21.3.11

FC Porto 3-1 Académica



Estádio cheio, equipa sem qualquer pressão, todos os condimentos para uma bela partida e condizente vitória.

Comecemos pelo onze inicial.

Beto? Já aqui me pronunciei quanto às alterações de guarda-redes, a propósito daquela "banhada" do keeper polaco ante o Nacional, guarda-redes só se alteram quando não há outro remédio. O que não era o caso.
É típico muitos treinadores oferecerem uns minutos aos keepers suplentes após a conquista matemática do título, para estes também se sentirem campeões, isto foi um dos sinais que pode ter contribuído para aquela entrada em campo. Muitos pareciam pensar que era um jogo de treino, de festa, o que não era o caso.
Não gostei.

Moutinho e Fernando no banco. Previsível e aceitável. O problema da primeira parte não se deveu principalmente pelas suas ausências, como alguns querem fazer crer, mas sim pelo espírito e atitude daqueles que entraram em campo , aqui parece-me ter muito mais influência a entrada de Beto em jogo e no que isso possa ter reflectido nos restantes.

Uma primeira parte fraca, medonha, incompreensível e injustificável. Mais uma vez se ofereceram 45 minutos ao adversário, um golo e até um penalty, que o árbitro não assinalou. Asneiras a mais. E isto não é a primeira vez que sucede, é bom que não se faça por esquecer e se tente resolver estas entradas em jogo.
Há sempre onde melhorar!!!

Quanto à Académica, bem organizada, tentou aproveitar bem este estado de coisas e conseguiu mesmo materializar essas investidas com um golo de Addy. O jogador emprestado pelos Portistas, festejou como um desalmado, não é proibido mas não cai bem.
Esta semana ninguém vai falar do problema dos jogadores emprestados...

Os conimbricenses bem se tentaram agarrar ao penalty não assinalado, eles tal como os anti-portistas da praça, é que não se lembraram ou lembrarão de condenar o jogo assassino dos seus jogadores. Pelo menos 2 vermelhos ficaram por mostrar. Entradas assassinas de Addy e de um gordo Luiz Nunes ou qualquer coisa parecida, que mereciam uma noite na cadeia do estádio, amarelo para estas entradas é brincar com o desporto. Integridade física de Belluschi e Fucile completamente colocadas em causa.
Não vi ninguém condenar isto até ao momento.
André Villas-Boas devia referir isto também nas conferências!  

E na segunda parte tudo mudou. De repente, os sonolentos jogadores acordaram para a vida, de repente o FC Porto impôs um ritmo elevado em campo e agressividade. E instantaneamente se constatou as diferenças entre as equipas, a Académica morreu, o FC Porto mostrou que era uma questão de tempo a a reviravolta no marcador.

Guarín. Outra vez Guarín. Desta feita de pé esquerdo, foi ele a marcar o primeiro, foi ele a dar o grito de mudança.
Depois Maicon, a canto marcado por Hulk (milagre), numa bela cabeçada.
Por fim Varela, outro belo golo, a fechar o resultado.

Mas houve um festival de golos falhados. Podiam ter 5,6,7 mas a eficácia esteve longe de ser boa face às oportunidades criadas. Falcao continua a mostrar que falta sempre um "bocadinho assim" para chegar ao golo, ainda não foi ontem que inverteu este ciclo de ineficácia.

Hulk fez mais um jogo em que não agradou. Parecia estar com a cabeça noutro sítio. Acorda rapaz!

Fucile voltou a fazer um grande jogo. Mais um belo pontapé no traseiro daqueles tristes que bem tentaram fazer mais uma campanha nojenta para "matar" um jogador do Futebol Clube do Porto.

Também não compreendo porque é que Mariano entra em campo.
Mais um pequeno, mas péssimo sinal, também não gostei. Para isso que entre um júnior.
Rúben Micael mostra a cada aparição que tem de sair do plantel na próxima temporada.

Tudo acabou em bem, mas nem tudo correu bem. Valem os 3 pontos, título mais perto, objectivo principal conseguido.


Sobre a festa na Luz, era bonito (especialmente para nós adeptos), mas não é o mais importante. E tenho plena consciência que tudo há-de ser feito para tal não suceder.
O benfica tentará fazer o jogo da época, o árbitro e restante equipa serão escolhidos a dedo e com carta branca na mão, o ambiente será de palhaçada e impunidade total para os vermelhos.
Tenho total consciência disso e por isso não entro em obsessões por tal.
Depois, poucos dias depois disputa-se um encontro crucial para a Liga Europa, temos de ter consciência disso e isso é de facto mais importante!
O campeonato está ganho e tanto faz ser ganho na Luz, em Portimão ou no Dragão.
O jogo da Liga Europa tem de ser ganho na quinta-feira seguinte. É importante saber gerir e controlar isto.

