30.1.11

Gil Vicente 2-2 FC Porto: Uma desgraça ao cair do pano


O dia estava a correr bem, o convívio e o repasto antes do jogo foram inesquecíveis, o jogo (para as expectativas que tinha) estava a ser interessante o quanto baste...até que nos descontos Rafa se lesiona gravemente.

Em poucos segundos se percebeu que a época acabara para Rafa, todo o plantel e todo o estádio sentiram o momento com força, foi marcante ver os jogadores adversários e os seus adeptos aplaudir Rafa e este (certamente no seu pior pesadelo e pior momento da carreira) teve força para retribuir os aplausos.

Tenho sido um crítico forte do jogador Rafa, que para mim não tem demonstrado categoria para ser titular do FC Porto, hoje nada disso interessa mais. Rafa sofreu um grave infortúnio que ninguém merece, desejo sinceramente que recupere o melhor e o mais rapidamente possível, do clube e dos adeptos terá todo o apoio que merece e que estiver ao nosso alcance.

O clube vê-se assim sem as suas 2 opções principais para a posição de lateral-esquerdo, a um dia do encerramento do mercado, no meio de tanto azar pode ser que esse dia que resta...possa ajudar a remediar algo.


O Jogo

Para mim a competição em si já não tinha qualquer interesse, o apuramento era uma questão de milagres que nem sequer valia a pena sacrificar muitos riscos para esperar por eles, eu apenas fui assistir ao desempenho daqueles que poucas vezes vejo jogar.

Reservas em campo, falta de rotinas, uns jogadores mais despertos do que outros...o esperado. Do lado contrário estava uma das melhores formações do 2º escalão, a jogar com o seu onze mais forte e carregados de ambição, tratava-se de uma oportunidade de oiro para os anfitriões. Era um dia muito especial para os da casa e isso sentiu-se durante toda a partida.

Estádio com uma moldura interessante (esperava mais gente), mas com bom ambiente, gostei de ver uma claque a puxar pelos anfitriões.

Do lado do FC Porto muitos erros defensivos acumulados ao longo de toda a partida, que acabaram por nos impedir de coleccionar mais uma vitória, mesmo assim foi um jogo interessante de seguir.

A combatividade e vontade de aparecer dos gilistas fizeram com que o jogo tivesse períodos muito vivos e de grande emoção até. Aquele início de segunda parte é o exemplo perfeito disso mesmo.

2-2 é o resultado que fica para a história. Rúben Micael e Rafa marcaram os golos azuis, com assistências de Guarín, a competição acabou e ficamos sem uma opção no plantel.


 Up and Down



Rafa - Pelo golo e pela disponibilidade ofensiva que foi conseguindo dar, mas acima de tudo pela força invulgar de conseguir retribuir aplausos a quem (mesmo que por breves momentos) sentiu a dor do momento, que recupere o mais rapidamente para poder fazer o que mais gosta.


Guarín - 2 assistências e uma exibição positiva, no meio de uma equipa de reservas sem rotinas, com alguns a "dormir" pelo meio. Foi dos mais esclarecidos em campo.



André Villas-Boas - Critiquei-o pelas mesmas razões no jogo com o Beira-Mar, depois do que aconteceu ante o Nacional não fazia sentido algum arriscar colocar peças fundamentais para a equipa em campo, hoje depois de colocar um onze de reservas decidiu arriscar colocar Hulk, João Moutinho e Rafa em campo. A época acabou para Rafa, se acontecesse o mesmo a Moutinho ou a Hulk, cairia o Carmo e a Trindade...e com razão.

Reservas pouco ambiciosas - Mais uma vez vimos alguns jogadores desperdiçarem oportunidades. Walter, Cristian Rodríguez, Rúben Micael e companhia...não é assim que chegam lá! À equipa titular.




