16.2.11

Sevilha - FC Porto, amanhã às 20:05h (SIC) : a antevisão


É já amanhã, precisamente às 20:05h, que arranca a tão esperada eliminatória entre o Sevilha e o FC Porto.


Para quem ainda não leu, pode seguir agora a troca de entrevistas que fiz com Juan Angel de Tena, blogger Sevillista e antigo colaborador oficial do clube Andaluz.


O Sevilha está em crise. A equipa está muito longe dos objectivos a que se propôs, muito longe da magnitude do 3º maior orçamento do futebol espanhol, ou seja o primeiro do campeonato além Barça-Real.
Isso tem um lado positivo para nós, mas perigoso por outro lado, o jogo de amanhã e uma espécie de tudo ou nada. É visto como uma espécie de tábua de salvação da tão desastrada época até ao momento.

Afastados da pré-eliminatória da Champions, muito longe dos lugares que dão acesso à Champions da próxima temporada e fora da taça do Rei, o Sevilha que ainda se foi reforçar bem no mercado de inverno vai arriscar as fichas todas nesta Liga Europa.

Obviamente a pressão será enorme do lado deles, mas quem tem um plantel de tamanha qualidade e o orgulho ferido, estará sempre em busca do famoso "grito de revolta".  Isso retira-se facilmente do espírito e discurso de jogadores e adeptos.

Jogar no Sanchez Pizjuan nunca é fácil, um ambiente quente num estádio que deverá estar cheio, de adeptos também muito esperançados num volte-face na situação desportiva.

Se o ataque Andaluz mete respeito a qualquer um, a defesa parece um mimo, já que contabiliza demasiados golos sofridos. E o Sevilha sabe bem que amanhã é deveras crucial ter uma defesa segura.


Do nosso lado as coisas melhoraram muito nos últimos dias, a vitória em Braga e o reaparecimento de Falcao e Álvaro como que arrumaram para canto quaisquer sombras de mal-estar, o grupo deu uma importante resposta e agora só pode melhorar e seguir a caminhada triunfal que tão bem começou a impor desde o começo da temporada.
Começo esse que nunca escondeu os desejos de alcançar a final de Dublin, é um dos objectivos da temporada e temos de correr atrás dele, todos juntos!

Amanhã serão cerca de 3000 Portistas a tentar empurrar a equipa para mais uma vitória, mais uma noite de glória, sem poupar a esforços.

Tenho sérias dúvidas que Falcao e Álvaro sejam titulares amanhã, pelo menos nunca os dois em conjunto, digo eu. Foram paragens demasiado prolongadas e o jogo será de intensidade máxima, talvez não seja o melhor jogo de integração possível, mas seria maravilhoso que tal fosse possível.
Falcao, que apesar do "está apto/não está" das últimas semanas, tem trabalhado há mais tempo sem limitações poderá ser uma agradável surpresa. Isso retiraria Hulk do centro e fazia crescer muito a equipa, o que por si só seria uma importante cartada, pela qual muitos suspiramos.

 No lado esquerdo da defesa, em Fucile eu confio, o quanto me satisfez ver Fucile a titular em Braga.
O pesadelo de ver Sereno a marcar Navas...chegou-me a assustar uns dias...

A equipa sabe que precisa de estar ao melhor nível possível, todos se sentirão bem melhores depois da resposta dada em Braga, o palco e pressão "europeia" por norma também faz transcender sempre os jogadores. Que querem, como todos nós, correr atrás do sonho de conquistar esta competição.

Nada de tiqui-taca na defesa, nada de passes estúpidos ó Fernando, concentração máxima é a base de tudo.

Sendo seguros na defesa, temos um meio-campo e um ataque capaz de superar o Sevilha, que nos permitirá trazer um resultado positivo para o Porto.

Esteve disponível aqui no blog uma sondagem de antevisão a esta partida, que visava entender o que os Portistas esperavam deste jogo, os resultados foram estes:













Como podemos ver a grande maioria espera um jogo muito renhido, embora haja uma maioria que pese embora todas as dificuldades que o FC Porto possa encontrar tem a certeza que sairá vencedor, quase 17% acreditam mesmo que a vitória na eliminatória é garantida já amanhã.





Estou bastante crédulo que será uma partida electrizante, uma batalha bastante intensa, onde as 2 equipas deixarão todas as forças em campo. Tenho bastante respeito pelo Sevilha, noção que estão em fase crítica, mas também que procuram inverter a situação já amanhã.
Temos de ter a frieza de olhar para este desafio como a 1ª mão de uma eliminatória, saber acelerar e travar o jogo conforme nos seja mais favorável, coisas que o FC Porto e AVB sabem fazer de forma magistral quando a equipa está 100% concentrada e disponível.
Considero o FC Porto favorito mesmo para esta partida, mas os favoritismos têm é de ser comprovados dentro de campo, aposto que o Sevilha irá tentar entrar muito forte...almejando conseguir um golo que os catapulte e leve o estádio consigo...

Concentração é a palavra chave. Vitória é o objectivo.


1 comentários:

Unknown comentou

Hoje é o grande dia.
Ontem o Barcelona deixou escapar uma vitoria praticamente certa. Espero que o Porto não cometa erros e vença de tal maneira que possa avançar e chegar ao triunfo de levantar a Taça da Euro Liga.

Um grande abraço,
André Soares
Futebol Alegria e Debate
www.andressoares.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Copyright © 2010 The Blue Factory of Dreams | Premium Blogger Templates & Photography Logos | PSD Design by Amuki