Em vez de uma Benfica TV azul e branca, um canal generalista inspirado pelo dragão foi a decisão tomada pelo FC Porto para o alargamento da sua plataforma comunicacional, num gesto que Pinto da Costa considera ainda um contributo para "reanimar este Norte, que está moribundo por vontade dos sulistas" (ler declarações à parte). O contrato foi assinado na última quarta-feira, entre os dragões e a proprietária espanhola MEDIApro, prevendo a possibilidade de envolvimento na gestão do Porto Canal ou mesmo, numa etapa futura, a participação no capital da estação televisiva. Pelo menos até essa altura, o negócio não implicará um grande esforço financeiro para os portistas.
Num comunicado pouco revelador, o FC Porto estabelece como objectivos do projecto reforçar a expressão pública e promover a marca e promete mais novidades "aquando da fase de concretização das intenções acordadas", o que deverá suceder, sabemos, durante o defeso da época desportiva. Do outro lado da mesa, o Porto Canal congratula-se com a possibilidade de "assumir uma dimensão reforçada no panorama televisivo português". Em conversa com O JOGO, mas muito circunscrita, o director-geral Juan Figueroa limitou-se a elogiar a dimensão do FC Porto, cujo interesse entende como confirmação do "bom trabalho desenvolvido" desde 29 de Setembro de 2006, dia em que se iniciaram as emissões.
Presente nas grelhas digitais da ZON, Clix e MEO, o Porto Canal tem, naturalmente, um âmbito regional, muito centrado nos concelhos do Grande Porto e sustentado pelas autarquias, empresas e universidades locais, em particular a pública. Esse enraizamento acabou por encaixar bem nos estudos que os dragões fizeram a respeito da criação de um canal televisivo próprio, hipótese essa que a análise aos dados recolhidos desaconselhou, por concluir que uma versão azul e branca da Benfica TV não ajudaria à implementação do conceito pretendido, ao contrário de um canal genérico, de programação tradicional e alma azul e branca.
Outra característica essencial, e que será mais verosímil numa empreitada assim, é o pressuposto de que não haja custos para o FC Porto. Se for o clube a gerir a estação, as despesas terão de ser cobertas pelas receitas. O negócio, de resto, não implicará dispêndios, pelo menos nas etapas iniciais. Passará a implicar quando, e se, a entrada no capital for concretizada.
"Tudo o que havia para dizer está expresso sucintamente no nosso comunicado, apenas poderei acrescentar que, como em todos os projectos do nosso clube, vamos privilegiar a qualidade"
"Este é o primeiro passo de uma acção que serve para beneficiar o nosso clube e reanimar este Norte que está moribundo por vontade dos sulistas e de alguns nortenhos com os olhos postos na capital".
Charles Biétry |
Opinião do ex-presidente do PSG e ex-director do Canal Plus
Outras reacções:
Renato Sampaio
PS (Porto)
"Dado que o Porto Canal é um canal regional e o FC Porto um símbolo nacional da nossa região, vejo essa aquisição de forma bastante positiva
Marco António
PSD (Porto)
"O Porto Canal tem vindo a afirmar-se e analiso essa associação Porto Canal-FC Porto como uma boa jogada do senhor Pinto da Costa
Valentim Loureiro
autarca
"Pode ser uma associação entre duas entidades da cidade que se apoiam mutuamente para combater a extorsão permanente vinda da capital
Paulo Morais
professor
"É mais pluralista, ao contrário do canal do Benfica, que é só para fanáticos. Ter o Porto Canal é mais inteligente do que ter uma televisão própria
Manuel Serrão
empresário
"Se a entrada do FC Porto na estrutura do Porto Canal for para lhe dar qualidade e representar a cidade e a região Norte, aplaudo a ideia
Germano Silva
jornalista
e escritor
"Há que saber qual a estratégia do FC Porto, se vai ser sócio minoritário ou maioritário. Se vai ou não influenciar o Porto Canal
Camilo Lourenço
jornalista
"Resta saber se o FC Porto quer fazer do Porto Canal um canal de futebol, à semelhança de outros clubes europeus
Pedro Marques Lopes
comentador
"Associado a um canal de TV, o FC Porto poderá divulgar as suas actividades ao mesmo nível que outros grandes clubes europeus já o fazem"
Jorge Araújo
ceo da team work
in ojogo
*Ainda estou atordoado com a "boa nova";)
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