Nota final para o encerramento do mercado no dia de amanhã. Depois de tanto bater na tecla do avançado, ele ainda não chegou, há quem garanta que ele aterra amanhã...eu acho que é um erro colossal se ele não chegar.
Com a ausência de Rafa cria-se uma outra situação de alarme no plantel. Penso que se exige um raide de urgência e inteligente para colmatar a lacuna do lado esquerdo da defesa.

4 comentários:

Miguel Angelo comentou

Com a lesão de Rafa, acho mesmo que vamos que ter de ir ao mercado contratar alguem que possa actuar nos 2 flancos.Acho que a opção vai recair em Silvio(espero bem que sim..).

Quanto ao jogo em si, penso que não foi um mau jogo, concordo com a sua analise(muito boa) e penso que o Souza esta a ser uma desilusão.

Abraços

Pedro Silva comentou

Caro amigo vejo a sua critica a AVB com um pequeno sorriso…

Se o Homem aposta coloca a Melhor Equipa em campo para ganhar o Jogo é criticado por muita gente porque esta Competição a que certos chama de Taça da Liga não serve para nada e só desgasta os Jogadores e podem surgir situações terríveis como a do Rafa… Quando o AVB resolve colocar os reservas todos a jogar e não apostar nos Titulares, os Adeptos do nosso Clube começam logo a criticar o Treinador porque este é cobarde e não sabe o que é ser-se do FC Porto onde ganhar sempre faz parte do Dia a Dia do Clube…

Como vê, é muito complicado gerir esta situação… Os resultados têm mostrado que AVB é Homem certo no lugar certo e como tal devemos confiar na sua Gestão e o que aconteceu com Rafa sucede uma vez num milhão.

Uma coisa é certa: O Plantel Portista é muito curto e ainda tem muitas das malapatas físicas do anterior Treinador que abusava do físico dos Atletas que muitas vezes apresentavam uma forma física terrível. Por isto tenhamos paciência e demos graças a tudo o que AVB tem feito até aqui com tão pouca obra-prima de qualidade.

Tal como disse no “A Mística Azul e Branca”, penso que um possível regresso do emprestado Addy poderá fazer frente a este “buraco” da Defesa Portista.

Cumprimentos.

Miguel Angelo comentou

Já decorre nova votação no nosso site.Desta vez perguntamos qual é o jogador que mais o tem surpreendido esta época e contamos com o seu voto pa nos ajudar a chegar aos 250.

http://imperiofutebolistico.blogspot.com/

Obrigado e Abraços

The Blue Factory of Dreams comentou

Antes de mais, muito obrigado ao Miguel e ao The Blue One pela visita!

Miguel - Temos de ir ao mercado e só ouço falar no Sílvio. Eu penso que deveríamos optar por alguém mais direccionado para o lado esquerdo. O Sílvio seria mais uma espécie de remendo, para isso já temos o Fucile, ficaríamos com 3 laterais-direitos e nenhum esquerdo. Estranho. Vamos ver o que sucede.
Sobre o Souza já disse tudo quando abordei o caso de Castro...


The Blue One - Espero que volte mais vezes.
Fui um incondicional apoiante da saída de Jesualdo e da solução Villas-Boas.
Quem decidiu colocar reservas no jogo frente ao Nacional foi Villas-Boas, perdeu, a competição ficou aí arrumada. A partir daí seria um risco escusado colocar titulares na competição. Villas-Boas fê-lo ante o Beira-Mar e ante o Gil Vicente. A meu ver mal. Como tenho vindo sempre a dizer. Isto não coloca em causa o trabalho e os méritos do treinador.
Mas está sujeito a críticas e também cometerá os seus erros.

Se a SAD e Villas-Boas acreditassem muito em Addy penso que nem seria preciso a lesão de Rafa para ele estar cá. Acho que já tinha vindo perante a ausência de Álvaro. Vamos ver, falta um dia, hoje as capas já podem trazer novidades.


Grande Abraço!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Copyright © 2010 The Blue Factory of Dreams | Premium Blogger Templates & Photography Logos | PSD Design by Amuki