18.1.11

Dados obscenos (não aconselhável a pessoas sensíveis)



































* milhões de euros/ano

Este é o ranking dos salários dos futebolistas/"pop stars"/ícones da imoralidade, como lhes preferirem chamar. Isto é completamente obsceno, imoral e insustentável. Eu só trouxe para aqui a malta que ganha acima de 5 milhões/ano, a lista da  Sport Foot Magazine extende-se até ao pobrezinho Heinze (Marselha) que aufere 4,5 milhões e está no 50º lugar. Podem conferir aqui.

A lei da selva que impera no mundo do futebol, com os agentes que o lideram e gerem, trouxeram-nos a isto. Isto não é novo, não aconteceu nem foi descoberto ontem, mas cada vez que me deparo com a crueldade dos números fico cada vez mais indignado.

Não há quem ponha travão a isto, não se vislumbra nenhuma revolução, entretanto os clubes estão completamente falidos e a malta que sua arduamente para ganhar salários ridículos (ou apenas medianos) e que tem o coração a bater por um clube de futebol...vai perdendo o hábito de ir à bola. Porque esta agora é para quem tem bolsos mais cheios, para quem vai comer pipocas e exige mordomias de 1ª classe, quem alapa o rabo bem acomodadinho e chama a polícia se alguém começar aos saltos a apoiar a equipa à sua frente.

Não vou misturar tantas indignações num post. Fiquemos pelos ordenados. Os números chocantes quase que dispensam qualquer tipo de comentário ou análise.

Há que aplaudir a gestão de carreira de um Yaya Touré que ganha tanto quanto um Messi que acaba de ganhar a sua segunda bola de ouro. Ou de um Adebayor, que apesar de suplente e de ter a mísera perfomance na Premier League de 2 jogos como titular(+6 como suplente utilizado) e 1 golo de penalty nessa competição, aufere 8,4 milhões de euros. Mais do que o titular e superior Tevez, da mesma equipa, equipa essa bem representada na lista e um exemplo paradigmático da obscenidade, insustentabilidade e imoralidade do futebol actual.
Há também nessa lista pelo menos um caso de alguém que  aufere uns módicos 6 milhões e nem "calça"...

É isto que querem? Até quando? O que sentem quando estes artolas, representados nesta lista fazem ameaças de greve e ultimatos para que os prémios de representar as selecções nacionais, sejam livres de impostos...?

** Aquela equipa da Andaluzia que vamos defrontar na Liga Europa tem o Kanouté a ganhar 6 milhões/ano...

1 comentários:

Unknown comentou

Olá caro amigo,
Sem dúvida é uma lista um tanto alta. Mesmo achando que esses jogadores da lista são craques de bola, creio que os valores são sul reais para o mercado mundial. Não entendo como um clube paga tanto para um jogador.
De toda forma isso é show business

Um grande abraço,
André Soares
Futebol Alegria e Debate
www.andressoares.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Copyright © 2010 The Blue Factory of Dreams | Premium Blogger Templates & Photography Logos | PSD Design by Amuki