficou de fora da equipa André Villas-Boas andou a jogar sem ponta-de-lança pois Walter não contava, hoje em dia é também carta fora do baralho para todos os jogos.
 Mas quando foi chamado correspondeu. Ora vejamos: 18 jogos ( 7 a titular; 11 como suplente) em que fez 7 golos.
O problema de Walter parece ser de disciplina e/ou entrega ao trabalho.
Nada de novo, pois foi isso que o levou a sair num cenário pouco digno do anterior clube e foi o que mais me preocupou desde o primeiro momento que soube da sua contratação.

Cristian Rodríguez é dos jogadores mais caros do plantel, foi uma contratação financeiramente absurda, mas foi um negócio onde outras coisas falaram mais alto. Simpatizo com o jogador, pois é um raçudo que tem uma excelente ligação com os adeptos, fez uma boa primeira temporada mas agora está num ponto limite. Após ter perdido definitivamente a titularidade e entre inúmeras lesões a esperança num renascimento foi-se esvaziando por completo.

Sereno e Souza também não agradam muito e passaram muito ao lado desta temporada.
Mariano já nem faz parte das contas, pois sendo o maior de todos os patinhos feios, poucos o tiveram sequer em conta na hora de votar.

Qual a vossa opinião?
2
comentários

Micaela Morgado, modelo Portista na revista J





 
5
comentários

Leiria 0-2 FC Porto: Uma vez mais à bomba!


O jogo foi ligeiramente diferente do que esperava.
O Leiria optou por colocar 2 autocarros em campo e com a ajuda de um árbitro, que se mostrou incompetente uma vez mais, foi adiando o inevitável.
Tal como em Moscovo o jogo resolveu-se à bomba. E que bomba de Guarín!

Villas-Boas não escolheu o onze que eu aqui lancei na antevisão. 
Optou por colocar Moutinho (que por mim tinha descansado, está visivelmente estourado!) e Varela em detrimento de James (que viria a entrar depois).
Alinhou comigo na opção Guarín em vez de Fernando, vamos ver se a minha tese se confirma quinta-feira, onde Fernando é simplesmente imprescindível e Guarín infelizmente não tem lugar de início.

Fucile fez mais um grande jogo, para mal dos muitos tristes que andaram a tentar difamá-lo nos últimos tempos, algum dia eu trocava este jogador por um qualquer Sílvio? Só se andasse tudo doido. 
Chanfrado mesmo.

Hulk regressou finalmente aos golos, numa grande penalidade, só à terceira é que o árbitro decidiu marcar um penalty e já com o jogo resolvido.
Linda a dedicatória ao Japão, país que tão bem o acolheu, todos estamos solidários com eles.

Gostei de Belluschi e tenho pena que Falcao não tenha conseguido marcar, faltou sempre aquele bocadinho assim, espero que "engate" na quinta-feira!

Mais uma vitória, mais um jogo sem sofrer golos, o título cada vez mais próximo e agora sim podemos centrar todas as atenções no CSKA.

* Palavra final para a assistência: 3880. O horário e o dia não podiam ser piores.Autênticos atentados aos adeptos.
Mas todos os adeptos do Centro e Sul que tanto reclamam mais atenção marcaram uma incompreensível falta de comparência. Com o clube a disponibilizar bilhetes de 10€ e nesta fantástica temporada que a equipa está a fazer muitos não foram capazes de a acompanhar hoje. Lamento. 
Eu estive lá com muito sacrifício e não fosse a força e mobilização dos SD eu nem quero imaginar a vergonha que seria.
Pensem nisso. São muitos, mas nem eu nem o clube quer ver a força nos facebook´s, mas sim onde é realmente preciso. No estádio!


























6
comentários

14.3.11

Leiria - FC Porto, hoje às 20:15h (Sporttv 1)

O meu onze para esta partida


























Esta noite o FC Porto desloca-se a Leiria, sem grande pressão mas com uma enorme ambição, pois só a vitória interessa.
O campeonato está seguro, mas a equipa quer ganhar todas as partidas e fazer a festa o quanto antes, esta noite antevejo uma vitória tranquila.

