18.4.11

FC Porto 3-2 Sporting : -35ºC em Alvalade

Os festejos efusivos do grande capitão, que se lesionou, com o golo do ressuscitado Walter que marcou e falou


























Estádio muito bem composto, tifo magnífico do C95 na bancada norte e um ambiente festivo, em tons de azul e branco.

Teoricamente eramos mais do que favoritos, mas como também afirmei na antevisão, existiam riscos que poderiam nivelar um pouco mais o jogo.
Começamos com Sereno e Maicon juntos na defesa, Rúben no meio-campo.

A equipa entrou a dormir em campo, o Soares Dias desde o primeiro minuto mostrou uma dualidade gritante de critérios, entre faltas e amarelos foi um critério ultra-faccioso desde o 1º minuto.
O Sporting num verdadeuro "piço" chega ao golo num lance em que Helton podia ter feito mais na minha opinião. Mesmo com a tabela dava para lá chegar...mas acontece.

Depois fomos obrigados a acordar e lá fomos nós à "remontada", Falcao, Falcao voou duas vezes e facturou 2 belíssimos golos, quando já antes havia atirado ao poste e deixado as luvas de Patrício a arder.
Falcao é o homem do jogo, é um dos melhores avançados que vi, um dos melhores avançados de sempre e que pode fazer uma história sensacional no mundo do futebol.
Infelizmente continua sem renovar e certamente com cada vez mais propostas em carteira, o que pode ter um duplo sabor amargo, a actual cláusula de Falcao é preço de saldo para um jogador de tamanho gabarito.

Depois Walter ampliou para 3-1, números magros para o que se passava até então, grande culpa disso teve Patrício que embora seja jogador que não me convence muito...hoje esteve muito bem.
Depois em mais um momento de distracção o Sporting reduz e como presentinho final, um lance banal em que Rolando tropeça e toca com a bola na mão sem qualquer intenção, serve para os calimeros chorarem baba e ranho no final do jogo e fazer o discurso que tanto gostam.

Calimeros: estão -35ºC em Alvalade - 35 pontos para o líder - E isto ainda não acabou!!!

Não há paciência para estes calimeros. Se querem falar de arbitragem falem é no critério de faltas e amarelos, na proteccção dada ao André Santos, Evaldo e companheiros. Falem do jogo da primeira volta...

Em vez de destacar o que de tão pouco positivo ainda têm e verem que  têm uma equipa de vergonha a fazer um campeonato miserável, ainda vêm com uma cantiga tão estapafúrdia.
A história da troca de bancos é o clímax.

Vi o pós-match, apenas e só e adorei a resposta de André Villas-Boas às miseráveis declarações de Couceiro e companhia.

Vamos à foto do post.
Walter e Helton. Ou melhor Helton e Walter, o capitão lesionou-se, ainda não se sabe o que pode implicar aquela mazela.
Mas o capitão festejou, como tão bem a foto ilustra, este golo do ressuscitado Walter.
 Isto tem muito significado.
Mostra o que é um balneário à Porto, a união, a comunhão.

Noutro clube qualquer Walter podia já ser um perfeito marginal dentro do próprio plantel, aqui as coisas não funcionam assim, mas Walter marcou e falou.

O golo é um lance em que demonstra uma letal velocidade de reacção. Demonstra o quão ele é eficaz. Tem um rácio de golos por minuto em campo assombroso. Mesmo com todas as contrariedades desta temporada. É formidável.

Eu não tenho qualquer dúvida do talento de Walter, quem o conhece minimamente antes dele cá chegar também não tem, a cabeça dele sempre foi o principal problema.

Mas hoje ficou finalmente esclarecida a novela Walter, pela boca do próprio, que quanto a mim podiam e deviam ter aparecido mais cedo, também na minha opinião pela voz de outra pessoa.

«Quando fiquei de fora, muita gente disse que era por causa da noite, de casas nocturnas. Mas isso não é verdade. Estava com o peso acima do ideal. O treinador disse-me: se você não chegar ao peso certo, você não joga, nem convocado é. Foi isso que aconteceu. Fiquei quase dois meses sem ser convocado. Voltei, fiquei magro e ele deu-me a oportunidade. Como me disse, se eu ficasse magro, voltaria a jogar. Ele está a cumprir a palavra dele

«Acho que adaptei-me muito rápido ao futebol europeu. Nos jogos, estava muito bem. Agora, é trabalhar da mesma forma para ele apostar em mim cada vez mais. As declarações na imprensa brasileira foram um erro meu. Nem concebo sair do F.C. Porto, um grande clube. Não digo isto por ter marcado. A minha mulher está feliz em Portugal, quer ficar aqui, e quem é que não quer ficar num grande clube da Europa como o F.C. Porto?»

O clube deixou instalar-se a ideia de que este e mais outro andavam a portar-se mal à noite, eu sei que André disse que isso era mentira, mas a verdade é que não foi esclarecedor na resposta. Não apresentou uma resposta cabal ao motivo que ninguém entendia da ausência de Walter. A suspeição ficou sempre no ar.

Há algum problema em dizer que o jogador está fora de forma ou a assimilar melhor a vertente táctica da equipa?
Não era visível aos olhos de todos que Walter estava com peso a mais?

Tudo isto não poderia ser evitado?

Espero que Walter venha a dar no FC Porto tudo aquilo que pode dar, custar-me-ia muito que este não vingasse...um dia poderão perceber porquê. Está ali um diamante que muita gente não tem noção sequer.

O clube pagou bem caro por ele...não sou o único a ter visto ali o potencial de que tanto falo.

