25.2.11

Liga Europa - Ponto de situação



Finalizados todos os encontros relativos aos dezasseis-avos, já temos todos os encontros definidos para os oitavos-de-final da Liga Europa, no caminho do FC Porto vai aparecer o CSKA de Moscovo.

1ªmão a 10 de Março / 2ª mão a 17 de Março


Na eliminatória que hoje findou, ficaram pelo caminho equipas como o Sevilha; Nápoles; Lille; Sporting; Besiktas e Rubin Kazan, mais alguns nomes fortes portanto.

O Besiktas foi vergado pelo D. Kiev, com 8 golos em 2 jogos, números estonteantes para aquele dream-team de galácticos à moda Turca. 

Há algumas batalhas interessantes de seguir nos oitavos-de-final, onde irão ficar mais alguns nomes fortes inevitavelmente, mas espero assistir a alguns bons jogos de futebol acima de tudo.

De referir que além das 3 equipas Portuguesas, estão 3 Holandesas e 3 Russas, as nações mais representadas nesta fase. Não pode passar despercebida a presença de 2 grandes do futebol inglês, o City e o Liverpool, que vão defrontar adversários bem incómodos.

Dados Estatísticos


Melhores marcadores

Assistências

















Agora falando da batalha que nos diz respeito, começo por dizer que o CSKA é uma equipa que merece todo o respeito, por tudo o que tem conseguido desportivamente e pelo seu poderio económico. 

Se virmos bem a equipa mantém a sua espinha dorsal de há muitos anos a esta parte, não mexeu muito desde a baliza até à frente atacante, ou melhor desde Akinfeev até Vágner Love. Ainda estão lá os manos Beretzuski, o fenómeno japonês Honda, o chileno González e na frente para além do afamado brasileiro estão o costa-marfinense Doumbia e o letal avançado checo Tomas Necid. 

A equipa continua fiel ao seu modelo de jogo, que lhes dá a vantagem de estar bem consolidado, mas que nos traz também o "consolo" de já ser bem conhecido e de já termos a experiência de o ter defrontado por mais de uma vez.
O frio, a viagem e derivados são sempre temas recorrentes nas viagens ao Leste, mas penso que cada vez menos isso possa ser utilizado como desculpa ou obstáculo intransponível. Faz acrescer as dificuldades e a preparação, mas nada a que uma equipa de elite não tenha de estar preparada, até porque na neve já fomos bem felizes ainda este ano.

Já demos boas lições em Moscovo e penso que temos tudo para ir alcançar um bom resultado lá, que passará sempre por marcar golos, mesmo que isso possa não redundar numa vitória. É importante fazer com que os Russos tenham de se expor no Dragão.

Os Russos têm fama de serem dos principais candidatos a este modelo da Liga Europa, o CSKA estreia-se no campeonato entre os jogos com o FC Porto, o primeiro jogo desta equipa moscovita para a Liga Russa é a 13 de Março (em casa com o Amkar). Uma equipa ainda em ritmo de pré-temporada portanto, algo que tem de ser colhido a nosso favor, sem grandes problemas ou subterfúgios.

É um adversário de respeito, que tem armas para lutar pela eliminatória, mas olhando para as nossas armas e ambição temos de impor o nosso favoritismo dentro das 4 linhas. Com ou sem neve.

Como podemos observar pelos dados estatísticos, Tomas Necid morde os calcanhares a Falcao na lista dos melhores marcadores e a Hulk, na lista dos mais rematadores à baliza. A equipa russa tem muitos bons executantes, jogadores bons técnica e tacticamente, que se conhecem muito bem e com experiência europeia.

É um teste difícil e exigente a este FC Porto. Como disse partimos com favoritismo, mas temos de correr muito e respeitar muito o adversário, a ausência de Álvaro Pereira é um dado a ter muito em conta. É uma ausência de peso. Pode não ser demasiado pesada se Fucile estiver a um grande nível como todos esperamos. Caso contrário pode causar sérios dilemas.

Os dados estão em cima da mesa, veremos os próximos desenvolvimentos, que permitirão fazer leituras mais claras sobre este confronto em concreto. 

Deixem a vossa opinião.

7 comentários:

dragomad comentou

...o fucile até jogava a guarda-redes,mas devia render mais como ponta de lança!!!!!

The Blue Factory of Dreams comentou

Só tem de render nas laterais defensivas, onde para mim, em boas condições é dos melhores tanto num lado como no outro.

Um lateral direito de formação, que é eleito o melhor lateral-esquerdo do Mundial, ao serviço de um Uruguai é algo que não pode ser esquecido. Isto para não falar de tudo o que já tem feito de Dragão ao peito.

Adiante...

The Blue Factory of Dreams comentou

Podem ler nesse link uma entrevista de Lino, que acabou de ser eliminado pelo CSKA, mas que aposta todas as fichas no FC Porto

http://www.maisfutebol.iol.pt/fcporto/fc-porto-lino-paok-liga-europa-cska/1235378-1304.html

The Blue Factory of Dreams comentou

Vieirinha também fala do CSKA e da próxima eliminatória do FC Porto.

http://www.ojogo.pt/27-56/artigo913896.asp

Anónimo comentou

A apontar favoritos, destacaria naturalmente Zenit, Porto, City e Liverpool, pelo poderio e/ou pela experiência.

É certo que ainda há muita competição e até se podem encontrar uns com os outros brevemente, mas dificilmente sairá um vencedor fora deste grupo.Na minha opinião, claro.

Quanto ao CSKA, compartilho da opinião do autor tal como com o Lino e o Vieirinha, somos favoritos e temos grandes hipóteses. Mas o CSKA é um adversário que merece todo o respeito e teremos de lutar e suar muito.

Não tivemos muita sorte no sorte dos dezasseis-avos nem dos oitavos, para chegar à final, também conviria ter alguma sorte daqui para a frente no sorteio.

Com o Sevilha já foi uma espécie de final antecipada, o CSKA é também outro nome fortíssimo na competição, enquanto os outros andam com Estugardas e Rangers...

Anónimo comentou

Brincando um pouco com as previsões, poderíamos ter um leque de apurados para os quartos:

benfica
City
Zenit
Porto
PSV
Leverkusen
Ajax
Liverpool

PSG/benfica; LeverKusen/Villareal; Ajax/Spartak,...são eliminatória que não sei muito bem para onde podem pender, mas fazendo de conta que são as mencionadas em cima...

As equipas que eu queria mesmo evitar são as que considero a par do Porto, favoritos ao título, o Zenit, City e Liverpool.

Os Ingleses porque nos damos normalmente mal em Inglaterra e porque eles são poderosíssimos com grandes jogadores e querem vencer a competição.

Os Russos têm uma grande equipa, experiência e também querem vencer, com legítimas aspirações.

O resto parece-me ao alcance, com mais ou menos dificuldade e era aqui que seria preciso também ter alguma sorte nos próximos sorteios.

Já que apanhamos Sevilha e CSKA, convinha aliviar um pouco agora, pelo menos nos quartos.

Via com bons olhos por exemplo uma ida à Holanda...PSV ou Ajax...soa-me bem.

6012 - Azul desde 1971- comentou

Já está na minha lista!
Felicidades para o blogue e... sempre PORTO!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Copyright © 2010 The Blue Factory of Dreams | Premium Blogger Templates & Photography Logos | PSD Design by Amuki