  • Começo pelos anfitriões, a União de Leiria, que neste momento ocupa uma confortável posição na tabela (8º lugar). 
Considero esta equipa como frágil e completamente ao alcance do FC Porto, em casa tem tido uma performance terrível, pois já lá não ganham desde 4 de Dezembro do ano passado e somam 4 derrotas consecutivas nessa condição e sem conseguir marcar qualquer golo.

O Leiria deverá alinhar com: Gottardi; Hugo Gomes, Zé António, Paulo Vinícius, Patrick; Marcos Paulo, Iturra, Leandro Lima; Cacá, Pateiro, João Silva


  •  Do lado do FC Porto, passo a explicar o meu onze, onde apenas tive uma dúvida: James ou Varela.
Escolhi James, por tudo o que tem feito ultimamente, mas também porque a minha aposta para o jogo da próxima quinta-feira recai em Varela.
Com James em campo as bolas paradas ganham outro encanto e tanto na ala como na posição 10 teremos um grande executante.

No miolo parece-me claro que Moutinho tem de descansar, este parece-me um jogo perfeito para tal, um Moutinho fresco na quinta-feira será bem preciso. Sendo assim, lançava Rúben Micael no seu lugar, uma das grandes desilusões da temporada que tem de começar a recuperar terreno.
Rúben Micael também porque antevejo um FC Porto claramente dominador e sem grandes dificuldades defensivas para travar o seu oponente.

Como Guarín está em grande e não entra no meu onze para quinta-feira, aproveitava para fazer descansar Fernando, que tanto trabalho teve em Moscovo e que se repetirá quinta-feira. Com isto aproveitava o momento de Guarín e a equipa ganharia muito mais balanço ofensivo também.

De resto pouco a dizer, Álvaro e Belluschi estão fresquíssimos, Hulk também estará nas melhores condições tal como Falcao e o resto da companhia.

Este parece-me claramente o melhor onze para esta partida. A mexer só no lugar atribuído a James. De resto é uma equipa mais do que capaz de destroçar este Leiria no seu estádio.

O jogo é num dia e num horário terrível, espero e desejo que a vitória da equipa seja dedicada a todos os que se vão deslocar à cidade do Lis, que hoje se escreva mais uma bela página desta época maravilhosa.

Toda a confiança nesta equipa e apoio total a todos eles!!!
0
comentários

Fernando Soares Gomes da Silva, onde andas tu?



Com o mundo do futebol e a "sua" Liga em estado calamitoso, onde anda o presidente da Liga?

Vimo-lo aos abraços com o presidente do benfica, na tribuna da luz, no ultimo benfica-sporting para a taça da liga. Aí apareceu, não sei bem para quê, mas apareceu. De resto...

"Pela via da profissionalização, queremos levar a Liga a patamares mais elevados. Vamos abrir caminho para a Liga consolidar a profissionalização da sua gestão, com reflexos positivos no futebol português"

O primeiro presidente remunerado da Liga, que sendo conotado com o FC Porto chegou ao cargo aos abraços com o presidente do benfica, como se não soubéssemos porquê...(há gente que finge não querer saber) ... anda com a cabeça enfiada na areia. Anda escondido.

Enquanto os seus nomeados  Herculano Lima e Vítor Pereira mais os seus subordinados levam o mundo do futebol profissional à descredibilização total, enquanto o seu grande apoiante e companheiro de abraços e afectos mais os seus subordinados fazem do mundo do futebol profissional assemelhar-se com um qualquer país africano em regime ditatorial com total complacência da comunicação social e de tudo o resto...onde anda e o que faz este presidente da Liga?

É a pergunta que se impõe.

Há um clube que assumidamente "faz as coisas por outro lado" e parece controlar a Liga de fio a pavio, que não se rege pelas regras e leis de todos os outros, que é inimputável. Pode haver testemunhas, vídeos, fotos, transmissões em directo das mais recrimináveis cenas que nada lhes acontece. Mais, quem se atrever a colocar-se no caminho da verdade desse clube é castigado, vide Carlos Xistra. 