Foi bom vê-lo de regresso e a marcar e mostrar maturidade.

* A vitoria era o essencial e foi alcançada. Agora ia custar muito ver a equipa cair num dos jogos que faltam,...é que está tão perto, um feito muito mais do que histórico.

** Não tenho prazer de ser do contra em certas questões. Mas o que sinto, digo-o. Continua a haver malta que se lembra de elogiar Serenos e Marianos.
"Eles correm muito" "devem ser bons moços no balneário" "esforçam-se", isso é tudo muito engraçado, mas isto é futebol de topo mundial. Não é o Ramaldense, sem desprimor algum pela malta de Ramalde, é preciso ter competências técnicas e tácticas que estes 2 não têm nem terão.
Vão os 2 de vela e não se fala mais no assunto. ;) Chateia-me ver estes elementos em campo...com aquela camisola.

***Sao esses e o Maicon. O míudo tem um problema qualquer. Parece estúpido por vezes, mas tão estúpido, que dá vontade de lhe dar uns cachaços valentes.
Acorda para a vida! Espero que venha a sair daí um Pepe, tanto nos chateias, que um dia terás de nos calar a todos aí com umas exibições do outro mundo.
Potencial tens tu, mete juízo nessa cabecinha, cresce!

**** Como bem disse PdC, o jogo de quarta é o que é, é difícil e não estamos obcecados. Claro que tudo  faremos para vencer, nenhuma dúvida quanto a isso, o que até é bem plausível.
Agora passar de eliminatória é outra questão.
Dois golos de desvantagem, árbitro escolhido a dedo, em jogo na luz que historicamente tem dado sempre poucos golos e diferenças mínimas nos resultados finais.


3 comentários:

Dragus Invictus comentou

Bom dia,

Ontem a nossa equipa rubricou mais uma exibição segura e com atitude vencedora, levando de vencida um Sporting muito fraquinho que só teve uma oportunidade clara de golo na cabeça de Djaló aos 37 minutos da 1ª. parte, e uma meia oportunidade por Valdés, bem anulada por Sereno (num sprint impressionante) aos 55 minutos da 2ª. parte.

Marcaram aos 10 minutos num remate frouxo de André Santos, que tabelou antes de entrar, traindo Helton.

A partir daí foi um encostar do Sporting às cordas, com várias oportunidades de golo criadas, e só não carimbamos uma goleada na 1º. parte, graças à excelente exibição de Rui Patrício.

Na segunda parte foi mais do mesmo, e o Porto só esfriou o ataque após a lesão de Helton.

Couceiro e Carlos Freitas, estragaram tudo no final do jogo, ao alegarem que o Sporting foi prejudicado, e com a ideia de trocar os bancos etc.

Não existe penalti de Rolando, o mesmo já tinha cortado a bola, não tinha nenhum jogador adversário nas imediações, a bola não ia para a baliza, apenas e simplesmente escorregou, e felizmente porque não é maneta, a bola fez-lhe volei do relvado para a mão.

Quanto ao dizer que não houve falta sobre Helton na sua lesão, têm razão. Mas não sei se o árbitro apitou por falta ou para ser prestada assistência a Helton.

Destaques para Falcao que foi o melhor em campo.
Alvaro Pereira que fez um excelente jogo.
O triângulo de meio campo esteve bem.
Rolando e Maicon um pouco trapalhões.
Sereno esteve bem sem comprometer. Varela esteve trapalhão.
Beto entrou bem.
Walter ... é um grande ponta de lança, oportuno. O staff do clube tem de continuar o trabalho psicológico para recuperar um menino analfabeto, que teve muitos problemas na sua infância e que o afectam enquanto atleta. Penso que um regresso ao Brasil por empréstimo seria um passo atrás.

Espero que a lesão de Helton não seja grave, pois é uma peça fulcral na nossa equipa.

Fantástica a coreografia no estádio, de parabéns os adeptos que fizeram uma linda festa.

Abraço e boa semana

Paulo

http://pronunciadodragao.blogspot.com

Miguel Angelo comentou

Excelente post, mais um.

Começamos mal mas conseguimos a reviravolta, com Falcão a mostrar que é dos melhores avançados de sempre do clube e dos melhores actualmente na Europa.Espero que renove...

Se não fosse o Patricio, saia goleada para os lados de Lisboa....

Em relação ao penalti, o Rolando escorregou e não tem nenhuma intenção de jogar a bola com o braço, logo não é deliberado.Nada a marcar...

Abraços amigo

Anónimo comentou

Escreveste ontem e bem, só hoje tive a percepção do que os sportinguistas serão mesmo calimeros para toda a vida, após ver a reacção das suas massas no pós-jogo.

É que são de um ridículo atroz. Esta gente toda quer fazer dos outros burros, dementes, cegos.
eles criam um jogo à sua feição, como se o real não tivesse existido, está tudo doido.

Já não bastava os lampiões e agora vem o 4º classificado, que vai ficar a 40 pontos do primeiro, fazer estas figuras.

Como assumiste aqui, presumo que não estejas a ver puto do que se escreve nos jornais ou nas tv´s tugas, mas não é preciso ver para saber.

uma coisa digo, não se fala do incêndio na Dragon Force Lisboa, não se fala do escândalo do castigo do jesus...nada!

E os maus,vilões somos nós. Esta gente não devia ir toda em conjunto para um manicómio porque era um desperdício de recursos, que tal um curral para todos eles...o alentejo é grande.

abraço

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Copyright © 2010 The Blue Factory of Dreams | Premium Blogger Templates & Photography Logos | PSD Design by Amuki