7.6.11

Plantel 2011/12 : Lado esquerdo da defesa...

Imagem do post de 30 de Janeiro de 2011

O mercado anda calmo, no que ao FC Porto diz respeito, aguarda-se que sejam efectuadas as vendas mais ou menos anunciadas...para que sejam dados a conhecer os seus substitutos.
A par disso vai-se alimentando a novela da renovação do Falcao e as habituais especulações sobre possíveis "bombas" de mercado...mas até nisso não tem havido a agitação de outros defesos...

Tendo a minha análise e opinião sobre o que estará perto de ser o plantel 2011/12, vejo uma posição sensível no plantel e que merece séria reflexão, na minha opinião.
O lado esquerdo da defesa.

Álvaro Pereira é o titular absoluto e uma das principais peças da equipa.
Mas o "palito" vai para a segunda época seguida com um calendário competitivo terrível, o ano passado teve Mundial, este ano tem Copa América...
Poucas ou nenhumas férias e demasiados jogos nas pernas, num jogador que se desgasta imenso em cada partida.
Isto tem óbvias e naturais consequências...

É uma situação que merece séria reflexão, o clube terá de fazer uma gestão cuidadosa deste activo e tão fundamental que ele é...

E o que há para além de "palito" ? Aqui está a fonte de todas as preocupações.

O ano passado, no início de temporada não estava muito preocupado, pois havia Fucile...o melhor lateral esquerdo do Mundial de futebol e jogador que tanto aprecio!
Estava era longe de pensar que Fucile seria "chutado" para canto por Villas-Boas, sendo muitas vezes a 4ª opção para a posição.

Emídio Rafael, o reforço que Villas-Boas foi pescar à sua antiga equipa, mereceu inúmeras oportunidades a que correspondeu quase sempre mal.
Tão mal que a sua escolha já parecia na altura uma espécie de obsessão do técnico...
Curiosamente o único jogo que me recordo, com um nível aceitável dele, foi no fatídico encontro que haveria de acabar com uma lesão chocante nos descontos da partida. Em Barcelos, para a Taça da Liga.

A partir daí houve uma grande onda de solidaredade e apoio para o atleta que passaria por um grave momento. Aqui também tentei dar grande força ao Emídio!
Mas há que, agora, saber separar as coisas...

E relembrar que Emídio acabou por ser uma escolha falhada.

Preocupa-me que não pressinta que haverá qualquer mexida aqui neste posto. Preocupa-me seriamente.

Porque esta temporada será muito mais difícil do que a anterior, porque "palito" poderá ter problemas físicos, porque a equipa depende muito de "palito".

E o que realmente se fala, é que o tal lateral que foi o melhor no mundial do ano passado e que tem sido pau para toda a obra, à esquerda e à direita nos últimos anos...possa ser despachado...

Para além disto há Sereno...se houver a infeliz ideia de o manter no plantel.


* Na temporada passada tivemos algumas deficiências no plantel. À cabeça, a falta do 3º ponta de lança e um concorrente digno para Fernando, que se notaram em vários pontos da temporada.

É certo que ganhamos tudo, fizemos história, está tudo tão nas nuvens que até o Sereno é craque para alguns!

Mas há sempre erros a corrigir e muita coisa onde melhorar.

O lado esquerdo da defesa é um deles.


2 comentários:

Anónimo comentou

O Álvaro estará muito mais susceptível de problemas físicos e de altos e baixos e forma na temporada.O corpo não perdoa, 2 anos sem férias deixam as suas mazelas, como nós vemos isso certamente o FC Porto já o viu há muito.
O problema será na confiança que o clube e o treinador têm em Emídio, além da vontade em gastar dinheiro, na minha leitura o Porto acabará por não ir ao mercado para esta posição.
Mas acho que também devia.

A diferença de qualidade entre Álvaro e Emídio é tanta que justifica isso. Veja-se o que se passa do lado direito, Sapunaru e Fucile apesar de diferentes, são ambos jogadores de uma enorme qualidade.

Anónimo comentou

Eu espero que o Álvaro e os outros que vão à Copa América nem se aleijem, o Belluschi foi a um amigável e já lesionou.
´É vital ter soluções muito fortes no plantel para todas as posições.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Copyright © 2010 The Blue Factory of Dreams | Premium Blogger Templates & Photography Logos | PSD Design by Amuki