18.2.11

Sevilha 1-2 FC Porto: a análise



Por não ter tido acesso à internet ontem à noite, só hoje pude ver o que se andou a escrever sobre a partida e só hoje posso deixar as minhas impressões, aí vão elas...

Tenho de começar pelo início e isso implica falar na ficha de jogo, naquele papelinho onde são indicados os artistas que vão alinhar no onze e aqueles que vão sentar no banco, pois Radamel Falcao mais uma vez nem esteve num sítio nem no outro.
Vão 2 meses de mais uma grande novela FC Porto 2010/2011, em que todas as semanas está previsto o regresso de Falcao, mas que vez após vez somos obrigados a ver o FC Porto jogar sem ponta de lança. Isto porque Walter é outra novela e Kléber II é talvez a novela com mais capítulos e tudo isto contribui para que ande Hulk a fazer de 9...enfraquecendo toda a nossa frente de ataque.
Entretanto, como em todas outras novelas, o clube não faz qualquer esclarecimento. O que não se pode deixar de criticar!!! A juntar à "festa", Falcao por sua responsabilidade vai escrevendo mensagens via twitter/ site oficial/ facebook (acho que não me esqueço de nenhum) que vão lançando ainda mais a confusão...pois por ele tambem está sempre pronto antes de todos os jogos, mas depois afinal,...
O Porto ganha e tudo isto vai sendo "branqueado", mas não posso deixar de falar nisto. Aqueles que se forçam a esquecer ou ignorar isto, seriam os primeiros a fazer cair o Carmo e a Trindade, caso estas novelas fossem desenvolvidas entre derrotas...

Vamos aos 90 minutos de jogo.
Depois da má notícia inicial, o jogo ficou irremediavelmente afectado e o meu nervosismo também, mas o FC Porto começou bem a partida.
Com um Sevilha a entrar de forma demasiado nervosa, o FC Porto entrou pressionante, a jogar e a mandar no meio-campo adversário. E era neste período que podíamos e devíamos ter matado o jogo, estava ali à mercê, mas a frente de ataque não funcionava.
E eu sinceramente não consigo culpar os jogadores que a formavam.
Por muito que o Hulk não esteja no seu melhor momento, ele não é para jogar ali, ele não pode carregar às costas sozinho o peso da responsabilidade atacante. A equipa passa-lhe a bola e espera que ele finte tudo e resolva. 
Varela está longe do seu melhor, mas quando consegue arrancar e ganhar espaço, tem de parar e voltar para trás, não há ninguém dentro de área...
James em certos jogos e momentos parece demasiado verde. E é natural que assim seja, pela sua idade e pelo tempo que está na Europa, mas ele também sofre por a equipa jogar sem ponta de lança...se calhar mais do que os outros ainda pela sua "verdura". Mas é dos seus pés que sai a melhor ocasião da primeira parte e o cruzamento que dá o primeiro golo...Aquele pezinho esquerdo faz magia...

Com um excelente trabalho a meio-campo que empurrou a equipa para a frente, mas com os problemas no ataque a equipa não conseguiu resolver e entretanto o nervoso Sevilha foi saindo lá de trás e começou a ganhar terreno e confiança. Fabiano mostrou fome de golos, Kanouté e Navas iam mostrando quem eram e o FC Porto ia mostrando algumas fragilidades defensivas.
Chega o intervalo, 0-0 e a esperança que a segunda parte melhore, que o jogo e que o FC Porto sejam melhores.

Os golos chegam, o resultado é do FC Porto, mas a segunda parte foi do Sevilha. O FC Porto consegue marcar em 2 momentos em que o Sevilha carregava e mata assim a força dos andaluzes, que chegaram a falhar um golo de baliza aberta, algo pouco comum em Kanouté. Muito sofrimento, uma exibição a roçar a mediocridade, mas um grande resultado.

Para mim ficou a imagem de um mau jogo, a noção do que o FC Porto jogou mal e que podia ter feito as coisas de forma muito mais segura, a sorte também esteve do nosso lado o que se calhar não seria preciso...
Sempre respeitei muito o Sevilha em todas as intervenções que aqui fiz, nunca esperei goleadas, mas ontem ficaram bem evidentes as lacunas naquela defesa que tem um dos piores registos na história daquele clube.

