15.7.11

Tudo sobre o próximo adversário: Borussia Mönchengladbach

Borussia Mönchengladbach vs FC Porto, 16 de Julho às 18:30h (Sporttv)


História do clube
  • O clube foi fundado a 1 de Agosto de 1900.
  • Em 1960 o clube ganha o seu primeiro título importante, ao derrotar o Karlsruher por 3-2, na final da Taça da alemanha.
  • A década de ouro para este clube foram os anos 70, neste período o clube conquistou 5 campeonatos da Alemanha; 2 Taças Uefa; 1 Taça da Alemanha e 1 Supertaça da Alemanha. Uma equipa de filosofia ofensiva que cativou adeptos por toda a Alemanha.
  • Nos anos 80 começou o declínio do clube, que teve de vender os melhores jogadores para manter as finanças em ordem, ao mesmo tempo já não contava com os talentosos treinadores que haviam levado o clube ao triunfo. Mesmo em fase de algum declínio o clube continuou nos anos seguintes a figurar acima do meio da classificação, tendo mesmo chegado a uma final da Taça que perdeu com o Bayern de Munique por 3-2 em 1984.
  • Nos anos 90 a equipa passou a figurar na metade inferior da classificação, conseguindo mesmo assim disputar 2 finais da Taça da Alemanha, tendo vencido a de 1994/95 por 3-0 frente ao Wolfsburgo. Foi o seu último grande troféu conquistado.
  • Em 1999 o clube desceu para a II Bundesliga, onde passaram 2 anos, no regresso à divisão maior não conseguiram sair da parte inferior da tabela. Mesmo tendo contado com Dick Advocaat e Jupp Heynckes em 2004 e 2006 respectivamente, não conseguiram inverter o rumo.
  • Nesse mesmo ano de 2006/07 a equipa voltou à II Bundesliga, voltando no ano seguinte à divisão maior.
  • No ano passado terminou na 16ª posição, assegurando a manutenção num playoff disputado com o Bochum, venceram 1-0 em casa e empataram a uma bola como visitantes.


Estádio e Adeptos



Borussia-Park Mönchengladbach

Este moderno estádio foi inaugurado em 2004, é uma importante fonte de receitas para o clube e visa também impulsionar o regresso do clube aos bons velhos tempos, tem capacidade para 54.000 espectadores.


NORDKURVE


São muitos e fiéis, apesar do insucesso desportivo, na Alemanha toda a gente vai ao estádio e qualquer clube da II divisão tem médias de assistência de fazer corar muitas Ligas principais da Europa.

A Nordkurve é onde se encontram os adeptos mais especiais e dedicados do clube.
Todos eles acreditam que o clube pode voltar ao sucesso de outrora, o novo estádio foi um grande impulso e uma bolsa de optimismo, um orgulho para toda a gente.

Existe uma grande ligação entre os adeptos do Borussia e os do Liverpool.
Criaram-se laços em finais europeias dos anos 70 e desde então a amizade perdura, com adeptos de ambos os clubes a viajar anualmente para visitar os amigos, na NordKurve é bastante frequente vermos cachecóis e camisolas do Liverpool.
Após o desastre de Hillsborough, os adeptos do Borussia doaram uma grande quantia de dinheiro, a reverter para o fundo dessa tragédia.



Borussia que vamos encontrar

A equipa orientada pelo alemão Michael Frontzeck, já vai bem mais adiantada na preparação da época do que o FC Porto, tendo já disputado 6 jogos amigáveis nesta fase.
Têm um saldo de 3 vitórias e 3 derrotas nesse conjunto de jogos, vou apenas deixar os dados das últimas 2 partidas, que serão as mais interessantes e foram disputadas nos dias 9 e 13 de Julho.


Borussia 5-2 Aberdeen

Borussia: Ter Stegen – Levels (Jantschke 45'), Stranzl (Dams 60'),
 Dante(Brouwers 60'), Daems (Wendt 60') – Neustädter (Zimmermann 60'), Marx (Korb 60'), Otsu, Rupp (Herrmann 60'), Bobadilla (Hanke 45'), De Camargo (Leckie 45')
Aberdeen: Gonzalez - Clark, Considine, Mawene, Foster – Robertson (Jack 57'), Osbourne (Wilson 45'), Magennis (Brown 85'), Fyvie (Pawlett 65') – Mackie (Vernon 65'), Paton (Low 85')

Goals: 0-1 Magennis (10'), 1-1 Rupp (19'), 2-1 Leckie (47'), 3-1 Hanke (73'), 4-1 Hanke (pen. 75'), 5-1 Leckie (79'), 5-2 Pawlett (88')



Saarbrucken 1-0 Borussia

Saarbrücken: Marina – Forkel, Eggert (Pazurek 75’), Lerandy, Gehring (Bach 60’) – Kruse, Sieger – Stiefler, Sökler – Ötzbek (Ziemer 60’), Fuchs (Wurtz 60’)

Borussia: Heimeroth – Levels, Dams, Brouwers, Wendt – Korb, Bradley (Bieler 70’) – Dowidat (Younes 70’), Herrmann – Leckie, Bobadilla


Goals: 1-0 Wurtz (65’)


Esta equipa possui um conjunto de jogadores bastante interessantes, como vai numa fase adiantada da pré-temporada será indubitavelmente um adversário forte para esta fase, o facto de defrontarem o FC Porto também os motivará imenso para a partida.



FC Porto

Será o primeiro grande teste da pré-temporada, depois de Tourizenze e Gutersloh terem encaixado 17 golos, uma equipa da I Bundesliga que está mais preparada nesta fase e que jogará em casa será sem dúvida um adversário forte para testar o FC Porto.

Será o primeiro jogo televisionado da época, o primeiro em que também Vítor Pereira testará algumas ideias e soluções num teste com algum grau de exigência.

Há alguma expectativa no ar por via de tudo isso.
 Como o FC Porto tem marcado um jogo com uma equipa menor para o dia seguinte, é provável que nesta partida joguem já os melhores jogadores e aqueles que Vitor Pereira confia mais por esta altura, face aos que tem à disposição e estão em níveis aceitáveis de preparação.

O jogo será transmitido pela Sporttv a partir das 18:30h deste Sábado.

2 comentários:

+ beira-mar comentou
Este comentário foi removido pelo autor.
+ beira-mar comentou
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Copyright © 2010 The Blue Factory of Dreams | Premium Blogger Templates & Photography Logos | PSD Design by Amuki