Agora há pausa para selecções. Tempo, aqui no blogue, para abordar temas que têm ficado em banho-maria.
Espero que ninguém se lesione lá nos compromissos das suas pátrias.

Entre hoje e amanhã, assim que possa, irei fazer a prometida análise ao Spartak Moscovo.

2 comentários:

Dragus Invictus comentou

Bom dia,

É inadmissível a entrada em jogo do FC Porto.

Tudo bem que vimos de uma jornada europeia, havia que gerir esforço, mas entrar numa atitude passiva, lenta e sem pressing, à espera que a nossa superioridade fizesse com que o golo aparecesse, é totalmente errada.

Os primeiros 35 minutos, sem tirar mérito à Académica, foram complicados muito por culpa nossa.
A Académica muito bem posicionada, num rápido contra-ataque chegou ao golo, e ainda bem ... pois só assim a nossa equipa acordou para o jogo, e ainda nos últimos 10 minutos da primeira parte poderíamos ter empatado.

A segunda parte foi totalmente diferente. Um FC Porto a jogar rápido, acutilante, e as oportunidades a surgir em catadupa.
Após a entrada de Moutinho, a equipa ficou mais pressionante e com naturalidade marcamos 3 golos, poderíamos ter marcado mais, mas também seria injusto para uma Académica que se bateu bem no Dragão.

Melhor em campo Guarin, que está a fazer uma época fantástica.
Fernando muito bem nas suas tarefas, mas a partir do momento que precisávamos virar o jogo foi bem substituído por Moutinho, que mais uma vez se mostra uma peça determinante no esquema de Villas-Boas. João Moutinho é fantástico, equilibra a equipa... tácticamente é perfeito.
Fucile esteve muito bem a atacar e a defender, fazendo o melhor jogo da época.
Belluschi muito bem nas transições e nas ruturas.
Varela fantástico a desequilibrar pela ala.
Falcao, Hulk e Alvaro Pereira estiveram menos bem.

O árbitro teve alguns erros. Duvida no lance da intencionalidade ou não de Rolando em jogar a bola com a mão. É um lance difícil de avaliar, pois Rolando parece-me ter exclusiva intenção de cabecear a bola e esta ressalta ao braço.
Duvida também num suposto penalti por marcar sobre Hulk na primeira parte, embora seja discutível se o jogador da Académica começa ou não a puxar a camisola fora da área.
Amarelo ridículo a Maicon, nas barbas do fiscal de linha, que ainda se achava com razão.
Luiz Nunes teve entrada violenta sobre Belluschi que deveria ter sido sancionada com cartão vermelho.

Espero que a Académica consiga a manutenção, e que consiga alcançar a final da Taça de Portugal. É uma equipa que pratica um futebol positivo, e não fosse a saída de Jorge Costa, estaria nesta altura já a salvo da descida.

Fantástico o apoio dos mais de 46 mil que ontem se deslocaram ao estádio e tiveram a paciência, para levar com 35 minutos enfadonhos, e que puxaram pela equipa para mais uma vitória rumo ao 25º. título.

Falta-nos uma vitória para sermos campeões. Se for na Luz terá um sabor especial, e o título será comemorado do relvado até ao fim do túnel!

Abraço e boa semana

Paulo

http://pronunciadodragao.blogspot.com/

BS comentou

Também me surpreendeu, muito pela negativa, aquela primeira parte. E aquilo não foi pelas substituições como se viu na mudança para a segunda parte, aquilo foi um problema de atitude clara e disso não gosto, nem devia ser admissível.
Mas depois lá acordaram e só não deram uma cabazada porque fomos algo ineficazes na hora de finalizar.

Estamos todos de parabéns e vamos tentar, cada um com as suas possibilidades, apoiar a equipa em todas as frentes em que ainda está nesta recta final.

Estou a pensar mais na eliminatória com o Spartak do que o jogo na Luz. Imagino que AVB também, pois sabe separar o essencial do acessório, por mais que ele e eu também gostassemos de ser campeõs na Luz.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Copyright © 2010 The Blue Factory of Dreams | Premium Blogger Templates & Photography Logos | PSD Design by Amuki