Cada um faz a leitura que entende e que por norma lhe dá mais jeito, mas não me parece que se deva ocultar a má exibição da equipa e as evidentes lacunas da defesa do Sevilha que não foram melhor exploradas, caso o Sevilha materializasse melhor as ocasiões que criou...muito se criticaria também as substituições de André Villas-Boas...o Cristian Rodríguez parecia que tinha passado a semana a emborcar Big Mac´s e eu como "anti-jesualdista" já vi o Jesualdo ser crucificado pela maioria dos adeptos por bem menos.

Mas quando tudo (resultados) vai bem, não se olha para mais nada, há a tendência para se esquecer o "acessório". Depois quando cai uma derrota, parece que cai um porta-aviões, pois desata tudo a lembrar-se dos problemas em que ninguém pensava...

O resultado é bom, a eliminatória está na mão, não há jogo no fim-de-semana e por isso há tempo de sobra para preparar convenientemente a 2ª mão no Dragão.
Álvaro Pereira já deve jogar a titular, quanto a Falcao não torno a falar mais nele até que realmente apareça em campo, ou o clube se digne a explicar o sucedido convenientemente.

2 notas finais, uma para a SIC, outra para a SAD.

A SIC, que continua cada vez a enojar mais, pior do que manter a postura nos jogos do FC Porto acho que a consegue piorar a cada momento.
Aquele narrador, que para além de incompetente para a tarefa que desempenha, é anti-Portista e anti-Português assumido em cada narração... fez o quê para merecer aquele tacho? 
Não é o mesmo que andou a insultar a SIC num célebre voz-off enquanto o Jorge Baptista dizia que o Malheiro não toma banho?
Ele troca os nomes dos jogadores do FC Porto pelo dos Benfica de forma prepositada e repetida, ele torce pelas equipas estrangeiras contra o FC Porto, ele passa o tempo a desprezar e a atacar o FC Porto. O homem estava doido para gritar golos do Sevilha. Indescritível. 

Não posso deixar de criticar uma das piores imagens do dia, protagonizadas pelo presidente do FC Porto, quando este interrompe o seu passeio em torno do estádio para ir cumprimentar de forma efusiva, um acéfalo e anti-Portista primário como o Nuno Luz que tem sido o principal verme a tentar conspurcar o nome do nosso clube naquele mesmo País onde ambos se encontraram! Aquele indivíduo, que tem muitos padrinhos e ganhou fama à custa de um saco de urina, é o correspondente da Marca...para quem anda desatento...que procure artigos sobre o FC Porto naquele jornal nos últimos anos. Não gostei. 
Foi tudo filmado e a Sic fez questão de me mostrar essas imagens quase meia dúzia de vezes...

O jogo da segunda mão disputa-se às 17 horas de um dia de trabalho. Como é óbvio muitos sócios e detentores de lugar anual não poderão ir ao jogo, em Lisboa é diferente eu sei, como tal acho que se deveriam praticar preços para público em geral mais baixos daqueles que estão em prática.
O jogo e a competição são de grande cartaz, seriam naturalmente uma boa oportunidade para praticar preços elevados, mas não se pode ignorar as circunstâncias. A hora, o dia e o esvaziamento das carteiras do povo.
A equipa quer estádio cheio, precisa de apoio e poderia estar aqui uma bela oportunidade de chamar para junto de si adeptos que por norma não têm hipóteses de lá estar. Uma forma de aproximar e fidelizar mais adeptos.

40€ de preço mínimo considero um absurdo. O estádio naturalmente não irá encher, mas isto não é uma crítica implícita, será quando muito 2 formas distintas de olhar para a mesma coisa. Cada um com a sua.

1 comentários:

Juan Angel de Tena comentou

Enhorabuena Bruno.
La eliminatoria la tiene el Oporto en su bolsillo.
Sinceramente, creo que el Sevilla no fue acreedor a la derrota, mas bien todo lo contrario, pero esto es futbol.
Siempre gana el que marca mas goles...

Sobre la entrevista, decirte que ha tenido mucha aceptacion y que han sido muchas las felicitaciones para los dos.
De nuevo agradecerte el que contaras conmigo para realizarla, fue para mi todo un honor.
Un fuerte abrazo amigo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Copyright © 2010 The Blue Factory of Dreams | Premium Blogger Templates & Photography Logos | PSD Design by Amuki