19.4.11

Futre, Besiktas, FC Porto - Money, money, it´s all about the money



Vamos falar de dinheiro. E de diferentes formas de o obter. Três simples e distintos casos no mundo do futebol.
Futre, Besiktas e FC Porto.



O retorno da palhaçada de Futre

Dias Ferreira, na sua eterna obsessão pela cadeira de presidente do Sporting, candidatou-se ao cargo nas últimas eleições.
Precipitou-se uma vez mais e mal preparado começou logo por aparecer com Futre como trunfo, ficarei à espera de saber se Futre foi convidado ou se ele próprio ofereceu os seus serviços ao "grande homem" como apelidou o candidato na célebre conferência de imprensa, depois de tudo isto acho que terá sido o mais provável.

Dias Ferreira praticamente perdeu todas as poucas hipóteses que já tinha ao anunciar Futre, que desapareceu durante toda a campanha, para aparecer à última hora com uns 15 minutos que lhe bastaram para o sucesso.

Que como se comprova, estava longe de ser a noite eleitoral, ele estava-se a marimbar para as eleições (que sabia que ia perder).

"Aqui tenho feito algumas coisas, a última foi para a Rexona. Já fiz publicidade para a Gillette, no Mundial estive num anúncio para uma casa de apostas, e já nem me lembro das outras marcas pelas quais dei a cara. Em Espanha é normal, fui sempre assim, tive mil polémicas com o Atlético de Madrid, que era a equipa mais polémica do mundo. As pessoas já estão habituadas. Aí já não me conheciam"
 "Mais do que o rendimento, ganhas credibilidade e isso abre--te as portas a muitos negócios"
"Trabalho mais com empresas de construção pois o imobiliário estagnou. Estou a virar-me para os países árabes, além de Angola, e há ainda o Qatar, que com o Mundial-2022 vai ser uma óptima plataforma de negócio."

 "É um livro polémico, com escândalos. Estava a ser preparado quase há dois anos. Vai ser lançado brevemente"
 "Tinha de ser criativo. Sabia que ia ser uma bomba. O país estava a chorar e consegui meter tudo a rir."

Esta palhaçada de Futre há-de ficar para a história. Todos se riem dele, mas ele que planeou tudo isto, sabe o quanto se vai rir no fim de tudo isto.

Futre tinha um livro no congelador há 2 anos, já não era cartaz e precisava de atenção e muito provavelmente de dinheiro, agora faz outro sentido ver o protagonismo que tentou ter na viagem a Viena e em outros momentos episódicos dos últimos tempos em que teve oportunidade de se mostrar.

Imagino a cara de Dias Ferreira perante tudo isto. Que enrabadela ó "grande homem", estavas tão bem a "chuchar" naquele programa anti-desportivo da SIC, agora nem um tachinho no clube há e ainda ficas com este papel secundário na novela do Futre.

Como advogado, eu iria já pedir comissões do Licor Beirão, das t-shirts, do livro, do imobiliário, dos museus, dos restaurantes ;)

É que pelo andar da carruagem não há nada que o Futre não esteja disposto a fazer, dizer, vender, para ganhar mais uns momentos de fama e uns trocos.

Como ele rentabilizou aqueles 15 minutinhos. E ainda a procissão vai no adro...Chamem-lhe burro...



Quaresma, um dos galácticos do Besiktas

O Besiktas tem milhões de adeptos e muitos deles completamente doidos pela sua equipa, como comprova o ambiente único do seu estádio, esta equipa também liderada por um milionário extravagante adoptou uma política à Real Madrid de coleccionar os seus galácticos.

Milhões e milhões de euros gastos em transferências e ordenados, chegadas apoteóticas ao aeroporto, estádio cheio para apresentação de cada jogador.

Desportivamente o clube foi despachado de uma forma muito feia da Liga Europa (8 golos em 2 jogos com o D. Kiev) e está em 5º do seu campeonato a 16 pontos da liderança.

Mas vendeu camisolas oficiais. 185.000 no último ano, 40.000 delas vendidas no próprio estádio, números impressionantes para um clube e um país futebolístico que tantas vezes é desprezado por quase todos.

