22.7.11

Rio Ave 1-3 FC Porto - Notas de Vila do Conde



FC PORTO: Bracali; Sapunaru, Rolando, Otamendi e Fucile; Fernando, João Moutinho e Ruben Micael; Djalma, Kléber e Varela.

Substituições: Bracali por Beto (46m), Fernando por Souza (46m), Rolando por Sereno (60m), Otamendi por Maincon (60m), Fucile por Addy (60m), Moutinho por Bellushi (60m), Ruben Micael por Castro (60m), Varela por Christian (60m) e Kléber por Walter (60m), Djalma por Kelvin (68m), Sapunaru por David (75m).
Treinador: Vítor Pereira

Ao intervalo: 1-2
Golos: Kléber (7m e 59m), João Moutinho (12m), João Tomás (35m) (GP).
Disciplina: Cartão amarelo para Addy (76m).


Fui a Vila do Conde, levar com uma hora e meia de nortada violenta e fria, mas disso já estava à espera.
Tinha esperanças era de ver algo interessante em campo, assim foi, vi coisas muito interessantes em campo e espero que sejam tomadas opções sensatas nos próximos dias.

- Que saudades de ver o FC Porto jogar. E promete...isto se continuar a evoluir bem... promete ser um ano de bom futebol!

- Moutinho, jogador de classe mundial, apareceu de braçadeira em campo. Capitão! Algo absolutamente impensável há um ano atrás. Não se sabe se está de saída ou não. Se há jogadores que merecem um salário "estratosférico", um contrato "vitalício", é Moutinho. Se o problema e ambição dele for dinheiro, ofereçam o que puderem, ele eleva a equipa para um patamar muito, muito ALTO! Golo de canto directo...Uau...dá para tudo! Até me fez lembrar Deco.

- Kléber é matador. Óptima opção para o ataque!

- Fucile devia ser inegociável, ofereçam mais algum € ao homem, que um jogador desta categoria que faz as 2 laterais com um nível de excelência não se arranjam em qualquer esquina. O problema dele são os "vipes", os amúos, controle-se isso e temos aqui um jogador de classe mundial que nos custou um saco de tremoços e um sumol!

- Fernando é para despachar o quanto antes. Ainda não sei o que anda cá a fazer! Fartou-se de fazer borradas no fim da época passada em campo, culminou a mesma com uma exigência pública de saída do clube, agora volta no mesmo registo. É nocivo para a equipa tê-lo em campo, é uma potencial "maçã podre" no plantel. O "minino" não quer estar aqui, deixem-no ir, arranje-se outro.

- Alas, eu se fosse a Varela e Djalma preocupava-me, é que a concorrência mesmo dos "mininos" acabados de chegar ao plantel é fortíssima. Kelvin e Atsu não enganam, estão ali grandes diamantes por lapidar, o novo Messi ainda nem chegou. E há ainda um Cristian Rodríguez que não foi vendido e deu-me um óptimo sinal quando jogou na Copa América. Não sei o que pensa e o que vai decidir Vítor Pereira, mas é preciso pensar se será boa opção emprestar desde já Kelvin e Atsu, que se poderão "perder" numa equipita da treta qualquer em vez de trabalhar bem e em regime controlado.

- Hulk não jogou e percebemos logo o porquê. Testar a equipa sem o super-herói! Há mais 2 jogos de preparação ainda, fez bem Vítor Pereira, muito bem!!!

- Entre Rúben Micael e Castro, 3000x Castro! 4000x...

- Não percebo porque Beto continua no plantel e a jogar...sai ou não sai? Se não sai, não faz sentido ter vindo Bracalli..., se vai sair...quem devia jogar é quem cá vai ficar.

- O tempo passa, a apresentação é Domingo, Agosto está aí ao virar da esquina e excluindo a extravagante ida ao centro comercial de Santos...não se passa nada. Não sai ninguém, ninguém é vendido, não chegam substitutos...
Era muito lindo se ficasse assim como está, mas todos sabemos que há que entrar dinheiro, que há gente que vai mesmo sair...
Quanto antes isso devia estar fechado, não está, o mercado dita as regras e os vendedores "comem e calam". Infelizmente. O freguês manda!

Domingo há mais bola! Peñarol, no Dragão!




4 comentários:

Dragus Invictus comentou

Bom dia

Ontem tivemos oportunidade de ver o FC Porto actuar diante do adversário mais valoroso, desta pré-época até então.