Vale tudo. Sem vergonha, sem pudor, mas com total consciência.

Quanto ao resto estamos conversados. Futebol continua sem adeptos, com a competitividade igual ou pior do que antes e seguramente muito pior a nível financeiro.

Reformas significativas, coragem, iniciativas capazes de transformar o negócio "na pas" delas. 

O principal "partner" da Liga continua a ser um dos principais sponsors de um dos candidatos à Liga, com muito dinheiro lá enterrado, nem vale a pena dizer qual é o clube nem porque ninguém fala dessa pouca vergonha. É só mais uma. 

O monopólio das transmissões televisivas é intocável, o calendário e horário das partidas continua na mão desse mesmo monopólio, quem acreditaria que seria diferente?

Ele anda desaparecido e ninguém fala nele, como se não fosse nada com o senhor, que por acaso é remunerado e prometeu que tudo isto seria diferente para melhor.

Quanto a mim resta-me dizer, bendita a hora que saiu do FC Porto, bendita!
2
comentários

13.3.11

FC Porto e Porto Canal



Foi com enorme surpresa e com um sorriso de alegria que praticamente todos os Portistas receberam a notícia de uma "parceria" entre as 2 instituições. Julgo que os pormenores/detalhes ainda não terão sido divulgados (eu pelo menos ainda não os sei), apenas divulguei aqui as notícias e comunicados que deram a conhecer esta notícia "estrondosa".

Não quis fazer juízos precipitados, mas esperar para ver o que realmente estava em causa,  muita gente se prontificou a construir "toda a história". O FC Porto já tinha canal, generalista ou não, aquilo agora como que passaria tudo pela mão do Dragão.

É muito dúbia a situação actual do canal para mim, pelo menos levantam-se muitas questões quanto ao seu futuro, o ex-candidato a presidente do slb já foi para lisboa mas mantém papel no grupo que gere a televisão.

A televisão está pejada de lampiões, mais ou menos acéfalos, em toda a linha. Dos programas "cor-de-rosa", aos de debate político, até aos desportivos são vários intervenientes lampiões com performances ao nível de qualquer dos seus comparsas na SIC,RTP,TVI ou benfica tv. Sim, mesmo em programas que nada têm a ver com desporto, vemos lampiões a fazer propaganda vermelha. Acreditem, até entre discussões sobre cuecas de José Castelo-Branco e mamas de silicone da Maya se fala de benfica, se faz propaganda ao clube deles.

Nunca me agradou ver uma televisão denominada "Porto Canal" nas mãos de um lampião doente. Nunca me agradou ver estes intervenientes que relatei atrás na mesma estação, revoltava-me, para ser mais claro.

Depois do anúncio, o resultado prático foram 2 transmissões de hóquei em patins, um FC Porto-benfica e ontem o Limianos-FC Porto para a Taça de Portugal. De resto nada mudou. Não sei o que está para além disto ou se haverá mesmo algo para além disto (transmissão de uma modalidade por semana).

O Porto Canal tem parcerias com o Boavista e o Padroense. Transmite todos os seus jogos da equipa principal em casa. Até que ponto será diferente o acordo connosco? 
É difícil perceber, por agora.

Se na primeira transmissão tínhamos um jornalista da estação a fazer de narrador, que gritava a pulmões cheios os golos do benfica, ontem tivemos outra voz.
Dizem-me que é o narrador habitual dos jogos do Varzim, para uma rádio local, escusado será dizer que só de ouvir "Varzim" sinto um enjoo. Sim esse clube que também vendeu a alma ao diabo por uns trocos, para se vergar perante o clube ditador, que pretende mais um servo que vote conforme a ordem de lisboa. 

Até agora há muita parra e pouca uva. Esperemos para ver o que aí vem.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Copyright © 2010 The Blue Factory of Dreams | Premium Blogger Templates & Photography Logos | PSD Design by Amuki