12.9.11

FC PORTO - Shakhtar Donetsk, terça-feira às 19:45h (RTP 1)



Grande jogo em perspectiva no regresso do FC Porto ao seu ambiente natural, a rainha das competições futebolísticas (Champions League), pela frente iremos encontrar uma das equipas mais fortes do leste europeu que têm uma "escolinha de samba" de grande categoria!

Sem desprimor para o Zenit, amanhã em confronto estarão também os mais sérios candidatos à vitória no grupo, apesar de ser o primeiro jogo na competição terá sempre um importante peso no decurso natural da prova.

Com o calendário que foi estabelecido, comentei-o aqui na altura e disse que foi a melhor notícia do sorteio,  penso que se o FC Porto conseguir ter sucesso neste jogo e amealhar os 6 pontos na dupla jornada com o Apoel as coisas estarão muito acessíveis e não estaremos expostos a grandes sobressaltos.
Daí a elevada importância desta partida.
Perdendo pontos, teremos de começar a correr contra o prejuízo, iremos ao difícil terreno do Zenit mais pressionados em contraponto com o Shakhtar que estaria mais confortável e diante do Apoel poderia já ganhar uma alavanca saborosa em relação a um ou aos dois adversários directos.


FC Porto

Guarda-redes: Helton e Bracali;

Defesas: Fucile, Otamendi, Maicon, Mangala e Álvaro Pereira;

Médios: Souza, Fernando, Defour, Belluschi e João Moutinho;

Avançados: Kléber, Hulk, Rodriguez, Varela, James e Djalma.


A lista de convocados para este jogo exclui Rolando e Guarín (castigados) e Sapunaru (lesionado), além das outras opções como Walter, por opção técnica.
Rolando pode ser visto como a ausência mais preocupante, visto que Maicon tem deixado muita gente desconfiada, além de que para fazer face às outras ausências há opções mais do que seguras para as suas posições. Dificilmente seriam até titulares, se disponíveis.
*Custa ver o filme repetido de irmos a jogo com um único ponta-de-lança, na Liga dos Campeões, num jogo que temos de ganhar em casa...

O onze deverá contar com o regresso de Fernando, além da inevitável dupla Otamendi-Maicon no eixo defensivo, de resto tudo como na última partida:



Shakhtar Donetsk

Do lado do Shakhtar Donetsk, o "dinossauro" Mircea Lucescu convocou 22 jogadores, sendo difícil descortinar qual será o onze.


Guarda redes:  Andriy Pyatov, Oleksandr Rybka.

Defesas: Sergiy Kryvtsov, Oleksandr Kucher, Yaroslav Rakytskyy, Razvan Rat, Vyacheslav Shevchuk, Dmytro Chygrynskyy.

Médios: Fernandinho, Willian, Olexiy Gai, Jadson, Vasyl Kobin, Henrikh Mkhitaryan, Douglas Costa, Darijo Srna, Alex Teixeira, Tomas Hubschman.

Avançados: Luiz Adriano, Eduardo, Dentinho, Evgen Seleznyov.


Muita qualidade, sobretudo do meio-campo para a frente, com um contigente de brasileiros de elevado quilate que transformam o Shaktar numa das melhores equipas a jogar na Europa.

Atente-se no percurso da equipa na última edição da competição:



Eliminados nos 4ºs pelo Barcelona, chegaram até lá com 7 vitórias e 1 derrota, venceram o grupo onde estava o Arsenal e despachou a Roma com 2 vitórias.

Encaixaram 5 no Emirates e no Camp Nou, embora sendo locais onde grande parte das equipas podem coleccionar resultados desses, são amostras de que a equipa dar-se-á mal sobre certas circunstâncias.

Mas por norma é uma equipa que marca golos com fartura, tem extrema ambição e não denota medo ou timidez, virão ao Dragão para tentar marcar golos e vencer o jogo.

Já venceram uma prova europeia e têm crescido de ano para ano, estão à porta do top-ten no ranking europeu, onde o FC Porto está presente.


Será fundamental o apoio dos Dragões presentes nas bancadas, empurrando os nossos jogadores para mais uma vitória num grande confronto europeu, adeptos ACTIVOS!
Será difícil, será vibrante, mas esta é a nossa natureza!!!

Vamos a eles, com toda a força e empenho, com toda a concentração e humildade!!!

FORÇA PORTO !!!

VENCE POR NÓS !!!!!

2 comentários:

Anónimo comentou

Jogo de tripla.

Espero que seja um espectáculo agradável, entusiasmante, a expectativa é altaa.

Uma vitória é OURO SOBRE AZUL !!!

Força Porto!

Dragus Invictus comentou

Bom dia,

O FC Porto hoje defronta um adversário complicado.

O Shakthar é uma equipa que nos últimos anos tem vindo a impor-se no futebol europeu (11ª. no ranking), tendo conquistado uma Taça Uefa em 2009, e na época passada apenas foi afastado pelo Barcelona nos quartos de final da champions.

Tem um treinador muito experiente- Lucescu, e conta no plantel com jogadores brasileiros de grande qualidade, tais como Jadson, Fernandinho e Luiz Adriano. Trata-se de uma equipa que tem conseguido manter o mesmo plantel nos últimos anos, com rotinas de jogo bem delineadas. Circulam muito bem a bola, com todas as qualidades do futebol brasileiro aliadas ao futebol típico das equipas da ex URSS.

O FC Porto é favorito. Mas nós adeptos teremos de ser pacientes, e apoiar a equipa, naqueles momentos em que o ucranianos nos colocaram a "correr atrás da bola".

Temos uma baixa de peso na defesa - Rolando, mas Otamendi está de regresso para comandar a defensiva.

Há uma incógnita no meio-campo. Irá Vítor Pereira privilegiar a presença do mais experiente e defensivo Fernando ou colocar Defour que fez um fantástico jogo diante do Setúbal?!

Eu colocaria Defour. Moutinho e o belga são dois jogadores fortes na recuperação, e no controlo de posse de bola.

Espera-se muito público no Dragão para arrancar com uma vitória na Champions. Se vencermos os 3 jogos em casa, mais um outro fora o apuramento estará garantido.

Abraço

Paulo

pronunciadodragao.blogspot.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Copyright © 2010 The Blue Factory of Dreams | Premium Blogger Templates & Photography Logos | PSD Design by Amuki