As camisolas com os nomes dos craques estampados custam 75€, sem nomes e alternativos ficam por 60€, por alto diria que nunca encaixaram menos de 13 milhões de euros no último ano só em camisolas.



Os proveitos de ser campeão

Um jornal generalista decidiu fazer uma matéria em que muito tenta abordar, mas que pouco sabe dizer, quanto aos lucros que um triunfo no campeonato pode trazer.

Mas não sabendo tratar devidamente o assunto não se coíbem de atirar um número para o ar, que convém ser redondo para o leitor encaixar bem, 15 milhões. Mais ou menos porque sim.

Chega a ser anedótico ler o artigo.

Escrevem que a Champions traz muitos proveitos, grande parte dos 15 milhões atirados para o ar vem de contas de merceeiro de uma participação na Champions, mas depois ressalvam que nem é preciso ser campeão para ir à Champions. E até atestam isso confimando que o vice-campeão Braga até sacou mais dinheiro da Champions este ano do que o próprio campeão.

Depois dizem que a quotização e bilheteira melhoram. Bruxos. Números é que não são precisos...

Atiram também para o ar que o maior efeito lucrativo pode advir da transferência de jogadores, mas que é impossível saber que ímpacto terá na realidade, ...e eu a pensar que iam saber...

Merchandising melhora 1 milhão de euros? Tinha de ser um número assim redondinho também. Para não dar muito trabalho.
Não deixa de ser um valor que mostra o quanto o FC Porto está atrasado em tantas matérias como o marketing e departamento comercial, por mais uns milhares de euros que andem para cima ou para baixo desse valor gordo atirado para o artigo.

Mais uns putativos 2 milhões que podem advir de prémios estabelecidos com os patrocinadores, obviamente também não sabem números concretos, mas é sempre bom mais uma vez ter números redondos para atirar para o leitor.

Mais uns putativos milhões que irão sair dos cofres do clube, desta feita para pagar a todos os obreiros do sucesso, os respectivos prémios.
Aqui já deviam estar com muito sono e nem um número gordo ao calhas atiraram. Que chatice.

Fazer notícias em Portugal é um espectáculo.

Mas depois de tanto bater em quem não sabe fazer jornalismo, podemos tirar algumas notas interessantes para debate, relativamente ao tema.

O FC Porto tem sustentado o seu modelo de negócio basicamente no negócio de jogadores, num clube que mesmo a vender não pára de vencer, tendo um excelente e distinto departamento de futebol.
Contudo, o clube deveria saber cativar muitos mais sócios, espectadores, clientes.
O clube deveria ter um departamento de marketing condizente, um departamento comercial decente, um site oficial digno.

O clube deveria ser capaz de facturar muitos mais milhoes de merchandising, expandir de forma notória em muitos outros mercados, como Palop´s e agora o flagrante exemplo da Colômbia em que (arrisco) até um míudo de 8 anos já tinha feito muito mais para o clube tirar dividendos com a actual conjuntura.
Ainda esta semana li 2 entrevistas de 2 altas personalidades colombianas a falar do FC Porto, dos seus jogadores, do orgulho nacional, do destaque que tem no seu país.
Já vi capas inteiras de jornais colombianos com os êxitos dos compatriotas Portistas e as bandeiras colombianas no estádio do Dragão.

É claro que se calhar o responsável por saber e explorar isto, poderia andar a perder demasiado tempo a ler jornais da capital Portuguesa, quem sabe...

Há dias em que não se perdoa;)

Espero que amanhã seja o Falcao, Hulk e companhia a não perdoarem na hora da finalização.
Hoje deixo-vos estes exemplos do futebol negócio de hoje em dia.

Deixem os vossos pontos de vista!



1 comentários:

DA comentou

Boas!

Falas no mercado da Colômbia, e o que ganharia o porto com ele?

E se for dinheiro, as receitas compensariam as despesas?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Copyright © 2010 The Blue Factory of Dreams | Premium Blogger Templates & Photography Logos | PSD Design by Amuki