28.3.11

Domingos Paciência, que vais fazer da tua vida?



As eleições do sporting, por mais "futradas", "golpadas" e "car(v)alhadas" passam-me bem ao lado.

No meio de tudo isso há apenas uma questão que me merece alguma preocupação, que se chama Domingos Paciência, que temo que esteja prestes a cometer um suicídio desportivo.

Domingos foi um dos meus "ídolos" enquanto jogador, sempre tive uma grande simpatia e admiração por ele, mesmo que até preferisse o Kostadi9 na brilhante dupla que fizeram no FC Porto. Na altura envergava a camisola 8 nas bancadas, do Kosta e não a 9, do Domingos. Mas era um pormenor.
Os 2 eram gigantes naquela altura.

No regresso de Tenerife, Domingos esteve para ir para este clube anedótico, para onde se supõe que vá a breve trecho. Acabou por não ir, diz-se que "resgatado" em plena auto-estrada, será que agora o fará?

O trajecto de Domingos em Braga é fenomenal. Merece todos os elogios e tem a minha plena admiração.
O homem teve a imprensa contra ele, porque é "made in" FC Porto, porque o Jesus que lá esteve é que tinha os méritos todos de tudo de bom que o Braga fazia...
O homem singrou contra todas as probabilidades, em condições muito adversas, com armas abissalmente inferiores.
Segundo lugar no campeonato, no ano de todas as euforias da equipa "melhor do que a de Eusébio" treinada pelo gajo que é "melhor que o Mourinho", na última jornada!!! Com os famosos túneis e sucedâneos pelo meio.

O homem elimina Celtic, Sevilha, entra com o Braga na Champions e porta-se como gente grande.
Mesmo depois de levar uma cabazada no Emirates que poderia ter consequências irreparáveis.
Discute os oitavos que infortunadamente não atinge, com pontos normalmente suficientes para tal, chega à Liga Europa e afasta os polacos que tinham "enrabado" a Juve -por exemplo- e afastam o "ultra-temível" Liverpool.

Mesmo com o Salvador a destruir a espinha-dorsal da equipa pelo meio. Os 3 melhores jogadores dos 3 sectores foram vendidos no Inverno (Moisés-Luis Aguiar-Matheus). Não se queixa.

Sem ninguém dar por ela, está a 1 ponto da 3ª posição da Liga, depois de um começo terrível na mesma competição.

Não adianta insistir porque jamais compreenderei porque é que Salvador não lhe renovou contracto em tempo oportuno. À vista desarmada não se avistam motivos ou razões, os resultados são esmagadores, os adeptos clamam pela sua permanência.

Não sei se Domingos é que criou condições para uma ruptura em Braga, custa-me a crer, tal como me custa a crer que depois de tamanho percurso brilhante ponha em causa deitar tudo para o saco do lixo e acabar tudo isto numa tragédia desportiva.

Que é o que significa ir para o sporting.

Domingos neste momento pode escolher muitos destinos aliciantes. Com o seu notável trabalho, abriu certamente portas muito atractivas, o que custa ainda mais a entender tudo isto.

Godinho Lopes, a imprensa lisboeta, anunciaram-no claramente durante toda a campanha.
Domingos nunca o negou.
E isto para além da carreira do Domingos e do que isso significa para mim e adeptos Portistas, traz algo de muito grave para cima da mesa, o Braga está a lutar directamente com o sporting pelo 3º lugar e encontram-se na última jornada provavelmente numa verdadeira final pela posição.
Acabar em 4º significa fazer mais pré-eliminatórias na pré-época, da próxima temporada, Domingos só pode sair manchado desta situação.

Muitos Portistas gostariam de vê-lo um dia no Dragão, porque gostam dele, porque reconhecem-lhe competência.
Ele saberá que neste momento isso estará ao seu alcance. Quem é o treinador que não gostaria de chegar ao Dragão?

Mas para mim, caro Domingos, indo tu para Alvalade...nada voltará a ser o mesmo.
Para além de achar que vais destruir a carreira, vais ferir a ligação à minha "idolatração" e a grande parte dos Portistas, mas até ao momento pareces incapaz de dizer ou assumir algo como o Jorge Costa.
Que por outras palavras disse "Segunda-circular nunca!".

És livre de ires para onde quiseres, nem sei bem qual será a verdade ou o teu futuro destino, mas os dados que estão em cima da mesa são negros.

Demasiado negros para eu não deixar de estar bastante desiludido contigo, Domingos Paciência.

4 comentários:

TiagoRodrigues . comentou

Poderá cometer um erro , ou mostrar ainda mais a sua qualidade ... Veremos qual o desfecho deste namoro .
Visitem www.ptscout.blogspot.com e vejam a mais recente notícia acerca do jovem avançado zambiano Emmanuel Mayuka. Votem na sondagem que decorre sobre o melhor defesa esquerdo do mundo e tornem-se também seguidores.

Obrigado,
Tiago Rodrigues

Penta comentou

« [...] depois de um começo terrível na mesma competição.»

caríssimo,

plenamente de acordo com a análise feita.
só uma adenda - e em relação à frase que citei: o plantel do SC Braga tornou-se "curto" para ser competitivo nas duas frentes - Liga Nacional e Champions/Liga Europa.

mesmo assim, o nosso "Minguinhos" conseguiu: (1) fazer um brilharete na Champions e, agora, na Liga Europa (ao contrário daquele clube cujo nome me recuso pronunciar) e (2) recuperar o plantel para a nossa Liga, estando a um ponto do actual terceiro classificado (o qual já só se concentra na competição interna).

por último: é "curioso" constatar que as análises feitas por alguma Comunicação Social ainda associam este percurso à herança de Jorge Jesus...

saudações desportivas mas sempre pentacampeãs! ;)

Miguel (penta1975) | Tomo I

Anónimo comentou

Também me custava ver o Domingos em Alvalade, acho que seria uma enorme burrice por parte dele, ele está a alimentar a novela por isso deve ser mesmo verdade.

Que mau para ele.

The Blue Factory of Dreams comentou

Muito obrigado pela visita e pelo excelente comentário Miguel(Penta1975), tal como diz o BS, Domingos está a validar toda esta história...o que será mesmo uma grande burrice da sua parte.

Aguardemos.

Grande abraço a todos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Copyright © 2010 The Blue Factory of Dreams | Premium Blogger Templates & Photography Logos | PSD Design by Amuki