O Rio Ave tem uma excelente equipa, bem orientada, reforçou-se bem, manteve as pedras basilares da época passada, e este ano estou seguro que farão um campeonato tranquilo. Tudo isto valoriza a nossa exibição diante da equipa vilacondense.

A forma de jogar em relação à época passada, mantém-se quase inalterável, até porque o desenho táctico não mudou, e o plantel mantém-se.
O cunho pessoal de Vítor Pereira nota-se sobretudo em duas faces do jogo do FC Porto: Defesa mais subida e pressão mais alta e por outro lado temos uma atitude mais activa na recuperação de bola.

Os extremos têm mais liberdade para deambular para zonas interiores, com os laterais a entrar nas costas, provocando desequilíbrios nas defesas contarias.

Gostei da atitude pressionante da equipa, e da resposta física que a equipa já dá nesta fase da pré-época. Conseguimos acelerar o jogo quando necessário, e controlar o jogo com posse de bola quando o adversário tenta reagir. Para conseguir jogar assim é necessário boa preparação física e mental. Capacidade de controlo, domínio e pressão são a chave para o sucesso no futebol moderno.

Quanto aos jogadores que transitam da época passada todos tiveram exibições positivas, com destaque para Moutinho, que cada vez mais é um senhor jogador.
Um patrão no meio-campo, inteligente a jogar, o nosso maestro dá o compasso ao futebol da equipa, e é peça fundamental nos princípios de controlo e domínio do jogo.
Fez mais uma exibição de alto nível.
Walter pela negativa, tarda a impor-se. Parece que tudo lhe corre mal. Escorrega, bate contra adversários, muito lento e por vezes trapalhão, infelizmente para ele, provavelmente será um dos dispensados do plantel.

Quanto aos jogadores contratados novos neste plantel, o destaque vai sem dúvida para Kléber pelos dois golos que marcou, pelas suas movimentações na área, pelo seu faro de golo, excelente a jogar de costas para a baliza e no jogo aéreo, penso que esta época temos uma boa alternativa a Falcão.
Djalma foi outro dos jogadores em maior destaque. Foi o mais rematador, e a par de Varela foi o maior desequilibrador. Falta-lhe aprimorar a finalização.
Castro tem lugar de caras neste plantel. É um miúdo que mesmo em jogos a feijões dá o litro, e em termos de atitude e abnegação está na linha de jogadores míticos que actuaram no FC Porto.
Addy vai ser dispensado, não denoto evolução alguma neste jovem.
Kelvin é um jogador dotado tecnicamente, mas ontem não deu para ver muito do seu potencial. Face às muitas alternativas no plantel, fica a dúvida da permanência no plantel.
David e Christian são dois jovens de grande valor que não tendo lugar no plantel, há que colocá-los num clube onde possam actuar com regularidade e evoluir. A Académica de Pedro Emanuel seria o clube ideal.
Por último Bracali. Este excelente guarda-redes que se afirmou no futebol português ainda sente demasiado o peso da camisola, o que o leva a cometer hesitações e erros, como aconteceu ontem. Não se pode fazer um passe a um colega àquela distância e ainda por cima com adversários à ilharga. Com o decorrer da época Bracali vai acabar por se afirmar como uma excelente contratação.

Último destaque para a boa presença de portistas em Vila do Conde, e para o fair-play que imperou entre as equipas.

Abraço

Paulo

pronunciadodragao.blogspot.com

Moura Bessa comentou

Concordo com praticamente o que foi escrito, só tenho uma coisa a dizer:
Sei que foi um jogo a feijões mas, há um ano atrás quando o Moutinho foi contratado, fiquei imediatamente com a certeza de que mais cedo ou mais tarde chegaria o dia em que entraria em campo com a braçadeira de capitão. Por favor dêem-lhe o dinheiro que for preciso, dêem-lhe a braçadeira, mas este Senhor precisa de um contracto vitalício.

Cumprimentos azuis e brancos de Sesimbra!

Penta comentou

caríssimo,

penso que o Hulk não terá jogado porque valores mais altos (literalmente) assim o impuseram ;)

«este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!

saudações desportivas mas sempre pentacampeãs! ;)

Miguel | administrador do (agora) Tomo II

Sakana comentou
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Copyright © 2010 The Blue Factory of Dreams | Premium Blogger Templates & Photography Logos | PSD Design by Amuki