18.1.11

O apaixonado Sérgio Pinto e o mercado de Braga...
















Começo por uma declaração apaixonada de um emigrante luso. Porque é bonito e cada vez mais raro de se vislumbrar hoje em dia, Sérgio Pinto, para ler e absorver:

..Tinha apenas 12 anos e o bichinho do futebol na entranhas, um título e uma paixão: «Fiquei com os meus avós, porque não queria ir embora sem ser campeão pelo FC Porto.» 
Foi-o pelos infantis e partiu ao encontro dos pais...
E não pensa regressar a Portugal? «Se tivesse uma proposta do FC Porto, ia já, a correr. Mas sinto-me bem, onde sou feliz, onde o meu trabalho é apreciado e onde sou respeitado»...

Sérgio Pinto é quase um ilustre desconhecido para a maioria dos Portugueses, mas é um Portista que a pulso conquistou o seu espaço num dos melhores campeonatos europeus, conquistando o respeito e admiração dos alemães e fazendo um trajecto digno de registo. Tem 30 anos e porventura não voltará a vestir a camisola do FC Porto, aquela com que foi campeão pelos infantis, porventura alguém se deve lembrar mais dos Sérgios Pintos antes de pensar em Prediger´s e tal...


O que se passa em Braga?

A Champions foi à vida, naturalmente, mas sobrou a Liga Europa e o desejo de uma subida na Liga (para não falar no desejo da Taça da Liga). Teoricamente ainda havia muito para jogar e lutar esta temporada. Mas de uma assentada, um clube que tem tido alguma turbulência e acusado o peso da Champions, vê afastada praticamente toda a espinha dorsal da equipa. O consagrado guardião brasileiro Felipe foi o primeiro a partir ainda em Dezembro, seguiram-se Matheus (o melhor avançado da equipa), Luis Aguiar (um dos melhores médios ofensivos da Liga) e agora Moises que vai assinar esta semana por um clube do Quatar (considerado por muitos o Xerife de Braga, um líder da defesa bracarense). De repente o Braga terá perdido em todos os sectores, os melhores praticantes que tinha, o que fará Domingos perante isto?

Salvador tem um apetite voraz por vender e fazer sempre bons negócios, mas e o projecto desportivo que tanto ambiciona, esfumou-se com a participação na Champions? O dinheiro que recebeu compensa tantas e tão importantes perdas?
Domingos está a por-se a jeito de ficar numa posição tão desconfortável, que se não sai pelos próprios pés, não tardará muito a ser empurrado. A somar à turbulência já vivida, à perda da espinha dorsal, juntam-se casos de indisciplina. Entretanto a "crítica" continua a exigir o possível e o impossível a Domingos sem olhar às contingências.

Será que com a saída de Moisés o Sereno interessará a Salvador? Nem que seja para "ferir" os queridos inimigos. Afinal parece ter sido por isso que veio para o Dragão e sempre tinha um duplo uso. Giro, giro era se quisessem também o Emídio Rafael, isso é que era. De borla é que não pode ser, porque a imagem de Santa Casa da Misericórdia de Braga, deve sediar-se lá e não no Porto. Quando o FC Porto quiser outro jogador do Braga ele custará 6 ou 8 milhões para nós e metade disso já incluído num pacote com mais 2 ou 3 ao amigo de empreitadas lá de baixo? Veremos.

Vem isto a propósito de almoços e convivências na tribuna que levantam sempre muitas teorias. De uma coisa eu falo, não gosto nada dos negócios que têm sido feitos com Braga, nem da amizade de Salvador com o empreiteiro lá de baixo. Pode ser Portista, estar a fazer um trabalho que admiro e respeito em Braga, mas há pontos em que tem que se separar águas...

*Quanto ao Domingos, ou está muito ao corrente da "política" e bem protegido internamente, ou o melhor será sair enquanto é tempo...

**O FC Porto precisa de se reforçar, como tenho insistido, mas não vejo em Braga nada que nos interesse no imediato. Por aí seria só fazer mais argoladas como a do Orlando Sá, que ainda me custa a digerir,..

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Copyright © 2010 The Blue Factory of Dreams | Premium Blogger Templates & Photography Logos | PSD Design by Amuki